Se você pensa que HIV e AIDS tem remédio, "tem sim", entretanto "é para o resto de sua vida".

“JANELA IMUNOLÓGICA DO HIV/AIDS - OS TESTES / EFICÁCIA / RESULTADOS”

(Postagem atualizada em 25/01/2014) 


JANELA IMUNOLÓGICA 

É o termo que designa o intervalo entre a infecção pelo vírus HIV e a detecção de anticorpos anti-HIV no sangue, através de exames laboratoriais específicos. Estes anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV, o que indica nos exames a confirmação da infecção pelo vírus.

Se um teste de detecção de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há possibilidade de um resultado falso-negativo, caso a pessoa esteja infectada pelo vírus. Portanto, se o teste for feito no período da janela imunológica e o resultado for negativo, é necessário realizar um novo teste, dentro de dois meses.

Neste período (janela) ocorre a soroconversão, se a pessoa estiver realmente infectada. É importante nesse período (janela) que a pessoa não passe por nenhuma outra situação de risco, pois se estiver realmente infectada, já poderá transmitir o vírus para outras pessoas. E esta nova situação de risco ocorrida no período da janela acarretará um resultado errôneo no teste, portanto é imprescindível (obrigatório) que a pessoa não se exponha novamente durante a janela.

TESTE DE 3ª GERAÇÃO 

Diferentes autoridades dão estimativas ligeiramente diferentes para a duração do período de janela entre a exposição e a capacidade dos testes de terceira geração para detectar a infecção:

 Entre três semanas (21 dias) e seis semanas (42 dias).
 Entre duas (14 dias) e oito semanas (56 dias), com uma média de 25 dias.
 20-25 dias.
 22 dias.
 Um mês ( 30 dias).

PRECISÃO 

 A Health Protection Agency avaliou 16 testes de terceira geração. Descobriu que todos, exceto um, tinham uma sensibilidade de 100% , em outras palavras, “todas as pessoas testadas foram corretamente diagnosticadas”. Um teste deixou de identificar o HIV numa única amostra positiva (de 533 testados). Essa amostra foi do subtipo “O - RAROS”, e este teste foi considerado para ter uma sensibilidade de 99,8%. Todos os 16 testes tinham uma sensibilidade de 99,8% ou mais, em outras palavras, “se 1.000 pessoas foram testadas, 998 foram diagnosticadas corretamente.

TESTE DE 4ª GERAÇÃO 

A adição de testes para o antígeno “P 24” reduz pela metade o período de janela, em comparação com testes de terceira geração. Diferentes autoridades dão estimativas ligeiramente diferente para a duração do período de janela entre a exposição e a capacidade dos testes de quarta geração para detectar a infecção:

 11 dias.
 14 dias.
 16 dias.
 Cerca de duas semanas e meia (18 dias).
 Três a quatro semanas (28 dias).
 Entre 24 e 26 dias.
 Um mês (30dias).

PRECISÃO 

A Health Protection Agency avaliou 10 testes de quarta geração. Descobriu que todos, exceto um, tinham uma sensibilidade de 100%, em outras palavras, “todas as pessoas testadas foram corretamente diagnosticadas”. Um teste (Abbott Murex HIV Ag / Ab combinação) deixou de identificar uma única amostra (de 508 testados). Essa amostra foi do HIV-2, e este teste foi considerado para ter uma sensibilidade de 99,8%. A avaliação da OMS de 05 testes descobriu que cada um tinha uma sensibilidade de 100%. A avaliação francesa de 12 testes descobriu que nove tiveram uma sensibilidade de 100%. Dois testes deixaram de identificar uma única amostra (de 669 testados), e foram julgados ter uma sensibilidade de 99,8%. Estes testes foram o Duo Vidas e Enzygnost HIV Integral.

TESTE RÁPIDO DE 4ª GERAÇÃO

Clique aqui e leia: Primeiro teste rápido de quarta geração para a detecção simultânea do antígeno p24 do HIV-1, bem como dos anticorpos do HIV-1 e HIV-2 em soro, plasma e sangue venoso, ou com amostras de sangue na ponta de dedo, já está disponível nos Estados Unidos. "O teste produz resultados em 20 minutos e tem uma precisão superior a 99%.

TESTES RÁPIDOS (CONVENCIONAIS) 

Com uma exceção, todos os testes rápidos atualmente disponíveis verificam somente os anticorpos, o que significa que os seus períodos de janela são pelo menos tão longos como os de terceira geração de testes (Conforme descrito acima, isto é estimado entre três e seis semanas (21/42 dias). No entanto, quando testados com amostras de sangue de pessoas durante a “soroconversão”, os testes rápidos tenderam a detectar a infecção, alguns dias depois que os testes convencionais de terceira geração. Além disso os testes de comparação entre diferentes testes rápidos, muitas vezes mostram uma ampla gama de desempenho. No entanto, o potencial de um teste rápido para detectar infecção recente, foi substancialmente alterado pela introdução, em 2009, da primeira combinação de teste rápido para detecção de anticorpos e antígeno p24 (Determine HIV-1/2 Ag/Ac Combo). Este período de janela é semelhante ao de testes convencionais de quarta geração.

PRECISÃO 

Os testes de comparação entre diferentes testes rápidos muitas vezes mostram uma ampla gama de desempenho em alguns testes, que estão sendo muito menos sensíveis e específicos do que outros. Os testes rápidos que utilizam líquido oral (saliva) ao invés de sangue, podem estar sujeitos a maior variação de amostragem, que influenciam a sensibilidade do teste.

TESTE - HIV/RNA (PCR): 

Diferentes autoridades dão estimativas ligeiramente diferentes para a duração do período de janela entre a exposição e a capacidade de testes para detectar a infecção:

 Nove dias.
 Nove a 14 dias.
 Doze dias.

RNA do HIV é o primeiro marcador de infecção que aparece após a infecção (aproximadamente cinco dias antes do antígeno p24), e assim estes ensaios podem ser capazes de detectar a infecção primária antes de um teste de quarta geração.

PRECISÃO 

Embora estes testes tenham sido utilizados para o diagnóstico da infecção primária pelo HIV, eles não são projetados ou aprovados pelas autoridades reguladoras para essa finalidade. Resultados falso-positivos são razoavelmente comuns. Um nível baixo nível de RNA do HIV (menos de 5.000 cópias / ml) pode ser um resultado falso-positivo, porque os níveis de RNA durante a infecção primária, normalmente, seria extremamente alta (acima de 100.000 cópias / ml).

TESTE ORAL (SALIVA)

O teste que utiliza a saliva para diagnosticar a contaminação pelo HIV, é tão preciso como os testes convencionais que utilizam amostras de sangue, confirmam recentes estudos canadenses divulgados em janeiro/2012) e realizados pelo Instituto de Pesquisa da Universidade McGill, Centro de Saúde (RI-MUHC ) e McGill University.  Os estudos mostraram que o teste de saliva é  99%  preciso para detectar o HIV em populações de alto risco, e cerca de 97%  em populações de baixo risco.

TESTES CONFIRMATÓRIOS – RESUMO

 A confiabilidade dos resultados dos testes de HIV é reforçada POR UMA SEQUÊNCIA DE TESTES CONFIRMATÓRIOS.

 Todas as amostras com RESULTADO REAGENTE (POSITIVO) ou com resultados que são difíceis de interpretar são RE-TESTADOS VÁRIAS VEZES.

 As amostras com resultados NEGATIVOS não são rotineiramente testadas novamente.

Na prática laboratorial, NINGUÉM DEVE RECEBER UM DIAGNÓSTICO HIV-POSITIVO sem os seguintes passos, QUE SÃO SEMPRE TOMADOS:

1- Um teste dá resultado positivo.

2- O teste é repetido, e ainda tem resultado positivo.

3- Um kit de teste diferente é utilizado e também dá resultado positivo com a mesma amostra.

4- Uma outra amostra é testada e também dá resultado positivo.

5- Qualquer discrepância entre os resultados dos testes, ou quaisquer resultados indeterminados, serão investigados, outros testes efetuados até que seja confirmado e não apresentem mais nenhuma divergência.

RESULTADO INDETERMINADO 

Algumas vezes (RARAS) pode ocorrer resultado indeterminado (inconclusivo, ambíguo ou de difícil interpretação). Provavelmente o kit de teste mostra uma fraca reação positiva, que pode ser causada pela presença de anticorpos desconhecidos; pela contaminação (reação) cruzada com amostra de outra pessoa; pela falha ou outro erro técnico, e ainda por causas biológicas. Também pode ocorrer resultado indeterminado em pessoas após a infecção recente (dentro da janela), porque a sua resposta imune (criação de anticorpos) ainda está em desenvolvimento. Se um resultado indeterminado não é reproduzido em outros testes, é quase certo que simplesmente houve um resultado falso-positivo. No entanto, se mais de um tipo de teste dá um resultado indeterminado, será necessário a realização de novas testagens utilizando-se diversos tipos (de testes). Se o resultado continua sendo difícil de interpretar, uma nova amostra de sangue deve ser coletada, após cerca de duas semanas, para que seja possível se chegar a um diagnóstico sem divergências, correto e definitivo.

"Clique aqui e leia na íntegra as informações atualizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil em 2013/2014 a respeito do DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV, JANELA IMUNOLÓCICA, GERAÇÃO E EFICÁCIA DOS TESTES, esses últimos estão disponíveis a partir da PÁGINA 20"

"Todas as respostas possíveis de ser dadas por um LEIGO já foram postadas neste espaço de comentários, portanto, EU COMO LEIGO, não tenho mais nada a acrescentar. Lembrando ainda, que essas respostas NÃO podem ser consideradas corretas porque APENAS MÉDICOS(AS) E CIENTISTAS tem conhecimento real e obrigação de responder com convicção e corretamente sobre este assunto e saúde no geral. Portanto, mais uma vez peço à você que MARQUE UMA CONSULTA COM UM(A) MÉDICO ESPECIALISTA para acabar com todas as suas dúvidas correta e definitivamente".

1.471 comentários:

1 – 200 de 1471   Recentes›   Mais recentes»
Adm- Lucas disse...

Texto um poko grande....

Alexandre disse...

LUCAS, obrigado pela sua visita. Este texto tem a medida exata das informações que precisam ser esclarecidas. E lendo-as todas com atenção, pode-se tirar as dúvidas sobre este assunto, que aflige milhões de pessoas em todo o mundo.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

oi alexandre,espero que me possa ajudar..gostava de ter a sua opiniao ,ate porke ja nao vou com o que constam os sites d hiv..tive uma relaçao de risco e tive gripe na semana seguinte,fiz analises com 1mes e meio e depois com 2meses os resultados sao estes sSEROLOGIA/VIROLOGIA : ag. hbs (metodo eclia)negativo HBS (METODO ECLIA) VALOR 10 anti hiv 1e2 negativo(metodo eclia) ANTI HAV,iGg valor 15 /anti-hav,igm 0.40 ou seja os resultados k constam sao todos negativos e o+recente k fiz com 85 dias : ag. HBs (metodo eclia) negativo. Ac. hbs(metodo eclia) «10 depois,anti hiv 1/2 negativo

imonoresologia VDRL negativo

agora me pergunto,sera necessario a realizaçao de novo teste ou posso dar como encerrado o assunto?eu procurei um medico e ele diz que mesmo que eu tenha sintomas n pode ser hiv..eu acredito que com a data dos exames mencionada seria o sufeciente para descartar..o que axa paulo? mt obrigado abraço. carlos

tenho uma ultima questao..troquei uns beijos,nao de lingua com uma garota a 2dias atras..ambos tinhamos lavado os dentes antes. .ela contou me que estava com um tipo d sangramento mas pouco na boca.a unica parte que me preocupa é que ela me chupou o labio da boca de baixo.mas foi miuto rapido.. no dia seguinte á noite ela me disse que estava com o pulso um pouco acelarado.e no segundo dia disse que estava com vontade de vomitar cara,terei passado algo para ela ou ela para mim?2dias axo mt precoce..e sera que posso confiar nos negativos dos meus exames?eu nao sei se é da quarta geraçao os testes que fiz. .preciso muito da sua ajuda..muito obrigado.ficarei a espera..tenho medo de ter pegado algo para ela . .me diga que isto nao é possivel ..

Alexandre disse...

Anônimo...independente da geração dos seus testes, está comprovado "PELOS TESTES", que são altamente confiáveis e precisos, que VOCÊ NÃO CONTRAIU HIV, inclusive A JANELA IMUNOLÓGICA que você respeitou são SUFICIENTES para todas as gerações. Como o seu MÉDICO disse, se você apresenta alguns sintomas, estes podem estar sendo causados por várias razões, inclusive pelo seu estado emocional/psicológico, mas não pelo hiv QUE VOCÊ NÃO TEM, conforme repito...TODOS OS SEUS TESTES.
Quanto ao episódio com a garota, essa preocupação EXAGERADA E A SUA INSISTÊNCIA em não acreditar nos resultados dos testes (NEGATIVOS), é que criam essas digamos 'paranóias'. Esqueça o HIV QUE VOCÊ NÃO TEM E NUNCA MAIS ESQUEÇA DA CAMISINHA.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Prezado Alexandre, parabéns pelo site e pelas informações. Realmente, a janela é o período de angústia daqueles que passam por algum evento de risco. Peço sua opinião sobre um fato: fiz o teste anti hiv (com pesquisa do antígeno p24) sete semanas (49 dias) após o episódio de risco, resultado não reagente (graças a Deus). Será já seguro este resultado? Alguns falam em janela de 90 dias... Agradeço desde já!
João Carlos.

Alexandre disse...

João Carlos, Acredito que o resultado do seu teste, desde que você não tenha se exposto durante a 'janela', é confiável e comprova que você não tem hiv, pois os testes atuais feitos com uma janela de 49 dias, já dão a certeza do diagnóstico ( vide postagem ). Perceba que onde você lê sobre '90 dias', sempre é citado que estes 90 dias são para casos 'raros', tão raros que nem são citados na literatura do hiv. Caso você queira fazer novo teste para seguir esta 'margem de segurança', digamos assim. Faça-o que certamente ( se você não teve nenhuma exposição durante a janela )o resultado se repetirá, ou seja, NÃO REAGENTE - NEGATIVO.
Obrigado pela visita e pelas palavras e um abraço.

OBS.: LEMBRE-SE QUE A PALAVRA DOS(AS) MÉDICOS(AS) SÃO AS UNICAS, MAIS IMPORTANTES E QUE DEVEMOS CONFIAR PLENAMENTE. CONSULTE-SE COM UM(A), TIRE SUAS DÚVIDAS E NÃO SE INFLUENCIE PELO QUE LÊ NA NET. AQUI TEMOS APENAS INFORMAÇÕES E NÃO DIAGNÓSTICOS. E LEMBRE-SE TAMBÉM QUE OS TESTES É QUE DÃO A PALAVRA FINAL, CONFIE NELES.

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre, agradeço muito. Não, não tive mais nenhum contato durante este período. O que me deixou "encucado" foi o aparecimento de um pequeno gânglio no pesço nesta semana... Que horror este nervosismo... Espero, mesmo, que 49 sejam suficientes. Li que a pesquisa pelo antígeno p24 reduz a janela. É claro que vou fazer com 90 dias, mas já queria ter bons motivos para deixar de pensar nisso. Se tiver algum outro esclarecimento, agradeço novamente!
Abraços, João Carlos.

Alexandre disse...

João, então fique sossegado que o seu novo teste também seguirá a mesma linha dos demais, NEGATIVO. Sugiro que você retome a sua vida normal e se afaste do assunto HIV na net e na vida real, pois é exatamente ai que as pessoas se deixam influenciar por...ouvi dizer...falaram isso...mas se...O QUE IMPORTA SÃO OS TESTES E SEUS RESULTADOS, o restante não tem base alguma e é só especulação. Eu tenho hiv a mais de 13 anos e nunca senti sintoma algum antes de fazer o teste, e isso foi feito 14 anos atrás...já pensou se eu não confiasse no teste?
Vá viver e esqueça o hiv.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre, gostaria que vc desse sua opinião a respeito de uma fato que ocorrera comgo. Tive uma relação de risco no dia 16 de janeiro. No dia 26 de fevereiro fiz o teste HIV 1 e 2 Pesquisa de Antígeno e Anticorpos. O resultado foi negativo. Este teste é de 4º geração...então vc acha que 40 dias são suficientes em relação a janela imunológica para este tipo de teste?
Obrigado
Leandro

Alexandre disse...

Leandro, vamos ler juntos...
TESTE DE 4ª GERAÇÃO : A adição de testes para o antígeno reduz pela metade o período de janela, em comparação com testes de terceira geração. Diferentes autoridades dão estimativas ligeiramente diferente para a duração do período de janela entre a exposição e a capacidade dos testes de quarta geração para detectar a infecção : 11 dias, 14 dias, 16 dias, cerca de duas semanas e meia (18 dias), Três a quatro semanas (28 dias), Entre 24,5 e 26 dias após a exposição e Um mês (30dias).

PERCEBA LEANDRO QUE NÃO SOU EU QUEM, QUEM AFIRMA... É A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, AIDSMAP, MINISTÉRIO DA SAÚDE, LABORATÓRIOS, FABRICANTES DOS TESTES, CIÊNCIA E MEDICINA!!!

Portanto de acôrdo com quem é especialista no assunto e com a tecnologia atual, você não foi infectado. Assim como disse ao outro amigo, se você somente se sentirá totalmente convencido após 90 dias, faça novo teste que o mesmo certamente repetirá o resultado (NEGATIVO).
Obrigado pela visita, um abraço.

Alexandre

Alexandre disse...

Leandro, só complementando...EU CONFIO TOTALMENTE NA CIÊNCIA E NA MEDICINA!

Abraços.

Anônimo disse...

Olá tive um contato de risco em fevereiro de 2009, após alguns dias tive febre e mal estar, depois de cinco meses fiz um teste num CTA pelo método Elisa, não sei qual geração, e deu negativo. Tive uma virose agora há uns quinze dias fiquei assustado e fiz um teste rápido essa semana, mais de um ano do contato de risco, e deu negativo. Agora estou aguardando a sorologia pelo método Elisa 1, 2 e 3. Devo ficar preocupado? Meu hemograma deu uma leve anemia e minha garganta está inflamada meu médico me tranquilizou dizendo que pode ser psicológico. Mas essa janela imunológica não pode variar muito de pessoa pra pessoa?
Obrigado pela atenção e parabéns pela iniciativa do blog!

Alexandre disse...

Anônimo, com um teste após 05 meses você pode ficar tranquilo que hiv você não tem, pois OS TESTES COMPROVAM ISSO. Viroses, garganta inflamada, gripes, etc., TODOS nós temos e isso independe de ser soro+ ou não. Se estes sintomas persistirem, consulte-se novamente com um(a) médico(a) para que o mesmo faça um diagnóstico e tratamento, se for o caso.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre, essa janela deixa a gente louco mesmo, tive um risco aonde apenas rolou sexo oral com preservativo, mais ai fiquei encucado pois foram dois homens que me chuparam cada um eu troquei a camisinha....mais ai fiz um teste semana passada com 69 dias apos e deu não reagente, posso ficar relaxado?

Alexandre disse...

Olá, releia sua frase..."tive um risco aonde apenas rolou sexo oral com preservativo"...independente da quantidade de parceiros(as) FOI USADO CAMISINHA, portanto não houve risco. Você está se torturando a toa e sem motivos, vá viver sua vida, esqueça o HIV, E SEMPRE USE CAMISINHA!!!
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Valeu Alexandre, muitos 10 o seu blog, como disse minha prima que alem de enfermeira trabalha no mesmo laboratorio de analise e disse que se fosse pra ser ja teria dado e ela disse igual a vc um teste com 30 dias ja é pra dar não importa a situação.

abraços e muitos anos de vida pra vc......

Anônimo disse...

ola alexandre gostava de saber se depois de uma relaçao de risco,ter um estado gripal um pouco estranho,e quatro meses depois do suposto risco ter uma sensaçao de queimaçao forte nas pernas..poderá ser causado pelo hiv?eu ainda tenho andado assim..voce sente isto?eu ja ando assim a uns dias..estive fazendo peskisas e sao poucas doenças k causam isto..lembro lhe que eu escrevi em cima k fiz um teste com 85 dias..alem d eu ainda apresentar mtas dores musculares nas pernas e no braço direito..e mtas vezes sinto fadiga muscular..ainda tenho a possibilidade de estar infectado por hiv..voce sente isto..?obrigado+uma vez..

Anônimo disse...

Álexandre obrigado pelo esclarecimento. Só fico com um pouco de receio porque apesar dos testes terem dado negativo, minha garganta inflamada já dura uns seis meses. Vou a um otorrino essa semana, mas to assutado tb porque minha taxa de leucócitos tá bem perto do minimo considerado normal,4.500/mm3. Que tipo de infecção eu poderia estar tendo? Será psicológico..

Alexandre disse...

Anônimo 1...esqueça de uma vez o hiv, O TESTE COM 85 DIAS É DEFINITIVO. Vou ser bem direto com você, EU TENHO HIV E VOCÊ NÃO, porém TODOS NÓS podemos ter gripes e outros problemas de saúde e para sabermos se estamos com algum problema de saúde existem os(as) médicos(as) e os exames/testes.
Repetindo...do HIV você está livre, então procure um(a) médico(a)para saber se existe algo errado na sua saúde em geral.
Abraços,

Alexandre

Alexandre disse...

Anônimo 2...quando você estiver na consulta com seu otorrino, leve suas dúvidas e essas perguntas ao mesmo, desse modo você terá a palavra pessoal de um médico, o que lhe deixará tranquilo de uma vez. Inclusive lembre-se que para um médico diagnosticar uma doença, ele tem de examiná-lo pessoalmente e realizar exames para saber se existe uma infecção e que tipo, pois somente desa forma o mesmo poderá prescrever o tratamento coreto, ISSO SE EXISTIR ALGO.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

ALexandre, gostaria de saber depois da minha situação de risco apos 2 semanas tive esses sintomas como febre garganta inflamada, inguas no pescoço, tudo, mais como eu estava na Praia Grnade no final do ano sabe como é la né, fiz dois teste um ha 48 dias e outro a 71 dias apos e os dois foram negativos feitos com elisa quarta geração, posso ficar tranquilo?

Abraxxx

Alexandre disse...

Anônimo 3...Se você fez os testes em CTA OU LABORATÓRIO, SE VOCÊ NÃO TEVE DURANTE A JANELA NENHUM OUTRO COMPORTAMENTO DE RISCO, o resultado é confiavel.
Abraços.

ALexandre.

Anônimo disse...

Obrigado Alexandre, foram feitos no laboratorio Lavoisier de Osasco/SP. É que amanha e meu aniversario e queria comemorar tranquilamente, e colocar uma pedra no assunto. Pois sou separado e tenho uma filha pra criar sozinho.

Obrigado e Abraxxx

Anônimo disse...

oi alexandre o meu medico me passou uns exames para fazer.se chama anticorpos para cmv igg+igm isto se positivo tem a ver com hiv..?á parte ele me passou tambem o anti hiv 1e2..obrigado.ficaria grato se me pudesse responder

Fabão disse...

Oi Alexandre,

Acho que não cheguei a ter um comportamento de risco, usei camisinha normalmente, porém durante os beijos a moça mordeu meu lábio e machucou, senti gosto de sangue e fiquei meio preocupado, contudo tres semanas depois tive febre e dor de garganta sem pûs. Fiz o teste de quarta geração 28 dias após o contato com ela e deu não reagente, você acha que há algum risco, e se houve o tempo foi suficiente?

Alexandre disse...

Anônimo 3...este 1º exame é para
pesquisar anticorpos contra o 'citomegalovírus' e o outro vc sabe que é para o HIV, portanto aguarde os resultados e quando for buscá-los converse a respeito com seu médico, ele é a pessoa indicada para tirar todas as suas dúvidas, ok?
Um abraço,

Alexandre

Alexandre disse...

Fabão...vou lhe responder como se fosse 'eu' na situação......eu não me preocuparia e nem sequer faria o teste e se o tivesse feito como você fez, estaria mais tranquilo ainda, até porque nem houve risco.
Essa é a minha opinião ( de leigo ) e você tem todo o direito de seguir a sua consciência e ter a sua.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Oi eu estive numa situação de risco no dia 14/12/09 estava no hospital e me furei numa agulha que estava em lixo hospitalar exposto sangrou um poquinho logo em seguida lavei o com soro fiz uma notificação e o medico disse que o risco de eu ter pego algo era muito baixo e falou pra eu fazer o exame depois de 3 meses mais eu estava muito anciosa e quase não dormia por isso fiz o teste com 71 dias apos a exposição o resultado foi o seguinte NÃO-REAGENTE 0,21 O teste foi anti HIV 1e2 porem pessoas me fala que tenho que fazer de novo com 6 meses com esse resultado posso fica tranquila ?

Alexandre disse...

Anonima...Como o médico disse, seu risco foi baixo e com uma probabilidade de infecção PELO HIV mais teórica que prática, até porque 'se' a agulha estivesse contaminada pelo HIV e dependendo do tempo que estava no lixo e ainda junto de várias 'coisas', o vírus já estaria inativo e na verdade é muito mais fácil 'pegar' uma hepatite dessa maneira, que hiv, porém é também um RISCO TEÓRICO. Se o seu teste foi de 3º ou 4º geração o resultado é confiável, já essas 'pessoas' que falam em 6 meses quem são? Médicos, cientistas? Não dê atenção a tudo que le e ouve, prefira sempre uma palavra especializada de um(a) médico(a) competente ok?
Um abraço.

Alexandre

Anônimo disse...

O medico disse pra eu fazer só pra confirmar e disse que eu tinha que ter esperado 3 meses e não 71 dias , porem um amigo meu que é biólogo me disse que 50 dias já da pra saber se uma pessoa é soro+ que 71 dias é suficiente por isso fiquei na duvida se esse resultado poderia ser falso-+ Eu tenho muita fé em Deus e sei que não tenho nada ! E eu não sei de que geração é o teste isso influencia muito no resultado ? Obrigada por responder

Alexandre disse...

Anônima...Como o próprio médico disse, seria para 'confirmar' e por uma questão de 'margem de segurança'. Porém como o biólogo diz e eu como leigo concordo, seu teste é confiável, até pelo risco mínimo. Se você fez o teste em um CTA OU MESMO NUM LABORATÓRIO CONFIÁVEL, os testes utilizados são de 4º geração e raramente são utilizados os de 3º, mas ambos já dão um resultado confiável no período que você fez. Aconselho que você verifique se não houve possibilidade de contrair hepatite e caso você fique mais tranquila, após 90 dias faça novo teste(HIV), que certamente o resultado se repetirá NEGATIVO.
Um abraço e obrigado pela confiança.

Alexandre.

Cocoon disse...

Olá Alexandre.
Estou em Portugal e agradeço teres reunido e exposto com tanta clareza toda a informação que nós tentamos procurar em imensos sites diferentes quando temos uam dúvida (encontrando muitas opiniões diferentes, dando origem a diferentes interpretações).

Gostaria que se puderes tenets esclarecer-me a seguinte dúvida: um teste de 4ª geração apresenta grande diferença de fiabilidade no resultado se for feito às 2 ou 3 semanas no lugar das 4 semanas (estando consciente de que é um teste provisório que tem de ser confirmado entre as 6 e as 8 semanas). A questão prende-se, obviamente, com tentar diminuir alguma ansiedade com a qual estou lidando neste momento.

Muito obrigado!

Mário

Alexandre disse...

Olá Mario...Obrigado pela suas palavras e pela confiança. Tenho procurado reunir as informações baseadas sempre em sites/órgãos/médicos/cientistas, confiáveis, incluindo o médico que me acompanha a mais de 12 anos.
A meu ver o grande problema é que a maioria das pessoas, assustadas pela possibilidade do hiv, o que é totalmente compreensível, acabam entrando em todos os sites, incluindo aqueles que estão desatualizados, fóruns, etc., e ai nascem as dúvidas, pois nos locais 'sérios e atualizados' as informações, se forem lidas e 'interpretadas' corretamente não deixam dúvidas e são claras.
Quanto ao teste de 4º geração, vamos resumir: Entre 11 até 30 dias
considera-se o teste confiável e seu resultado definitivo para o HIV, portanto se uma pessoa teve um risco 'comprovado' e fizer este teste 'respeitando a janela, não se expondo novamente, não fazendo parte de pessoas usuárias de drogas, nem sendo portadora de doença grave e que utilizam medicações que podem interferir no resultado', o resultado positivo ou negativo 'raramente' será alterado. E para que esta pessoa acredite que não foi infectada, aconselha-se fazer o teste com as janelas de 60 ou 90 dias, é o que tenho chamado aqui de 'margem de segurança', até em virtude do psicológico que é influenciado por informações de todo tipo, sendo muitas delas sem base alguma. Eu perguntaria a você : Com um teste de 30 dias você ficaria convencido do resultado?
'EU' ficaria, mas cada um de nós tem sua maneira de pensar e conceitos, e devemos também levar em consideração o 'risco', que muitas vezes nem houve, mas o 'medo' e 'duvidas' nos fazem acreditar que houve.
Espero ter respondido a contento.
Um abraço,

Alexandre

Cocoon disse...

Olá de novo Alexandre e muito obrigado pela resposta rápida.

Eu ficaria descansado até com 16 dias (que é o prazo que passou actualnmente para a situação de risco pela qual passei). Mas como vejo um intervalo entre 11 e 30 dias fico na dúvida se devo esperar até aos 30 dias mesmo ou se fazendo agora tenho o mesmo grau de segurança (ou mesmo que seja ligeiramente inferior). Se agora aos 16 dias conseguisse ter 90% de seguranaç no resultado eu fazia-o para acalmar a minha ansiedade e depois repetia-o aos 30dias, uma vez que é o prazo máximo referido.

Qual a sua opinião com base em toda a informação a que já teve acesso e na sua experiência?

Espero agroa ter explicado melhor a minha situação e mais uma vez muito obrigado! Vou divulgar este site!

Mário

Alexandre disse...

Mario...eu no seu lugar faria o teste de 4º geração agora (16 dias), para aliviar o medo e após os 30 dias o repetiria para definitivamente ficar tranquilo, pois o resultado do 1° teste não deverá mudar.
Um abraço,

Alexandre

Cocoon disse...

Vou fazer como recomendou, Alexandre, pois já estou a ficar muito ansioso e esta situação começa a perturbar o meu dia a dia.

Se precisar de alguma coisa, de mim ou de Portugal, avise!

E continue com o óptimo trabalho!

Mário

Anônimo disse...

ola alexandre..preciso da sua ajuda.tive uma relaçao sexual com uma prostituta e o preservativo rompeu..1hora depois de xegar a casa,lavei me mt bem com sabao.2semanas depois tive uma gripe mt forte.dores d cabeça,constipaçao,mta fatiga..e posuo mtas dores musculares ainda..fiz um teste num laboratorio com30 dias deu negativo..acredito que ainda estou no periodo de janela..sinto mt cansaço..tive 2dias ddiarreia..agora estou com umas dores musculares que nao me deixam por nada sinto tonturas,nauses..estou a pensar em realizar outro teste com 2 meses e seguidamente com3...ja ouvi dizer que os testes devem ser realizados aos 3meses,aos6 e ja ouvi falar em um ano..!!neste momento ja me estou a autodiagnosticar hiv+..alguma hipotese de ser outra infecçao..?mt obrigado.joao

Alexandre disse...

Olá Joaõ...independente da sua parceira ser prostituta ou não, para que haja a contaminação OBRIGATÓRIAMENTE ELA DEVERIA SER COMPROVADAMENTE HIV+, e isso ninguém tem o poder de saber, e inclusive mesmo que ela fosse portadora do HIV, nessa situação de rompimento do preservativo, existe o risco, porém quem mais corre risco é quem é 'passivo', no caso ela que recebeu seu esperma.
"Gripe forte, dores de cabeça,constipaçao, fatiga, dores musculares"...todos esses sintomas podem ser consequência de uma 'gripe forte mesmo', portanto sem nenhuma relação com HIV.
Se o seu teste foi de 3º ou 4º geração e SE VOCÊ NESTE PERÍODO DE 30 DIAS NÃO CORREU NOVO RISCO, o resultado é confiável e provavelmente quando você o repetir o mesmo não será alterado.
Para que você volte a ficar tranquilo, faça após 60 dias e saiba que diarréia e estes outros sintomas, podem estar ligados ao seu psicológico que os somatiza quando ficamos obcecados por uma doença, por exemplo.
ACREDITE EM MÉDICOS, CIÊNCIA, CIENTISTAS E TESTES, e principalmente neste ultimo(TESTE), que é o unico que pode lhe dizer com certeza se você tem ou não HIV, e no seu caso DEU NEGATIVO, portanto não se auto-diagnostique por OUVI FALAR, pois o unico prejudicado será você e sua saúde. Aconselho você a realizar exames para as demais DST (GONORRÉIA, SÍFILIS, ETC), pois estas na situação que você descreveu são mais faceis de transmitir que o vírus HIV, caso a parceira seja portadora.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Olá se vc puder me ajudar a tirar uma dúvida.
Os testes rápidos compreendem o hiv tipos 1 e 2? Ou depende do kit?

Alexandre disse...

Anônimo 4, esta pergunta somente o local onde você fará ou fez o teste pode responder. Por exemplo, o teste Bio-Manguinhos identifica o hiv 1/2.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Comentei aqui anteriormente. Já fiz dois teste um cinco meses depois do contato de risco, outro um ano depois e deram negativo. Mas to assustado porque meu otorrino achou que estou muito tempo com a garganta inflamada e me passou uma vacina que auxilia na produção de linfócitos T, pq minha imunidade está um pouco baixa, devo refazer o exame?

Alexandre disse...

Anônimo 5...com teste de hiv 05 meses e 01 ano depois do contato de risco, EU, VOCÊ E TODOS NÓS SABEMOS QUE OS RESULTADOS DOS TESTES SÃO DEFINITIVOS.
Muitas outras doenças podem deixar o indivíduo com a imunidade baixa, não somente o HIV......gripes frequentes, infecções parasitárias recorrentes e pequenas infecções que se tornam sérias, podem ser sinais de que a pessoa está com baixa imunidade.
Neste 01 ano você somente se testou para hiv?
Se a resposta é sim, sugiro que você, dentro da sua possibilidade, procure um médico para 'investigar' o que pode estar causando a baixa da sua imunidade, pois muitas vezes as pessoas 'somente se concentram' no hiv e esquecem que existem milhões de doenças tão ou mais graves e que podem ser tratadas quando corretamente diagnosticadas por MÉDICOS.
Um abraço,

Alexandre

jonathas disse...

alexandre me ajuda, foi assim falei com a maysa do orkut ja e ela disse que pode ser noia minha mas gostaria de uma segunda opiniao: transei com uma guria a exatamente 47 dias foi assim ela fez sexo oral em mim sem camisinha eu fiz a penetraçao com camisinha so que eu tinha um pequeno machucado no dedo de dois dias antes creio eu que um pouco cicatrizado, depois de sete dias começei a ter coceiras pelo corpo sem rash apenas coceiras e em alguns lugares uns pontinhos tipo mordida de mosquito que coçam muito e loga para , depois vieram dores pelo corpo falta de apetite e um mal estar horrivel ,meu medo é enorme e sempre fui muito preucupado com isso agora sinto depois de 47 dias coceiras pelo corpo e dores hj nas pernas principalmente nao paro de pensar nisso to quase surtanto choro so de pensar que estou infectado, segunda vou fzer o exame de terceira geraçao com 49 dias da situaçao de risco se der negativo posso confiar ? lembrando que o primeiro exame que fiz com 34 dias tb foi de terceira geraçao, se arrependimento matase mas agora e so esperar obrigado pela sua atençao

Alexandre disse...

Jonathas...respire fundo e vamos pensar juntos...você transou com uma garota: penetração com camisinha = contaminação PELO HIV = 0 (ZERO).
Você recebeu sexo oral da garota = contaminação PELO HIV = 0 (ZERO), QUEM CORRE RISCO DE SER CONTAMINADO PELO HIV É QUEM É ATIVO NO SEXO ORAL, PORQUE RECEBE NA BOCA, ESPERMA E FLUÍDOS VAGINAIS.
Seu machucado no dedo estava com sangramento ABUNDANTE E TOTALMENTE ABERTO? Acho que não, mas mesmo que estivesse, a garota também deveria estar sangrando ABUNDANTEMENTE e seu sangue entrar em contato com A SUA CORRENTE SANGUÍNEA. Se o seu dedo machucado 'encostou' em algum líquido da garota, desencane que dessa forma você não se contaminou PELO HIV.
A garota é portadora do HIV?
Mesmo que ela fosse, na situação que você descreve você não correu risco de contaminar-se pelo HIV.
Seu primeiro teste 'eu' considero confiável, mas você 'necessita' fazer outro para sair dessa nóia. E se você após esta situação NÃO CORREU NENHUM RISCO 'CONCRETO' DE CONTAMINAÇÃO PELO HIV, o resultado será o mesmo NEGATIVO!!!
Medo, pavor, depressão...e muitas outras coisas, provocam esses sintomas.
Contaminação pelo HIV não provoca sintomas 'obrigatóriamente', EU POR EXEMPLO NUNCA OS TIVE E JÁ O TENHO A MAIS DE 15 ANOS...inclusive existem enfermidades que apresentam sintomas iguais e que sempre são confundidas por pessoas obcecadas pela idéia do hiv.
Faça seu teste, receba o resultado mais uma vez negativo e esqueça o assunto, SÓ NÃO ESQUECA NUNCA A CAMISINHA!!!
Abraços,

Alexandre.

Anônimo disse...

Ola Alexandre.

Tenho uma duvida quanto aos testes rápidos feitos no CTA. Qual a geração eles pertencem?

Pois fiz um exame após 42 dias de contato de risco e deu negativo, sendo que a assistente social me disse que pelo histórico eu poderia ficar despreocupado e nem fazer outro exame. Essa informação confere segundo seus conhecimentos.

Alexandre disse...

Anônimo 6, os teste realizados nos ctas são em sua imensa maioria de 4º geração, mas mesmo os de 3º geração já dão um resultado confiável na janela que você cita, portanto eu concordo com a palavra da assistente social.
Fique tranquilo e não esqueça mais a camisinha.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Olá alexandre, primeiramente gostaria muito de elogiar seu blog, que podemos encontrar informações corretas e que pode nos acalmar. Mas então, há 7 meses atras vivi uma situação de risco com uma pessoa de sorologia duvidosa, e após um certo tempo (3meses) tive outra relação com essa pessoa (a minha ultima relação foi a 3 meses com ele). Com um mês após a relação realizei um exame anti hiv (eletroquimioluminescência) de 4a geração, após dois meses realizei outro (enzimaimunoensaio automatizado) não sei a geração e gostaria muito de saber, e após 3 meses mais um. Gostaria de saber se posso confiar nesses resultados? estou enlouquecendo. Pois em um laboratorio me disseram que o certo é esperar seis meses, então esses meus resultados nao servem de nada? e se em hospitais onde procurei me informar dizem 3 meses, pq nesse laboratorio disseram seis, se provavlemente é um exame de 3a geração? Obrigada.

Alexandre disse...

Anônimo 7...obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo.
Vamos escclarecer..."a minha ultima relação foi a 3 meses com ele"..."um mês após a relação realizei um exame anti hiv (eletroquimioluminescência) de 4a geração"..."após dois meses realizei outro (enzimaimunoensaio automatizado)"..."e após 3 meses mais um"... "Gostaria de saber se posso confiar nesses resultados? estou enlouquecendo".
Por que você está enlouquecendo?
Você tem testes NEGATIVOS APÓS 90 DIAS (03 MESES) e prefere acreditar numa informação mal colocada e desatualizada de um funcionário de laboratório?
Essa postagem aqui é BASEADA NA CIÊNCIA, MEDICINA, CIENTISTAS E NA TECNOLOGIA DOS TESTES, e se você prestar atenção, em todos os ítens você está livre do hiv, então para que sofrer e enlouquecer por algo QUE OS TESTES JÁ COMPROVARAM QUE VOCÊ NÃO TEM?
Você durante a janela ou durante esse tempo correu mais algum risco?
Você usa drogas injetáveis?
Você tem alguma doença grave e usa medicamentos para tratar a mesma?
Seu parceiro é COMPROVADAMENTE HIV+?
Se todas as respostas forem NÃO, você não tem motivos para enlouquecer E DEVE ACREDITAR NOS RESULTADOS DOS TESTES, POIS ELES SÃO OS UNICOS MEIOS QUE COMPROVAM SE UMA PESSOA TEM HIV OU NÃO, E NO SEU CASO VOCÊ NÃO TEM!!!
Você tem 2 opções, retomar sua vida, esquecer o hiv e nunca mais esquecer a camisinha ou ser refém de algo que só existe na sua 'mente' e que acabará com sua vida psicológica e emocional.
O que você prefere?
Como já citei aqui algumas vezes, eu fiz meu teste 15 anos atrás, já pensou se eu não acreditasse nele?
Um abraço,

Alexandre

anonimo7 disse...

eu estava perguntando anteriormente, então pelo que me falou posso ficar despreocupada.. E as perguntas acima respondo não a todas, nunca usei drogas injetaveis e nem corri relações de risco durante o prazo da janela imunologica, mas esse parceiro sexual tinha uma vida totalmente promiscua e escondia de mim, era usuario de drogas etc.. Agr tenho um parceiro fixo (outro), que antes de tomarmos a decisão de ter relaçoes sem camisinha fizemos um exame para hiv, onde o dele deu negativo, e eu fui a um ginecologista (coisa que faço de 6 em 6 meses) que não achou problema algum, disse que minha saúde sexual é saudavel. E mais uma duvida, Alexandre. Eu sendo negativa para hiv, doenças infeciosas como gonorreia, hpv e outras e ter tomado a vacina da hepatite B.. tenho altos riscos de ter contraido hepatite C e sifilis? mesmo sem apresentar sintoma para ambas?

Anônimo disse...

Alexandre, pq o fato de usar drogas injetaveis aumenta os riscos? eu sei que vai direto a corrente sanguinea, mas esse fato aumenta a janela imunologica? nesse caso tendo usado a 2 meses atras de um exame apresenta algum risco? não sou usuario, mas não entendo qual a diferença da janela imunologico para uma relação sexual e para objetos cortantes, agradeço desde já.

lop_poas disse...

Queria saber se aos 180 dias TANTO FAZ fazer o de 4a geração e o de 3a, ou apenas o de 3a que só detecta anticorpos estara certa? um beijo ADORO O BLOG!

Alexandre disse...

Anônima 7...quanto ao hiv, com testes após 3 meses o resultado NEGATIVO É CONFIÁVEL. Veja, o fato da pessoa ser 'promiscua' não dá a certeza de ser soro+, isso somente o teste pode comprovar.
Quanto ao seu parceiro fixo, se ambos são COMPROVADAMENTE negativos para o HIV, sem problemas, mas lembre-se que existem AS DST (gonorréia, sífilis, hepatites, hpv, etc), portanto para uma vida plenamente saudável sexualmente, ambos deveriam também fazer exames que detectam as DST para ficarem livres de problemas.
Toda e qualquer relação sexual SEM PROTEÇÃO, corre-se o risco de infecção pelo HIV E DST(TODAS), para saber se você está livre delas, peça para sua ginecologista exames de detecção das mesmas, até porque algumas delas como hepatite e sífilis tem sintomas que são dificeis de pessoas 'leigas' perceberem e como citei acima, peça para seu parceiro também fazer a verificação ok?
Abraços,

Alexandre

Alexandre disse...

LOP_POAS...Obrigado...sua resposta é SIM...com 180 dias de janela e neste período a pessoa não tendo se exposto a risco novamente, todos os testes já dão um resultado confiável.
Um abraço,

Alexandre

Alexandre disse...

Anônimo 8...O fato de usar drogas injetáveis NÃO AUMENTA A JANELA, o que a ciência e os médicos ACONSELHAM, é que nesses casos se prolongue um pouco mais POR SEGURANÇA, pois como nós sabemos as drogas destroem o organismo da pessoa em todos os sentidos, inclusive alterando a imunidade, dessa forma o teste pode dar um resultado falso-positivo, que "PODE" acontecer por problemas técnicos ou alterações biológicas na pessoa.
Essas alterações biológicas podem ser causada por doenças auto-imunes, infecções por outros vírus e uso de drogas endovenosas.
Entenda bem...."PODEM INTERFERIR"...E NÃO "DEVEM INTERFERIR"...portanto e até por precaução extende-se a janela nesses casos para se ter certeza absoluta no resultado do teste.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

mas é bem mais facil resultar em um falso positivo, do que em um falso negativo nesse caso? e para quanto tempo é prolongado?

Alexandre disse...

Falso-positivo é mais 'facil' de acontecer e pelas razões já respondidas, porém RARO DE ACONTECER. Já falso-negativo acorre quando a pessoa faz o teste sem respeitar a janela mínima.
Como citei "PODE" acontecer, então aconselha-se repetir o teste após 180 dias, NESSES CASOS E POR SEGURANÇA!!!...REPETINDO...SÃO RAROS!!!
aBRAÇOS,

Alexandre

Alexandre disse...

COMPLEMENTANDO......LEMBREM-SE QUE OS TESTES SÃO EFETUADOS VÁRIAS VEZES ATÉ QUE SE CHEGUE AO RESULTADO DEFINITIVO E SEM NENHUMA DIVERGÊNCIA!!!

Alexandre disse...

Olá amigos e amigas, peço à todos que deem mais atenção a postagem, a qual explica e dá todas as respostas às perguntas que geralmente são feitas. Inclusive na mesma estão disponíveis 'links' de sites "sérios e atualizados", onde todos podem obter maiores detalhes e infortmações dos "especialistas".

Um grande abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Olá Alexandre.

Muito bom seu blog. Recolhi informações importatantes para meu trabalho de escola que estou fazendo. Sobre a janela imunológica e os tipos de exames, tentei procurar nos sites do Ministério da Saude e da OMS e não localizei estes artigos, pois preciso colocar os links no sumário do trabalho e para eu formatar os artigos em sua integra. Vc poderia, por favor me ajudar e passar estes links?

Obrigado e mais uma vez parabéns

Alexandre disse...

Anônimo 9...obrigado por visitar o blog e pelas palavras de apoio...no final desta postagem tem os links que voce precisa, da OMS, AIDSMAP E MINISTÉRIO DA SAÚDE, clique e acesse diretamente cada um deles.
Qualquer dúvida fique a vontade.
Um abraço,

NO SITE AIDSMAP AS INFORMAÇÕES SÃO BEM MAIS COMPLETAS E APESAR DE SER EM INGLÊS, TEM A OPÇÃO DO PORTUGUÊS NA PÁGINA.

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre.

Os testes rápidos feitos no CTA são de qual geração? Um teste feito em 40 dias já é confiavel sendo ele um teste rápido?
Feito eu sexo com camisinha e sexo oral por pouco tempo(aproximadamente um minuto)e não tendo histórico de risco anterior, o teste rápido negativado com 40 dias, já é necessário ou tenho que frazer outro?

Grato.


Luiz Casari Casari

Alexandre disse...

luiz, como já citei acima, os teste da imensa maioria dos cta's são de 4º geração.
No seu caso, se a situação realmente foi essa e se você não correu novo risco durante a janela, seu teste é confiável PARA HIV. Só não esqueça das DST que "podem" ser transmitidas no sexo oral sem camisinha.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Oi Alexandre. Sou eu de novo me ajuda eu sou meio burrinha pra internet. KKKKKKKKKKKK.

Num consegui achar no AIDSMAP, me escreve o link por favor.

////////////////////brigadu/////////////////// Karen

Alexandre disse...

Karen, é esse o link :

http://www.aidsmap.com/cms1320699.aspx


Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre. è Luiz Casari de novo.

Pq entaum em alguns sites se diz que a janela imunológica é de 3 meses. E no site do GAPA/RP diz que o nproprio Ministerio da Saude diz deste prazo de 3 meses?

Quando vc diz que meu teste e´confiavel, não quer dizer que seja definitivo? Tenho que fazer outro mesmo sem ter passado por outra situação de risco?

Alexandre disse...

Luiz, já comentamos o seu caso e você sabe que não correu risco, inclusive porque SEU TESTE DEU NEGATIVO!!!
Vou lhe passar abaixo o que dizem OS INFECTOLOGISTAS :
"A detecção laboratorial do HIV é realizada por meio de técnicas que pesquisam anticorpos, antígenos, material genético (biologia molecular) ou, que isolem o vírus (cultura). Os testes que pesquisam anticorpos (sorológicos) são os mais utilizados para pessoas com mais de 18 meses de idade. O aparecimento de anticorpos detectáveis por testes sorológicos ocorre em torno de 30 dias após a infecção em indivíduos imunologicamente competentes. Esse intervalo entre a infecção e a detecção de anticorpos por meio de exames laboratoriais é denominado “janela imunológica”. EU NÃO QUESTIONO OS(AS) ESPECIALISTAS!

Você pode conferir no site/link: http://www.infectologia.org.br/publicoleigo/defaut.asp

Da SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA...você tira suas conclusões e até pode entrar em contato com o GAPA E COM O MINISTÉRIO para que os mesmos lhe esclareçam o porque das informações. Porém, sugiro que você leia mais atentamente o que dizem os sites SÉRIOS/ATUALIZADOS, pois todos citam..."A maioria dos casos terão sorologia positiva "ENTRE" 30 OU 60 DIAS"...na continuação SEMPRE informam que CASOS RAROS apresentam sorologia após esse período.
Seria diferente e deixaria dúvida se a frase fosse..."A maioria dos casos terão sorologia positiva "APÓS" 30 ou 60 dias"...percebeu a diferença?
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre... PARABÉNS!!! Mil vezes PARABÉNS pelo seu blog.
Cada vez que fico deprimida achando que meu teste (resultado NEGATIVO graças a DEUS!!!) feito aos 6 meses após relação pode estar errado entro no seu blog e me sinto mais aliviada devido as informações que encontro aqui.
Que Deus abençoe grandemente sua vida!!!

cleyton disse...

Bom dia alexandre tira minha dúvida fiz um teste rápido na cta após 34 dia ocorrer o contato e deu negativo qual a chance de eu estar infectado por favor me responda eu estou desesperado visto que liguei no cta e ela me falou da janela de 60 dias e não soube me informar a geração do teste, se eu fizer um novo teste qual a chance de dar positivo.Abraços

Alexandre disse...

Cleyton bom dia...você fez um teste no cta com 34 dias e deu NEGATIVO. Porque o desespero?
Se tivesse dado POSITIVO eu entenderia essa palavra desespero, apesar de não concordar com ela. Na verdade você ficou dessa forma pelo que ouviu da FUNCIONÁRIA do cta e provavelmente também influenciado pelo tal OUVI DIZER na net, fóruns e orkut, não é mesmo?
Se você NÃO CORREU NOVO RISCO NESSE PERÍODO(34 dias), faça um novo aos 60 PARA DESENCANAR DE VEZ, que o resultado vai ser o mesmo NEGATIVO.
Um abraço,

Alexandre

MH disse...

Alexandre, em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Você é muito prestativo e atencioso, e seu blog é muito bem embasado. Parabéns de verdade!

Agora coloco a minha dúvida. Liguei pro laboratório e me disseram que a janela são seis meses. Todo lugar que leio, inclusive no site do governo, é dito que são 60 dias mas é bom refazer o exame com 90 dias.

Meu médico disse que se eu fizer 2 meses depois da relacao de risco, posso ficar 100% despreocupado.

Agora estou na duvida. Vou fazer com 60 dias. Se der negativo posso comemorar? Quais são as chances de uma janela imunológica durar SEIS MESES? sabe se existe algum estudo de quantas pessoas tem uma janela imunológica tao extensa?

Muito obrigado!

Alexandre disse...

MH...Obrigado pela confiança e pelas palavras de apoio, obrigado mesmo.
Sobre sua dúvida, aqui mesmo já respondi algumas semelhantes, mas você mesmo já respondeu a sua...como?

"Meu médico disse que se eu fizer 2 meses depois da relacao de risco, posso ficar 100% despreocupado".

Como sempre faço questão de afirmar: EU CONFIO NA CIÊNCIA E NA MEDICINA!!!

Dê uma olhadinha na resposta (ultima) que dei ao Luiz sobre o que dizem os sites. é apenas uma questão de interpretar corretamente o que está sendo informado sem se influenciar por 'ouvi dizer' ok?

Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Fala Alexandre tudo bem, Aurelio que fala denovo lembra de mim? Então fiz o teste hj com 85 dias, como vai dar negativo (assim eu torço) posso tirar de vez da cabeça né???

Abraços

Alexandre disse...

Olá Aurélio, tudo bem.
Você já deveria ter tirado essa idéia da cabeça né rsrsrs.

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Boa tarde, Alexandre fui no cta fazer os exames de novo e a médica me falou que a janela é de 60 dias expliquei a ela o meu comportamento de risco e ela preferiu fazer os exames visto que apareceram umas manchas no meu corpo que fazem mais de 50 dias se tiver tomando algum remédio na data do exame pode dar um falso- negativo por favor me responda fiz os exames sem estar tomando medicamento. Abraços

Alexandre disse...

Boa tarde ANÔNIMO...Se sua médica preferiu fazer o teste, confie nela pois sabe o que está fazendo, aguarde o resultado e as suas orientações, que certamente ela lhe passará. Quanto ao falso positivo, dê uma clicada no link disponível onde você entrou neste tópico, que tem o título FALSO POSITIVO.
Esta postagem responde as suas perguntas, ok?
Abraços,

Alexandre

Alexandre disse...

Cleyton, me desculpe mas eu já lhe respondi.
Abraços,

Alexandre

Fabão disse...

O trabalho do seu blog é muito importante, pois as pessoas que estão passando por uma situação de possibilidade de infecção tem muita dificuldade de encontrar ajuda e falar sobre o assunto. Obrigado por ter atendido minha dúvida... e continue na luta cara, seu trabalho é muito especial!

jonathas disse...

Boa noite Alexandre.... ja estive no seu blog antes o qual achei muito esclarecedor, mas tenho masi umas perguntas pra vc, fiz o exame de terceira geraçao novamente agora com 48 dias de janela imunologica e deu negativo, logo meu veio a cabeça que poderia ser um falço negativo pois tomei nesse meio tempo ivermec uma vez e fexodone uma semana. E agora Alexandre posso confiar no exame ou esses medicamentos podem ter alterado o resultado? ahhh e as coceiras, dores e mal estar ainda nao passaram. Muito obrigado vc e 10

MH2 disse...

Alexandre,

Estou com dificuldades para descobrir qual teste é de 3a geracao é qual é de 4a. Os laboratorios nao sabem me informar...

O "Ensaio Imunoenzimático de Microparticulas Quimioluminescentes para detecção simultânea do antígeno p24 do HIV e dos anticorpos contra HIV I (grupo M e grupo O) e contra o HIV-2." é de que geração? Sabe dizer?

Pode citar tambem outros exames de 3a e 4a geração?

Beijos e muito obrigado mesmo!

Cocoon disse...

Olá de novo Alexandre.

Acabei por ir fazer este de 4ª geração aos 16 dias após a situação de risco, o qual foi "não reactivo". Passaram 26 dias e começo a ficar de novo ansioso, porque sei que tenho de fazer um teste de confirmação. Será que posso fazer um novo teste de 4ª geração hoje (passados 26 dias) ou será melhor esperar mais dias para o resultado ser definitivo (o máximo que vejo na informaçãoq ue divulgou para testes de 4ª geração são 30 dias)? Será que 4 dias farão diferença? Como certamente repara voltei a ficar muito ansioso e gostaria de resolver esta situação o quanto antes...

Obrigado pelo seu tempo e informações.

Mário

Anônimo disse...

Bom dia, Alexandre o teste rápido bio- manguinhos realizados nos ctas são de qual geração e são capazes de detectar o vírus em quantos dias.

Anônimo disse...

Alexandre fiz o teste 91 dias apos a situação e deu não reagente, posso ficar tranquilo e recomeçar a vida, pq no dia seguinte ao ocorrido eu reencontrei uma antiga namorada e novamente estamos juntos e decidimos fazero exame juntos e os dois foram não reagente, podemos transar sem camisinha.

Abraços
Franco

Anônimo disse...

Olá Alexandre! Tive uma relação oral e vaginal com uma Garota de Programa, sendo que a penetração vaginal durou em torno de 1 (um) minuto e meio. Ao retirar o preservativo, não percebi vazamento de esperma, creio então que a camisinha não furou, mas depois fiquei meio paranóico achando que poderia haver um furinho no preservativo e eu não tenha percebido. A partir daí, não consegui mais dormir e nem me alimentar direito. Passados 18 dias, fiz um exame Anti HIV 1/2, método Eletroquimioluminescência e deu Não Reagente. Será que com 18 dias já dá pra ter alguma segurança?

Muito obrigado, parabéns pelo seu blog, aliás, é o melhor que já vi. Desejo tudo o que há de melhor a vc e sua família!

Abraço,

Anderson

Anônimo disse...

Caro Alexandre, tive uma situação de risco e hj completou os 90 dias fiz um elisa e deu não reagente, posso esquecer esse assunto e bola pra frente?

Abraços
Carlos

Juliano disse...

Bom dia Alexandre

É o Juliano que conversa com vc por e-mail. Mande noticias.

Abraço.

E Deus te abençoe.

Alexandre disse...

FABÃO...não canso de agradecer as suas e as palavras dos amigos e amigas que visitam o blog e apóiam o trabalho que tenho tentado fazer. Enquanto tiver forças vou continuar nesta luta diária.
Abração,

Alexandre

----------------------------------
JONATHAS...Fique sossegado pois esses medicamentos não interferem no resultado, já que um é parasiticida e o outro para processos alérgicos, portanto desencana.
Abração,

Alexandre

----------------------------------
MH2...O "Ensaio Imunoenzimático de Microparticulas Quimioluminescentes para detecção simultânea do antígeno p24 do HIV e dos anticorpos contra HIV I (grupo M e grupo O) e contra o HIV-2"...é de 4ª geração.
Quanto a falta de informação no laboratório, FAÇA VALER O SEU DIREITO E EXIJA DO MESMO ESSA INFORMAÇÃO, pois se eles não SABEM, sugiro que você procure outro laboratório, pois este que não tem essa informação certamente não é de confiança.
Abração,

Alexandre

-------------------------------
Mario...Como já se passaram mais de 30 dias, refaça-o e livre-se de vez dessa dúvida.
Abração,

Alexandre

---------------------------------
ANÔNIMO...O teste rápido Bio Manguinhos detecta o hiv em 10 dias e é de 4ª geração.

---------------------------------
FRANCO...91 dias não reagente é mais do que confiável não é mesmo? Quanto a você e sua namorada fazerem sexo sem camisinha, me desculpe mas ESTA DECISÃO É DA RESPONSABILIDADE DE AMBOS. SÓ NÃO ESQUEÇAM DAS DST E DA GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA!!!
Abração,

Alexandre
-------------------------------

ANDERSON...Caso houvesse um 'furinho' na camisinha e vazamento de esperma, quem correu risco para O HIV FOI A GAROTA, pois foi na sua vagina que o esperma caiu. Aproveite a situação para 'rever' seus conceitos e lembre-se que existem também as DST. Quanto ao teste, refaça-o pois pelas suas palavras você não ficará convencido somente com um.
Abração,

Alexandre

--------------------------------
CARLOS...Após 90 dias SE VOCÊ NÃO TEVE NENHUM OUTRO RISCO, o resultado é confiável.
Abraços,
Alexandre

-------------------------------
JULIANO...Ainda estou me recuperando, mas hoje já deu para dar uma passadinha um pouco mais longa por aqui. Obrigado pela preocupação.
Abração,
Alexandre
-------------------------------

OBRIGADO À TODOS(AS) PELO APOIO E CONFIANÇA. AINDA NÃO ESTOU TOTALMENTE RECUPERADO, MAS BREVEMENTE ESTAREI 100% NOVAMENTE.

UM GRANDE ABRAÇO

ALEXANDRE

Anônimo disse...

Tive contato de risco em 05/Fev/10procurei me informar pela net sobre HIV e no dia 19/fev/10 senti uma forte dor de garganta que durou uns quatro dias e passou;comecei a ficar neurotico e aí me deu diarréia por uns tres dias; muita coceira que chegava a formar calombos e começou aparecer pintinhas como se fosse mordidas de mosquito que perdura até data de hj, me pesei e não emagreci, mas quando me olho parece que estou emagrecendo;tava surtando até que dia 17/mar/10 (40 dias apos o contato)fiz um teste de hiv em laboratorio que usou o método de quimioluminicencia como se segue" Teste realizado com reagente Centaur HIV1/O/2 (SIEMENS) constituído de uma proteína do envelope do HIV-1
(gp41/120), uma proteína nuclear do HIV-1 (p24), uma proteína do envelope do HIV-2 (gp 36) e um peptídeo
sintético para a detecção de anticorpo contra HIV-1 grupo O." e o resultado foi "Não reagente para HIV". Alexandre, posso ficar sossegado com este resultado???Este teste é de qual geração??? Daqui uns dias irei fazer outro teste, pela sua experiencia, o resultado pode mudar para positivo??? E essas pintas de mosquito, o que pode ser??? pelo amor de DEUS companheiro, me dê uma luz, pois mesmo com oresultado negativo eu ainda to pirado...Fico agradecido e desculpe o texto meio grande.

Alexandre disse...

ANÔNIMO...você realizou UM TESTE DE 4ª GERAÇÃO APÓS 40 DIAS DO SUPOSTO RISCO!!!
Se você não correu nenhum outro risco neste período, se você não é usuário de drogas injetáveis, se você não é portador de outra doença grave e se você não usa remédios para tratar essa doenças, COMO JÁ CITEI VÁRIAS VEZES AQUI!!!
O seu teste é confiável e quando da realização de mais um para confirmação o resultado não será alterado.
Esses sintomas que você sente e sentiu, certamente estão sendo consequência do seu estado psicológico, abalado e SEM MOTIVOS, AFINAL O SEU TESTE DEU NEGATIVO E NÃO POSITIVO NÃO É MESMO?
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

muito obrigado Alexandre pela resposta acima, é que eu to tão paranoico que não consigo conversar com ninguem sobre o assunto...Vou tentar relaxar o espírito e ver se me controlo; Companheiro, vc está de parabéns pela iniciativa de criar este blog, assim como eu, acredito que ha varias pessoas nesta situação e aqui conseguimos uma ajuda e respostas as nossas perguntas; se me permitir, sempre que alguem tiver um problema desta natureza, indicarei o seu blog para as respostas... Novamente, PARABÉNS e Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Bom dia Alexandre

Tive uma relação de risco(sexo oral sem camisinha) no dia 04/09/2009, passando alguns dias comecei a me sentir com fadiga que foi piorando, bateu uma fraqueza intensa que quase não conguia sair da cama, tambem vieram febre, resfriado, dores pelo corpo,falta de apetite, perda de peso(3kg), sudorese noturna de molhar todo o leçol, fiz o Elisa 4ªgeração (31dias) em CTA (NÃO REAGENTE), mas fiquei preocupado porque fiz um hemograma e deu baixa nos leucóticos(3.200), fiz no CTA outro Elisa 4ªgeração (98 dias)NÃO REAGENTE, agora estou esperando o resultado do ultimo Elisa que fiz (187 dias), estou muito preocupado pelos alguns sintomas que sinto até hoje(febre baixa,sudoreses e fadiga persistentes), esclareça minhas dúvidas, desculpe pelo texto um pouco grande, Desde de já agradeço.

Anônimo disse...

Olá Alexandre!
Sou eu o Anderson novamente (o rapaz que ficou sismado em relação a existir ou não um furinho no preservativo). Repeti o exame com 30 dias e o resultado deu novamente Não Reagente. Fiquei feliz, mas um pequeno detalhe me chamou a atenção em relação aos exames. O primeiro que fiz com 18 dias após a relação, no campo valor de referência deu 0,14 e o segundo que fiz com 30 dias também deu Não Reagente valor de referência 0,62. Os dois exames foram feitos pelo método Eletroquimioluminescência (pesquisa anticorpos e antígenos)o valor citado para que fosse reagente tem que ser superior a 1,00. Vc pode me ajudar em relação a essa diferença que deu nos valores de referência?
Obs. Estava tomando rivotril 0,5mg e Sertralina 50mg, até 04 dias antes do último exame.

Querido Alexandre, me desculpe pelo tamanho do texto e mais uma vez o meu mais sincero muito obrigado pela incrível atenção que nos dá aqui no seu blog.

Forte abraço,

Anderson

Alexandre disse...

Anônimo...resumindo você fez seu ultimo teste de 4ª geração 98 dias após a situação e com resultado NÃO REAGENTE(NEGATIVO). Não convencido fez mais um com 187 dias. Com toda a certeza o resultado será o mesmo NEGATIVO, só que dessa vez VOCÊ TEM QUE ACREDITAR, ou jamais se livrará do HIV QUE EXISTE SOMENTE NA SUA MENTE!!!
Esses sintomas que você sentiu e ainda sente podem estar sendo ocasionados por diversos fatores (gripes, resfriados, psicológico, etc) disse...pelo hiv NÃO, POIS OS TESTES JÁ LHE COMPROVARAM QUE VOCÊ NÃO FOI CONTAMINADO!!!
Abraços,

Alexandre
-------------------------------

ANDERSON...Sabe qual é o problema?
É que muitos de vocês não se contentam e não se dão por satisfeitos com aquilo que é o mais importante, NA VERDADE A UNICA COISA QUE IMPORTA QUANDO FAZEMOS O TESTE..."O RESULTADO".
O medo os faz 'procurar' alguma coisa para colocar em dúvida o resultado do teste e qualquer coisa serve. No seu caso inclusive nem mesmo um risco real houve, mas o 'problema' é que você teve relação com uma garota de programa né?
Já lhe disse, 'reveja seus conceitos' e 'preconceitos', fará bem a você e a sua saúde ok? (Rivotril não altera o resultado e você sabe para que o mesmo é usado não é mesmo? É este o seu problema, psicológico...cuide-se)
Abraços,

Anônimo disse...

Oi Alexandre!

Desculpe-me se não me espressei corretamente em relação ao fato do meu relação ter sido com uma garota de programa, é que qdo aconteceu a situação ela queria fazer o oral sem o preservativo e eu não aceitei (foi somente por isso que fiquei em dúvida em relação a sorologia dela) e em relação ao exames, foi a diferença apenas no campo valor de referência, onde o primeiro deu 0,14 e o segundo 0,62. Peço desculpas por não ter colocado corretamente as palavras em relação ao minha situação com a GP, eu também não sou preconceituoso, aliás sou totalmente contra o preconceito.

Abraço mais forte do que o primeiro e um beijo no seu coração e que por sinal é raro!

Anônimo disse...

Alexandre, parabéns pelo blog, vc poderia me informar os teste feitos no CTA no Rio de Janeiro e de qual geração?.

Desde já agradeço,

Beto.

Anônimo disse...

Boa tarde amigo Alexandre,

Recebi hoje(29/03) meu último resultado do Elisa 4ªgeração com janela de 187 dias (6 meses), graças a Deus NEGATIVO, posso ficar sossegado de uma vez por toda quanto ao hiv? e quanto aos sintomas que ainda sinto(febre baixa, sudoreses e fadiga persistentes), o que você sugere?

Desde de já fico muito grato a Deus por sua existência meu amigo.

Um abraço forte.

Alexandre disse...

Anônimo 1...Acredito que os testes no RJ sejam de 3ª e 4ª geração como na maioria dos CTAS. Entre em contato com a secretaria de saúde do RJ e peça que lhe informem.
Abraços,

Alexandre
----------------------------------

Anônimo 2...Já está mais que comprovado "ATRAVÉS DOS TESTES, QUE VOCÊ NÃO TEM HIV", sugiro que você se consulte com um clínico geral caso os sintomas persistam, para saber se existem outras causas, já que hiv não é.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Bom dia alexandre,
Então, tive uma relação, e cerca de um mês apos tive alguns sintomas que pareciam ser da fase aguda da infecção, o principal foi uma reação alergica que se espalhou rapidamente por cause todo corpo (pensei que poderia ser o tal rash cutaneo maculo-papular do hiv), tive também vomito e um pouco de tontura. Fui ao médico, e o mesmo solicitou um hemograma (normal, sem sinais de infecção),(obs - nao tive febre , nem ganglios inchados) .Logo, o medico me passou um remedio para alergia.(disse que poderia ser algo que comi, uma intoxicação).
Com 40 dias fiz o primeiro teste de HIV no CTA - NEGATIVO
Com 75 dias Realizei outro teste, sendo esse teste rápido , tb no CTA, tb NEGATIVO.
tb realizei testes para outras DST's , todos negativos..
então, vc acha que com esses periodos no qual realizei os exames é seguro, será que posso ficar tranquilo? estou muito preocupado......

desde já agradeço

abraços

Luiz

Alexandre disse...

Luiz...HEMOGRAMA NORMAL, TESTES DE HIV COM 40 DIAS E 75 DIAS, TODOS NEGATIVOS, EXAMES PARA DST TAMBÉM NEGATIVOS!!!
Qual a sua preocupação?
Você está VENDENDO SAUDE meu amigo, vá viver sua vida, esqueça o hiv/dst, SÓ NUNCA MAIS ESQUEÇA DA CAMISINHA EM TODAS AS RELAÇÕES!!!
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre, tudo bem? É o João Carlos novamente. Fiz o último teste, de 4. geração, 79 dias após a relação de risco. Graças a Deus, deu não reagente. Será que o fato de eu ter feito a profilaxia pós-exposição me tira a segurança quanto ao resultado? Em outras palavras, será que a janela se encerrou mesmo? Como sempre,agradeço tua atenção. Abraços.

Anônimo disse...

Caro Alexandre,

Bom dia!

Pode me ajudar a sana a seguinte dúvida:

Fiz um teste de 4 geração 20 dias após relação com um pessoa de sorologia desconhecida, resultado NÃO REAGENTE - 0,14;
Repeti o exame (mesmo métoddo do primeiro, ou seja, 4ª geração, 10 dias após o primeiro totalizando 30dias, resultado NÃO REAGENTE - 0,64

Você sabe o que significa essa diferença de 0,14 e 0,64?

Será que está ocorrendo a chamada viragem sorológica? Estou muito aflito.

OBS.: No campo de valores diz que maior que 1,00 Reagente e menor que 0,90 Não Reagente.

Aguardo resposta e parabéns pelo seu blog

Grato,

Ronaldo

Alexandre disse...

João Carlos, tudo caminhando...Eu no seu lugar ficaria totalmente convencido que não houve infecção pelo hiv, pois com uma janela de 79 dias e fazendo um teste de 4ª geração, o resultado é confiável e definitivo. Quanto a sua dúvida de ter tomado a profilaxia pense comigo...uma pessoa(como eu) que comprovadamente é soro+, toma a medicação e tem sua carga viral indetectável a vários anos, se fizer o teste de hiv qual será o resultado? SEMPRE POSITIVO!!! Pois uma vez que o vírus se instala no nosso organismo ele não 'desaparece' nem com a medicação, pois nós sabemos que ainda hoje é um vírus incurável, porém controlável e tratável. Ou seja, se você tivesse sido contaminado os testes o detectariam, o que não é o seu caso ok?
Abração,

Alexandre

--------------------------------

Ronaldo, com 30 dias e fazendo o teste de 4ª geração, o resultado também é confiável e definitivo. Antes de comentar sobre o tal 'cut off', lembre-se que o que realmente importa quando fazemos o teste, É O RESULTADO ( POSITIVO OU NEGATIVO )no seu caso NEGATIVO, portanto não se 'agarre' a detalhes que não vão mudar este resultado, apenas irão lhe deixar sempre na dúvida e SEM MOTIVOS OK?
Sobre o 'cut off'...o que é? :
A tradução deste termo é "limite de corte". Sendo o limite acima ou abaixo do qual o resultado de um exame pode ser considerado positivo ou negativo e é comum para quase todos os exames laboratoriais, onde vemos normalmente à direita, os valores de referência para a análise dos números encontrados.
E você mesmo já respondeu a sua dúvida, ou seja valores maiores que 1,00 Reagente e menores que 0,90 Não Reagente.
Esqueça o hiv e não esqueça mais da camisinha em todas as suas relações sexuais.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Bom dia Alexandre, primeiramente parabéns pelo blog, muito interessante e informativo.
Então, tive uma relaçãode risco , e fiz um TESTE RÁPIDO em um CTA 30 dias após. Deu negativo...durante esse periodo tive apenas dor de garganta.
Será que posso ficar tranquilo em relação ao resultado.? Será se eu fizer o teste em 3 meses de janela, será que ainda pode positivar?

Abraçs

Pedro P.

Anônimo disse...

Oi Alexandre!

Muito obrigado por esclarecer a minha dúvida referente aos valores de referência (cut off) nos exames que fiz. O seu blog é maravilhoso e você é uma pessoa incrível!!! Li algumas postagens suas aqui no blog, e estou impressionado com vc e a sua determinação. És um gerreiro! Saiba que ganhou mais um admirador e onde eu estiver, estarei torcendo por você e pela sua felicidade.

Muito obrigado pela sua atenção e também por você existir!

Que Jesus Cristo esteja contigo!

Abraço,

Ronaldo

Alexandre disse...

PEDRO P. ...Se nesse período você não teve nenhum outro contato de risco, o resultado é confiável. Se você ainda tem dúvida, faça outro após 60 dias que o resultado deverá ser o mesmo e você ficará convencido de vez. Só não esqueça mais da camisinha em todas as relações sexuais ok?
Abraços,

Alexandre

--------------------------------
Ronaldo...Obrigado pela sua confiança, pelo apoio e pelas palavras que podes ter a certeza me deixaram muito feliz.
Um grande abraço,

Alexandre.

Anônimo disse...

Bom dia alexandre,

É o Pedro P, achei essas informações , creio que são pertinentes ao assunto.

O período total para a detecção de anticorpos, isto é, a janela imunológica, é a soma do período de eclipse (sete dias) e do período de detecção de anticorpos anti-HIV da classe IgM (22 dias), ou seja, em média 29 dias, já que em torno de 90% das infecções são detectadas nesse período.

Se um teste de detecção de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há possibilidade de um resultado falso-negativo, caso a pessoa esteja infectada pelo vírus. Portanto, se o teste for feito no período da janela imunológica e o resultado for negativo, é necessário realizar um novo teste, dentro de dois meses, como segurança, pois como visto anteriormente em 29 dias 90% soroconvertem e com 45 dias 99,99% sofrem a viragem sorológica se a pessoa estiver realmente infectada.O MS diz 60 dias pela diversidade de KITS , já trabalhando com uma margem de segurança de 15 dias.

O infectologista do CTA me disse que 95% da pessoas positivam com um mes ja.. o restante demora ate seis meses que e o prazo maximo para a positivaçao, essas pessoas que demoram é pq tem algum tipo de doença que causa um deficit no sistema imunologico e por consequencia os anticorpos para o hiv demoram aparcer nos exames ja que a produçao é baixa para essas pessoas .. entao é isso ....agora com seis meses é 100% confiavel ok..

abraços

Espero que essas informações sejam uteis aos demais

Alexandre disse...

Obrigado pela colaboração Pedro. Basta ler com 'atenção e interpretar corretamente' o que está escrito que não fica nenhum tipo de dúvida, como já comentamos várias vezes aqui mesmo.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Bom Dia Alexandre, acompanho o seu blog, muito bom mesmo.....agora eu fiquei encucado, no texto que o Pedro P mandou fiz que com 60 dias e certeza, mas o infectologista disse que 5% soroconvertem até o sexto mes, então uma pessoa que com 90 dias fezo teste e deu negativo esse teste não e definitivo? Quais doentes podem demorar mais pra soroconveter? Fiz 4 teste nesse espaço de tempo de 90 dias, 16, 49, 70, 91 dias todos negativos feitos no laboratorio DASA Barueri/SP. Com esse meus teste é DEFINITIVO que não estou infectato?

Abraço!!!

Douglas

Alexandre disse...

DOUGLAS, não há nenhum motivo para você ficar encucado, POIS TODOS OS TESTE QUE VOCÊ FEZ DERAM NEGATIVO, PORTANTO HIV VOCÊ NÃO TEM!!!
Quanto ao texto enviado pelo Pedro, eu fiquei na dúvida se deveria postá-lo, pois tinha certeza que algumas pessoas não INTERPRETARIAM CORRETAMENTE e achariam algo para DUVIDAR, mas por favor PRESTE ATENÇÃO :

O infectologista do CTA me disse que 95% da pessoas positivam com um mes ja.. o restante demora ATÉ seis meses que e o prazo maximo para a positivaçao, essas pessoas que demoram É PORQUE TEM ALGUM TIPO DE DOENÇA QUE CAUSA UM DEFICIT NO SISTEMA IMUNOLÓGICO e por consequencia os anticorpos para o hiv demoram aparecer nos exames ja que a produçao é baixa para essas pessoas .. entao é isso ....agora com seis meses é 100% confiavel ok..

Já comentamos várias vezes sobre esses CASOS RAROS, inclusive a postagem FALSO POSITIVO que você encontra o acesso do lado direito do blog, fala sobre isso com detalhes, porém o que você está esquecendo É QUE VOCÊ NÃO SE ENQUANDRA NESSES CASOS...REPITO...RAROS...POIS, REPITO...TODOS OS SEUS TESTES DERAM NEGATIVO.
Esqueça o hiv, nunca mais esqueça da camisinha e por favor não coloque dúvidas onde elas não existem, pois ficaremos aqui debatendo sempre a mesma coisa e o que não existe.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Valeu Alexandre, desculpa a minha ignorancia sempre fui muito mau em interpretar textos. A minha preocupação foi pq eu reatei com minha esposa ha 2 meses, ficamos 1 ano separados e agora estamos querendo engravidar (o motivo da separação foi que ela não queria engravidar) e como eu fiz o teste 91 dias apos a situação de risco (estava solteiro né) e deu não reagente pensamos que poderiamos começar a tentar, ela fez o teste tbm pois nesse 1 ano ela não teve contato com ninguem (ela ficou muito abalada com a separação)

Então podemos ficar tranquilos e começar a produção do nenem?

90 dias definitivo e ponto final né?

ABraços
Douglas

Alexandre disse...

Douglas, nem é preciso responder novamente sobre hiv ok?
Quanto a você e sua esposa, lembrem-se também que não existe somente o hiv, portanto façam juntos TODOS OS TESTES E EXAMES PARA TODAS AS OUTRAS DST COM A ORIENTAÇÃO E MONITORAMENTO DE UM(A) MÉDICO(A), TIREM TODAS AS DÚVIDAS E SEJAM FELIZES.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Obrigado Alexandre, esqueci de mencionar, quando fizemos o de hiv tbm fizemos de hepatites e sifilis, todos negativos.

Vc acha que podemos produzir?

Abraços

Alexandre disse...

Douglas, quem sou eu para 'achar'? Vou repetir o final da ultima resposta...Vocês deveriam ir juntos SE ORIENTAR COM UM(A) MÉDICO(A)E TIRAR TODAS AS DÚVIDAS. Ninguém melhor que um PROFISSIONAL para lhes deixar tranquilos e sem dúvidas.
Abraços,

Alexandre

Amanda disse...

Oi, Alexandre. Vc é uma pessoa forte e amável. Vamos lá. Em janeiro de 2009 terminei um relacionamento em que houve muita traição. Em 01 de março de 2010 ( mais de 1 ano do termino do relacionamento) fiz um teste elisa num laboratorio com quase 20 anos de existencia. Resultado: NÃO REAGENTE. Ocorre que no dia 05 de fevereiro de 2010 ( quase 1 mes antes do elisa) fui a um salão em que me tiraram um "bife". Não lembro de haver sangue no alicate. Alguns dias antes do elisa ( ou seja, uns 25 dias depois do episodio do alicate, tive diarreia e já perdi uns 2 kg - não sei se foi meu nervosismo).O que acha da situação? Ah, no dia anterior ao elisa eu usei anticoncepcional e tomei o mediacmento puran para hipotireoidismo ( interferem no elisa?). Forte abraço. Fica com Deus.

Anônimo disse...

Boa tarde Alexandre, o teste rápido bio manguinhos realizado no cta é capaz de detectar os anticorpos em quantos dias.

Alexandre disse...

Amanda...Nem forte nem amável, apenas uma pessoa como qualquer outra. Vamos pensar juntos...você fez o teste 01 anos após seu relacionamento ok? Se neste período você não teve nenhum outro comportamento de risco a janela (01 anos) é mais do que suficiente para um resultado definitivo para o HIV.
Quanto ao 'bife' que lhe tiraram no salão, o risco para contaminação pelo HIV nesse caso é mínimo, pois nessa situação é muito mais fácil, por exemplo, ser infectada por hepatites cujo vírus é muito mais contagioso que o do hiv, porém isso PODE ACONTECER SE OS INSTRUMENTOS NÃO FOREM ESTERILIZADOS CORRETAMENTE OK?
As medicações que você utilizou não interferem no resultado e diarréia todos nós temos, podendo ser causada por milhões de causas ok?
Um abraço,

Alexandre
--------------------------------

Anônimo...de 10 a 21 dias.

Anônimo disse...

Bom dia, tive uma relação de risco e na época estava meio gripado, alguns dias após,tive febre e sudorese noturna a gripe foi diagnósticada como sinusite tomei antibióticos, depois começaram a aparecer umas manchas vermelhas na pela como se fossem espinhas fui ao dermatologista e ela disse que é dermatite, com 33 dias fiz o teste rápido bio manguinhos que verifica anticorpos e deu não reagente, desde essa época esou muito preocupado durmo pouco, pela sua experiência posso fazer um novo teste e ficar despreocupado.
Abraços, que DEUS abençõe

manuzitz disse...

Olá Alexandre o blog é ótimo, muito esclarecedor! escrevo hoje pq assim como todos que tiverem uma situação de risco, estou paranóica. Bom minha pergunta é:
após uma exposição de risco qdo estava separada de meu marido, fui em um laboratório de um amigo meu, e fiz o teste elisa com tres meses depois do fato, logo depois reatei com meu marido, ainda estava com medo então fiz o teste com cinco meses após o fato, oassaram alguns meses resolvi fazer outro e fiz no mesmo laboratório já então com 9 meses depois do fato da exposição, ambos deram não reagente.
posso ficar tranquila????
pergunto, pq já perdi minha paz, não estou conseguindo ser feliz, tdo que passa n atelevisão sobre hiv, acho que é pra mim, se estou feliz acho que é pq vou morrer... virou um caso sério!
me ajude com suas palvras tão sábias por favor!

Alexandre disse...

Anônimo...praticamente os médicos já lhe deram as respostas e as causas desses sintomas, gripe, sinusite e dermatite.
Você fez o teste para HIV após 33 dias, se não teve nenhum outro comportamento de risco nesse período, o resultado é confiável e quando você fizer novo teste para confirmação, certamente o resultado será o mesmo. Não se 'apegue' a sintomas, pois a unica forma de saber se temos ou não HIV é fazendo o teste e você já fez, portanto não se torture poir algo que O TESTE JÁ REVELOU QUE VOCÊ NÃO TEM!
Abraços,

Alexandre
----------------------------------

Manuzitz...reflita, você fez o teste de HIV após 03 meses, 05 meses e com 09 meses, TODOS NÃO REAGENTES/NEGATIVOS!
Qual o motivo da sua paranóia?
Já ficou provado que VOCÊ NÃO TEM HIV, POIS OS TESTES CONFIRMAM ISSO e não há porque duvidar deles.
Mas existe algo ou alguém que pode não ACREDITAR NISSO, e quem é essa pessoa?
VOCÊ!
Certamente você desde o 1º teste vive 24 horas grudada na net e em tudo que se refere ao HIV, portanto SUA MENTE está obcecada pelo assunto. Sugiro que você esqueça o HIV, se afaste de tudo que se refere ao mesmo e procure ajuda profissional de um(a) psicólogo(a), para poder sair dessa paranóia e voltar a viver sua vida.
Um abraço,

Alexandre

manuzitz disse...

Muito Obrigada Alexandre! Realmente tudo o que você falou é verdade,eu mesma tenho sido minha inimiga! Vou sair dessa, e seguir seu conselho, talvez vc não imagine,o quanto vc me ajudou, e tenho certeza que ajudou muitos outros tbm! Um grande abraço, e parabéns por ser uma pessoa tão maravilhosa!
beijinhos!

Anônimo disse...

Boa Tarde Alexandre, estou vivendo a mesma situação que muitos que postam aqui... é o seguinte, tive um relação de risco e fiz dois exames, um com 28 dias e outro com 34 dias, sendo este ultimo um elisa de terceira geração, com sua vasta experiência, é um bom predicativo que não fui contaminado??? Abraços
Rodrigo

Anônimo disse...

Olá, tive uma relação de risco e fiz o teste em um CTA após 50 dias e Graças a Deus o resultado foi NÃO REAGENTE. Quando fui buscar o teste passei por uma sala de aconselhamento onde a moça me falou que aquele teste não valia e que teria que repeti-lo após 3 meses. Estou muito nervosa! Será que já posso ficar tranquila com esse resultado? Obrigado!

Alexandre disse...

Rodrigo 1...um teste de 3ª geração após 34 dias é totalmente confiável e quando você realizar outro para confirmação definitiva, o resultado provavelmente será o mesmo, desde que você não tenha tido novo comportamento de risco no período de 'janela'.
-----------------------------------

Anônima...Você deveria ter pego o nome e função dessa 'moça' do CTA, além de ter exigido da mesma que fizesse uma explicação convincente e com conhecimento das razões que a levaram a dizer, comentar ou afirmar isso. Os testes dos CTA'S no Brasil no mínimo são de 3ª geração, pois a maioria já é de 4ª, portanto tanto um como o outro, após 50 dias de janela e desde que a pessoa não tenha passado por novo risco, são totalmente confiáveis.
Da próxima vez converse com um(a) médico(a) ok?
-----------------------------------
Abraços,

Alexandre

Olá, tive uma relação de risco e fiz o teste em um CTA após 50 dias e Graças a Deus o resultado foi NÃO REAGENTE. Quando fui buscar o teste passei por uma sala de aconselhamento onde a moça me falou que aquele teste não valia e que teria que repeti-lo após 3 meses. Estou muito nervosa! Será que já posso ficar tranquila com esse resultado? Obrigado!

7 de abril de 2010 19:01

Anônimo disse...

Olá Alexandre!
Estou confuso com o que leio devido a toda a informação espalhada pela NET. Sei no entanto que muita dele está desatualizada
Exponho a minha situação:
Estou em Angola e no dia 20 de Fevereiro, tive comportamento de risco com penetração vaginal sem protecção por segundos. Arrependi-me de imediato e lavei-me no mesmo instante. A 23 de Fevereiro ( 3 dias depois ) fiz teste rápido ( 30 min. ) numa clinica local em que me tiraram sangue do braço e o resultado foi negativo. Mais tarde, dia 29 de Março ( 37 dias depois do acto ) voltei a repetir o teste e voltou a dar Negativo. Continuei a minha vida normal mas entretanto apareceu-me umas manchas avermelhadas no glande. Tentei resolver com Canasten mas nada. Fui dia 5 à mesma clinica, fiz exame wiral e à urina e nada acusou. Receitou-me pomada e comprimido pois dizem tratar-se de apenas de um fungo/bactéria/micose.
A verdade é que este problema ressuscitou outro que já tinha colocado de lado.
Agora, depois de ler tudo o que li é que conheci a ''janela''.
Na próxima semana, dia 14 ( 53 dias depois ) vou repetir o teste mas depois de tudo o que já li não sei se mesmo que dê negativo poderei confiar no resultado uma vez que os médicos são os próprios a dizerem que aquilo é apenas um teste rápido e que não é um Elisa. AGora pergunto, apesar de ser um teste rápido, aos 53 dias dá para confiar. No dia seguinte vou regressar a casa e não quero dar mais nada à minha esposa que não amor. Se apenas me envolver com ela depois de fazer exames em Portugal, irá concerteza desconfiar que algo se passou. E eu....????
O que faria no meu caso? São de confiar estes testes rápidos em Angola?
Para terminar, apenas tenho a dar-lhe os meus parabéns e a comunicar-lhe que se DEUS quiser não tenho nada mas mesmo assim irei ser desde hoje um seu fiel seguidor pois admiro o carácter e a força que tem em superar todos os preconceitos que existem na sociedade moderna e dar a cara numa causa que é de todos nós. Não deveria dizer isto mas o que me assusta nem é contrair uma doença mas sim o podê-la transmitir a quem mais amo.
Abraço,

Alexandre disse...

Anônimo...O seu teste de 03 dias deve ser desconsiderado, na verdade você o fez mais por 'desespero'. Já o de 37 dias após a situação, mesmo sendo o teste rápido, já lhe dá um resultado confiável, mas para uma confiabilidade maior você deve fazer O TESTE ELISA DE 3ª OU 4ª GERAÇÃO nesta próxima oportunidade que você cita.
Desculpe mas não tenho conhecimento sobre as gerações de testes que são realizados em angola, mas você pode ter acesso a esta informação no local onde o realizou e realizará
Quanto ao seu problema de manchas na glande, você deve se consultar com um urologista para ser examinado e até fazer exames para saber se contraiu ou não alguma DST, e não deve se auto-medicar, pois somente um médico pode lhe prescrever a medicação CORRETA se houver necessidade. Lembrando que usando uma medicação não indicada o problema se existir se AGRAVA.
Procure mante-se calmo e sem se torturar por algo que você não tem nenhuma certeza que contraiu e faça tudo o que estiver ao seu alcance com AJUDA MÉDICA para tirar as suas dúvidas e voltar a viver normalmente.
Finalizando, na situação que você descreve, FOI A SUA PARCEIRA QUEM CORREU MAIOR RISCO DE CONTAMINAÇÃO PELO HIV, JÁ QUE AS MULHERES SÃO 'PASSIVAS' NUMA RELAÇÃO SEXUAL.

Felizmente o ser humano não nasce 'preconceituoso', mas infelizmente torna-se 'preconceituoso' ao longo dos anos, influenciado pela 'preconceituosa sociedade'. Alguns percebem o quanto estão sendo medíocres e injustos, até consigo mesmo, outros não. Porém observe que o 'preconceituoso' sempre age 'nas sombras', porque além disso também é covarde!!!

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Boa Tarde Alexandre, me expus a uma situação de risco "sem querer" onde o preservativo estourou em uma penetração anal, imediatamente tirei... claro que servir para eu ficar encanado, não sei a sorologia da menina, me falou que era negativa, mas... acabei de receber um exame feito com 44 dias(enzimaimunoensaio - terceira geração) pelo que eu li em seus posts sobre janela nos exames de terceira geração eu estaria praticamente livre de ter contraido o virus, o que você acha???
Desde Já Agradeço
Junior

Anônimo disse...

Olá Alexandre, td bem??Meu nome é Rafael e gostaria de parabenizar pelo conteudo do seu blog...eu li os tópicos acima sobre a geração dos testes para HIV e queria tirar uma dúvida...Tive uma relação de risco no inicio de fev2010; fiz um teste após 40 e 60 dias e ambos deram não reagente para HIV...minha pergunta é: com esses resultados eu já posso ficar sossegado em elação ao HIV, haja vista eu não ter mais nenhuma situação de risco durante este tempo??? o resultado mostra que o laborat. utilizou o método de quimiluminiscencia(acho que é isso)e os antigenos p24 e p36 p/ detectar o vírus... por um acaso este teste é de quarta geração???
Fico aguardando a resposta e desde já obrigado.

Anônimo disse...

Ola Alexandre, é o Juliano

Fiquei muito contente ao ver que vc voltou com tudo para seu Blog. Isso quer dizer que mais uma vez vc marcou outro gol. Parabéns.
Eu vou aqui, como tantas afastando de vez meu fantasmas. As vezes desconfiando que tenho HIV, mesmo tendo um teste rápido de 60 dias, mesmo sabendo que 95% das pessoas soroconvertem em 30 dias (todo ser humano nesta situação tem a tendência de se apegar nas possibilidades menores, pois estão abalados emocionalmente) e as vezes soltando um suspiro de alivio pois meu resultado se mostra ao contrario do que as vezes sinto, ou acho que estou sentindo. Mas fazer oque? É como se eu lutasse para ter algo que me punisse pelo erro (adultério) ou que fizesse que as pessoas me vissem como coitado. Mas para não perder o custume ai vai uma pergunta:
Levando em considerção que tenho um teste rápido do tipo Rapid Check de 60 dias, será normal eu ainda ter errupções cutâneas passageiras do tipo urticária?
Isso não pode ser um sinal da fase assintomática, ou seja, as tais desordens cutâneas?
Obrigado pela paciência e pelo carinho que me responde.

Alexandre disse...

Olá Junior...Na verdade o seu 'risco' foi bem pequeno para o HIV e seria mais provável para contaminação por DST, claro se a menina fosse portadora de alguma, inclusive lembre-se que as mulheres é que correm mais risco nas relações sexuais, pois são as PASSIVAS.
Como você fez um teste após 44 dias de 3ª geração e se não correu novo risco neste período, o resultado é totalmente confiável PARA O HIV, portanto procure ajuda médica para 'descartar' as outras DST ok?
---------------------------------

Olá Rafael...Como comentei acima, você também pode ficar tranquilo quanto ao resultado do seus testes, inclusive porque são de 4ª geração, TODOS DERAM NÃO REAGENTES(NEGATIVOS)E REALIZADOS COM JANELA SUFICIENTE ATÉ PARA TESTE DE 3ª GERAÇÃO.
Da mesma forma procure ajuda médica para 'descartar' as outras DST e desencane do HIV.

----------------------------------

Olá Juliano...Obrigadso sempre pela sua amizade e palavras de incentivo.
Meu amigo, a tão famosa fase aguda, a qual não é uma regra, até porque este seu amigo aqui nunca passou por ela E SENDO SORO+, quando acontece dura "no máximo 30 dias", portanto em você já é descartada aqui, pois como você mesmo disse já se passaram 60 dias.
Quanto a fase assintomática PARA QUEM COMPROVADAMENTE É PORTADOR DO HIV, a palavra já diz tudo..."ASSINTOMÁTICA"...ou seja 'SEM SINTOMAS', portanto aqui você também já está descartado. Sugiro que você se consulte com um(a) dermatologista e saiba as causas desses seus problemas de pele, se é que existem ok?
---------------------------------
Um grande abraço à todos,

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre, estava lendo seu blog e achei muito interessante,parabens. Mas como voce disse ser hiv+, resolvi lhe escrever pois acho que você pode muito me ajudar, pois fiz o elisa nao sei que geraçao mas deu positivo, agora o medico me mandou procurar um infectologista,para fazer mais exames pra confirmar , como o west blond, até ai quase tudo bem , mas sou casado ,e contei tudo a minha esposa entao ela fez o elisa e deu negativo.É claro estou muito feliz por ela ,mas ai ficou a duvida, posso confiar no exame dela? pois sempre fizemos sexo sem camisinha.A respeito da janela imunologica ja´sao 20 anos fazendo sexo sem camisinha com ela, e por encriveu que pareça se contrai hiv, foi numa relaçao com camisinha, onde a mesma furou, até entao nunca tinha acontecido e este fato tem mais de 2 anos.Alexandre por favor me dê uma noçao pos você ja convive com isto a mais tempo.outra coisa dá pra se viver bem com o hiv? caso meu caso se confirme sera que darei conta de tomar estes remedios?,existe uma dieta pra fortalecer o sistema imunologico? estou te fazendo estas perguntas apesar de ainda nao ter sido confimado a positividade de meu caso,peço a deus todos os dias que seja um resultado falso positivo.porém me previnindo pro pior. antecipadamente meu muito obrigado:carlos

Anônimo disse...

Alexandre.

Me tira uma duvida:

Qual a diferença de um exame tradicional feito em laboratório e um exame de teste rápido feito nos CTA (rapid check de 15 minutos).
E o exame de teste rápido já da resultado definitivo com janela de 60 dias? Por que estou com esta janela de 60 dias e pensando em fazer o Teste Rapido no CTA.

Abraços

Jonathan

Alexandre disse...

Jonathan...Leia a postagem inteira com atenção que na mesma é citada a diferença ok?
Sugiro que você faça um teste 'convencional' de 3ª ou 4ª geração, que lhe dará um resultado definitivo com esta janela de 60 dias e você desencana de vez.
Abraços.

Alexandre

Alexandre disse...

Carlos...O procedimento é esse mesmo quando o teste Elisa da um resultado positivo. Agora é imprecindível que você faça o teste de confirmação(WB), para que 'confirmado' o resultado, você passe a fazer os procedimentos de rotina, monitoramento, exames e tratamento do HIV. Isso com o tempo você se acostuma e conversando sempre com seu infectologista, verá que ter hiv não é 'o bicho de sete cabeças' que muitos pregam por aí. É dificil? Claro que é, mas qual doença não tráz dificuldades? Enfrentando de frente e sem se deixar dominar por ela, qualquer um de nós pode conviver com a mesma. Caso se confirme, posso lhe mostrar com 'certeza' a minha convivência com o hiv e com a medicação, que tomo desde quando soube ser soro+ e já se passaram mais de 15 anos. O hiv não priva ninguém de nada e você levando uma vida saudável, só lembrará que o tem quando tiver que tomar a medicação, isso se for necessário, inclusive e caso se confirme, um(a) nutricionista poderá lhe ajudar no que se refere a alimentação.
Não se espante com o caso de sua esposa. Existem alguns casos no mundo onde uma pessoa é soro+ (sem saber), se relaciona com uma outra soro- e não acontece a contaminação. Como explicar? Nem a medicina e nem os cientistas ainda tem essa explicação, mas acontece...RARAMENTE.
Nestes casos É ACONSELHÁVEL QUE O(A) PARCEIRO(A) QUE NÃO FOI CONTAMINADO, REFAÇA OS TESTES COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO, ATÉ QUE ESTE PROFISSIONAL DÊ SUA PALAVRA FINAL QUE NÃO HOUVE MESMO A CONTAMINAÇÃO, ATRAVÉS DOS TESTES, CLARO.
Aproveite e converse com um infectologista a respeito, de preferência acompanhado de sua esposa, para ambos ficarem cientes do que será necessário ok?
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre, é o Juliano.

Vi sua respostas para o Jonatan e fiquei encucado.

Eu fiz exame de teste rápido com 60 dias que deu negativo.
Vc acha melhor eu fazer um de teste convencional?

Anônimo disse...

Parabéns pelo Trabalho alexandre, li no site do Ministerio da Saude o Seguinte:

Como muitas pessoas passam anos sem apresentar sintoma algum, faça o teste sempre que passar por uma situação de risco. O indicado é esperar, pelo menos, um mês após essa possível exposição ao vírus. Esse é o tempo que o organismo leva para produzir anticorpos suficientes que possam ser detectados nos testes de laboratório

http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS2925639EPTBRIE.htm

Os 60 dias seriam uma margem de segurança??? o que vocÊ pensa Disso

TALES

Alexandre disse...

Juliano...vou lhe responder com outra pergunta ok?...VOCÊ ESTÁ CONVENCIDO DO RESULTADO NEGATIVO DO TESTE RÁPIDO QUE FEZ?
NÃO!!!
Então é melhor fazer o 'convencional' para se convencer de uma vez, pois tenho certeza absoluta que tanto você como os demais NÃO ACREDITAM NOS TESTES RÁPIDOS...na verdade nem nos convencionais. Se acreditassem não ficariam repetindo os mesmos. Não estou sendo ríspido, mas perceba que vocês sempre procuram 'algo' para justificar suas descrenças!!!
Sempre faço uma sugestão às pessoas que se enquadram nessa atitude...procurem ajuda psicológica após a realização dos testes, para se livrar do HIV PSICOLÓGICO!!!
Abraços,

Alexandre

Alexandre disse...

Tales...Aqui mesmo já dei essa resposta e várias vezes, mas vou resumi-la...Na minha opinião baseada no que afirmam A CIÊNCIA E A MEDICINA, e com os testes a cada dia mais confiáveis e de alta tecnologia, acredito totalmente nos resultados de todos eles com 30 dias de janela!!!
Lembrando que 'apenas nos casos e situações RARAS' é que a repetição dos testes necessitam de uma maior atenção. Isso é o que penso.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Entendo Alexandre, é que como a janela foi de 6 meses, até 1 ano, fica dificil nos convencermos que 4 a 8 semanas podemos confiar no exame.. mo laboratorio o bioquimico me falou em fazer um pcr já que não me convencia que um exame com 42 dias e sendo de terceira geração deveria ser diagnosticado corretamente.

Muito Obrigado e sabias palavras...
Até mais, sucesso amigão
TALES

Anônimo disse...

Vc tem razão quanto ao HIV psicológico. Mas confesso que hoje não tenho mais o medo que tinha.
E vc nunca será rispido ao ponto de me ofender. Pois quando te chamo de amigo, apesar de nunca ter te visto, é por que te considero como tal. A duvida é só uma: Vc, como meu amigo, faria o exame convencional, ou se convenceria do teste rápido?

Abraços.

PS: Peço que não ecomonize em palavras. Pois prefiro que seja sincero. E quanto ao psicologo já irei a um clínico para encaminhamento.

Juliano

Alexandre disse...

Juliano...Veja bem, eu fiz o meu teste a mais de 15 anos atrás, quando nem mesmo se falava em GERAÇÕES dos testes, E ACREDITEI, ME CONVENCI...JÁ IMAGINOU SE EU NÃO ACREDITASSE?
Como seu amigo eu SUGIRO QUE VOCÊ FAÇA O TESTE CONVENCIONAL, DE PREFERÊNCIA UM DE 4ª GERAÇÃO, pois o rápido você já fez. Com o resultado desse teste nas mãos você terá de se esforçar para livrar-se dessa idéia obcecada, para o seu próprio bem e para o bem daquelas pessoas que você ama. A questão não é o que eu faria, MAS O QUE VOCÊ TEM DE FAZER para voltar a viver a sua vida, ok?
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Entendi.

E é bem provavel que eu faça o de 4 geração, pois dia 27 de abril tenho infectologista marcado. Pra tirar duvidas pertinentes e aconselhamento em fazer ou não o teste de 4 geração.
Mas a duvida sempre fica por que o problema provavelmente é outro, como vc bem sabe, pois acompanha minha historia nos minimos detalhes.
Porem a duvida é: Tecnicamente, sem levar em conta o fator psicológico, qual a necesidade de fazer um teste convencional de 4 geração? Qual a diferença de confiabilidade entre um e outro, levando em conta a janela de 60 dias? (A mesma certeza que vc tem de dar negativo eu tb tenho, as vezes rsrsrsrsrsrs)

Juliano

Anônimo disse...

Ola Alexandre, parabéns pelo blog, ótimas informações, foi só aqui que encontrei paz lendo sobre janela imunologica. O que o seu infectologista fala sobre janela imunologica??? 3(tres) meses não eram as janelas de exames mais antigos??? porque tanta divergência?? 6(seis) semanas não seriam tempo suficiente para anticorpos em qualquer exame atual de terceira e quarta geração?? obrigago pela Paciência

Silvio

Alexandre disse...

Juliano...Aproveite esta consulta e converse com ele SOBRE TUDO o que você tem conversado comigo, pois sendo ele UM PROFISSIONAL, as suas palavras e explicações serão de quem realmente ENTENDE DO ASSUNTO, o que certamente lhe deixará mais bem informado e CONVENCIDO sobre suas dúvidas.
Meu amigo NÃO TEM JEITO DE NÃO LEVAR EM CONTA O FATOR PSICOLÓGICO, pois é ELE quem está comandando todas as suas dúvidas e preocupações. Por isso é que eu sugeri que você faça um teste de 4ª geração, antes que sejam lançados os de 5ª, 6ª e assim por diante...pois quando isso acontecer PSICOLOGICAMENTE VOCÊ E OS DEMAIS SOMENTE ACREDITARÃO NOS RESULTADOS DOS MAIS ATUAIS...antes de aparecerem outros...entendeu?
Como eu já disse aqui várias vezes à todos(as)...EU CONFIO PLENAMENTE EM TODOS OS TESTES...essa é a questão, ou seja...EU ACREDITO...MAS VOCÊS...

Um abraço,

Alexandre

----------------------------------

Silvio...Obrigado pela confiança.
Com toda a sinceridade eu não considero que haja divergência a respeito de janela imunológica. Tanto que esta postagem que publiquei está de acôrdo com o que afirmam a MEDICINA E A CIÊNCIA, INCLUSIVE OS INFECOLOGISTAS.
O que vejo é que as divergências nascem em informações desencontradas e desatualizadas, de sites, revistas, jornais, profissionais, etc., que não acompanham os avanços da MEDICINA, CIÊNCIA E TECONOLOGIA.
Essas má informações quando encontradas por quem está APAVORADO pela idéia de ter contraído o HIV, acabam tornando-se os motivos principais para Inclusive as pessoas colocarem dúvida em tudo e não acreditarem em nada. Isso é explicado por psicólogos e psiquiatras.
Fazendo uma brincadeira...você já deve ter visto como surgem as 'fofocas'...no início é bem pequena, mas cada um que ouve aumenta um pouco e conta a sua maneira...e o que acontece?
é mais ou menos isso!!!
Repito, esta postagem está de acordo com pelo menos 03 entidades SÉRIAS E COM O QUE AFIRMAM A CIÊNCIA, A MEDICINA E A TECONOLOGIA, nas quais EU ACREDITO TOTALMENTE, inclusive porque a matéria é completa e rica em detalhes que TODOS NÓS LEIGOS podemos entender, e para mim NÃO EXISTE DÚVIDA ALGUMA.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Olá Amigo Alexandre....
Como está em Santos muito frio?

Hj passo aqui para dar-te um abraço, desejar força, sempre força.

Deus te abençoe, te proteja e de força para contiunuar com o lindo trabalho que vc faz.

Abraços.


Juliano

Alexandre disse...

Olá Juliano...Por aqui na cidade mais linda do Mundoooo (bairrista eu?)...o tempo está digamos 'indeciso'...ora chove, ora faz sol, mas a temperatura está bem agradável.
Obrigado pela lembrança e pelas palavras de incentivo e apoio.
Um abração meu amigo.

Alexandre

Anônimo disse...

Bom dia alexandre,

so lucas tudo bem? uma dúvida, fiz ate agora dois exames para hiv.

- anti hiv 1/2 e teste rápido - 30 dias - negativo
- teste rápido - 60 dias - negativo

O ministerio da saude recomenda fazer com 30,60 e 90 dias apos o risco. ja fiz com 30 e 60, ...esaa semana ia fazer com 90 dias, mas tomei a vacina pra gripe h1n1, vi comentarios da anvisa que diz que pode causar falso positivo nos exames em algusn casos, pois o exame é sensivel, e pode nao diferenciar os anticorpos.
quero evitar mais motivos para preocupação, e vou evitar de fazer esse exame agora.estou muito ansioso.

vc acha que esses exames que fiz já são confiaveis.. sera que posso desencanar dessa ideia de hiv?

Alexandre disse...

LUCAS...30 dias NEGATIVO, 60 dias NEGATIVO. Para desencanar de vez você quer fazer o teste de 90 dias, o qual certamente terá o mesmo resultado, NEGATIVO.
Você deveria ficar preocupado se os testes tivessem dado POSITIVO ou pelo menos INDETERMINADOS. Os seus exames efetuados são totalmente confiáveis e não há motivos para ficar na dúvida. Aguarde um pouco mais de tempo, faça novo teste, receba o mesmo resultado e livre-se de vez dessa preocupação.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Alexandre,

Só agora reparei na data 18 de abril de 2008 postada na página inicial de seu Blog.

Por que vc colocou esta data em específico? Pergunto pq dia 17/04 é meu anioversário a 36 anos(rsrsrsrsrs).
Pode ser coincidência apesar de não acreditar em tal coisa.

Alexandre disse...

Anônimo...17/04/08 é o dia que este blog foi criado...só uma coincidência mesmo.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Bom Dia Alexandre, Parabéns pelo trabalho e que DEUS TE ABENÇOE todos os DIAS... Vou orar por você e todas as pessoas que são SORO+ e para que os cientistas encontrem o mais breve possivel a cura para o HIV.

TENHO Sérios Problemas, apos passar uma situação de risco, entrei na nóia de achar que adquiri hiv, sinti todos os sintomas possiveis... pra acalmar minha ansiedade comecei a fazer exames desenfreadamente... segue:
6 Dias: ELETROQUIMIOLUMINESCENCIA(negativo)
20 Dias:IMUNOCROMATOGRAFICO (negativo)
28 Dias: IMUNOCROMATOGRAFICO
(NEGATIVO)
34 Dias: Enzimaimunoensaio 3ª Ger.
(Negativo)
43 Dias: Enzimaimunoensaio 3ª Ger.(negativo)

Preciso Fazer um de 4ª Geração???

Levando em consideração que sinto sintomas desde o sexto dia até hoje (49) dia, se meus sintomas foram precoces, já não deveriam ter surgidos anticorpos?? afinal ele não ficou muito tempo incubado.

Até, Obrigado
RODRIGO

Anônimo disse...

bom Dia Alexandre, Você conhece o Laboratório Silveira que Anuncia no rodapé do Seu Blog??? pois foi lá que eu fiz meu exame anti-hiv

att

Junior

Alexandre disse...

Rodrigo...Obrigado pelo apoio e confiança.
Você mesmo já 'captou' o seu maior problema..."ENTREI NA NÓIA"!!!
Veja bem, sintomas não são PROVAS de que uma pessoa adquiriu determinada doença. Em se tratando de HIV, os sintomas são inespecíficos, e por que?
Por que se assemelham a muitas outras doenças!
Portanto, A UNICA MANEIRA DE SABER SE TEMOS OU NÃO HIV É REALIZANDO OS TESTES ESPECÍFICOS PARA O HIV!
Seu ultimo teste foi feito após 43 dias do 'suposto risco' e mesmo sendo de 3ª geração, o resultado já é confiável, desde que você não tenha tido novo risco durante esse período.
Acredito que você é mais um, de muitos, que não ACREDITAM nos testes, porém TEM DE ACREDITAR, AFINAL SOMENTE ELES PODEM LHE DAR A RESPOSTA QUE VOCÊ PRECISA...NEGATIVO OU POSITIVO...NO SEU CASO NEGATIVO!
Se você preferir, faça o teste de 4ª geração, porém após o resultado que deverá ser o mesmo (NEGATIVO), acredite finalmente, esqueça o hiv, mas nunca mais esqueça da camisinha em todas as suas relações sexuais.
Um abraço,

Alexandre

---------------------------------


Junior...Estes anúncios que são veiculados no blog, são feitos 'aleatóriamente' pelo Google(ad-sense), portanto não sou eu que os 'escolho'. Mas vale lembrar que para ser DILVULGADA PELO GOOGLE, uma empresa deve ser no mínimo idônea.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Obrigado Pelas Palavras de Apoio e conforto... Estou passando um momento de muita ansiedade, achando que a qualquer momento o meu resultado vai dar REAGENTE, porém li no AIDSPORTUGAL.com que muitos especialistas afirmam que um exame de 3ª geração as 6 semanas da uma fiabilidade de praticamente 100%, salvo casos rarissimos.... o problema é que esses rarissimos casos podem ser os da gente... acredito que já deveria dar positivo, se realmente eu estivesse infectado, afinal não BEBO e não FUMO, não tenho nehuma doença crônica... marquei consulta com psicologos.

Valeu
Rodrigo

Anônimo disse...

Boa Tarde Alexandre, Quem fala é o PEDRO de PORTO ALEGRE.
Nas suas postagens Sobre Janela imunologica você coloca que exames de terceira geração vão de 3 Semanas(21 dias) a 6 Semanas (42 Dias) ou 2 Semanas (14 Dias) à 8 Semanas (56 dias) com média de 25 dias, Você se acalmaria com REsultado Negativo com Exatas 6 Semanas(42 dias) pois não Tive Condições Psicológicas de Esperar os 60 dias e muito menos 3 meses, o que você acha desse período com que fiz o exame, sei que tenho que fazer um exame confirmatório, mas gostaria de ter bons motivos para voltar a sorrir...

Abraços e que DEUS o ABENÇOE

Alexandre disse...

PEDRO...Só uma correção, apesar das postagens estarem no meu blog, AS INFORMAÇÕES DIVULGADAS SÃO DA CIÊNCIA, DA MEDICINA E DA TECNOLOGIA, nas quais eu não vou cansar de repetir QUE CONFIO PLENAMENTE.
Feita a correção, sua resposta é SIM, EU ME ACALMARIA E ME TRANQUILIZARIA com um teste feito após 42 dias de 3ª geração.
Na verdade eu ficaria preocupado se o resultado fosse POSITIVO, o que não é o seu caso.
Não sei o que você pensa sobre motivos para sorrir, mas eu apenas e tão somente por poder usufruir da VIDA ( mesmo lotada de obstáculos ) nunca deixo de sorrir!
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Boa Noite Alexandre, Pedro Novamente, gostaria de Pedir-lhe desculpas pela minha postagem, Me expressei errado no sentido de motivos para sorrir, Gostaria que você me entendesse, Não quis dizer que todo HIV+ é infeliz...

Sinceras Desculpas!!!!!
Boa Noite e Tudo de BOM!
PEDRO

Alexandre disse...

Pedro, eu entendi e fique sossegado.
Abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Olá Alexandre! Sou o Filipe e moro em Portugal. Espero que esteja tudo bem consigo. Estou bastante alterado psicologicamente e confesso que nao sei bem o que fazer. Tive uma relação sexual com preservativo e penetração. Mas após a penetração, e no mesmo preservativo, a minha parceira masturbou-me com o preservativo posto e depois sem presertavivo. Tendo em conta que ela tinha fluídos vaginais na mão dela e que entraram em contacto com o meu penis, ja contactei diversas entidades nacionais, por telefone, que me aconselharam a realizar os testes. Isto foi há uma semana e estou deseperado, até porque já comecei e a ter sintomas (suor, dor de barriga, fadiga) poucos dias após a relação. Que devo fazer e esperar, além dos testes?
um Abraço forte para si!

Alexandre disse...

Felipe...No começo da sua mensagem você já disse tudo...ESTOU BASTANTE ALTERADO PSICOLÓGICAMENTE!
Pense comigo...sua relação com penetração foi feita usando camisinha, portanto chances ZERO DE CONTAMINAÇÃO PELO HIV.
Sua preocupação está na masturbação feita pela sua parceira após o ato. Dessa forma (masturbação) as chances de contaminação pelo HIV são MÍNIMAS E SÓ PODERIA ACONTECER SE AMBOS ( VOCÊ E A PARCEIRA) TROCASSEM FLUIDOS ( ESPERMA, VAGINAIS E SANGUE ) EM GRANDE QUANTIDADE E HOUVESSE CONTATO COM A CORRENTE SANGUÍNEA, COMO POR EXEMPLO, NA EXISTÊNCIA DE FERIDAS ABERTAS NO PÊNIS E VAGINA!
LEMBRANDO SEMPRE QUE PARA HAVER A CONTAMINAÇÃO PELO HIV/DST, "OBRIGATÓRIAMENTE" A(O) PARCEIRA(O) TEM DE SER PORTADOR!!!
Dessa forma que você descreve AS CHANCES MAIORES SÃO DE CONTAMINAÇÃO POR OUTRAS DST, GONORRÉIA, HERPES, HEPATITE POR EXEMPLO!
Os sintomas que você está sentindo nada tem a ver com infecção pelo HIV E NEM POR DST, na verdade estão sendo causados pelo seu estado de desespero exagerado.
Como você está totalmente abalado, procure um médico ( urologista/infectologista), relate o ocorrido e siga as suas orientações. Certamente você verá o quanto está exagerando, ok?
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Bom dia Alexandre. Sinceramente toda vez que abro seu blog e vejo que vc esta a todo vapor eu fico feliz por vc meu amigo (só sinto falta de nossa trocas de e-mail).
Mas não vou me privar de duas coisas, de um elogio e de uma pergunta.
Primeiro o elogio. Não sei se já te disse isso, mas se sim vou repetir... Parabéns por achar forças para ajudar as pessoas aflitas e por fazer desta missão um de seus motivos de viver (e mande uma abraço pra sua supermãe).
Depois a pergunta. Sei que vc não é especialista, mas pelo seus conhecimentos de pesquisa vc pode me ajudar.
Já te falei que sou casado, e pensando na hipotese de eu ter passado o virus para minha esposa, posso me reinfectar tendo relações com ela e depois apresentar infecção aguda?

Num fica achando que é paranoia minha, é só uma duvida.

Abração, Juliano

Anônimo disse...

De Filipe. Muito obrigado Alexandre. Deu-me bastante força. Vou fazer o exame de quarta geração daqui a uns 15 dias. Até lá, sei que vou estar sempre preocupado. DST deve ser porque estou urinando desde então, ja lá vai uma semana. Abraço

Anônimo disse...

Ola Alexandre, minha situação é igual ao do Amigo Português, à 10 dias tive uma relação de risco, estou muito angustiado e ansioso, liguei para todos os laboratórios da minha cidade, e não achei o teste de 4ª geração(elisa), só os de terceira geração, não vou aguentar esperar 3 meses para fazer o teste, o que você me sugere, faria um teste agora???

desde já agradeço,
Ruan

Anônimo disse...

Ruan de novo, sei que não devo me apegar a sintomas pois o que mando é o resultado, mas tenho uma coceira no olho esquerdo, as veses arde...

Será indicio de algo??

Alexandre disse...

Boa tarde Juliano, você sabe o que este blog significa para mim e fico feliz quando recebo apoio e confiança, obrigado.
Quanto aos e-mails, ora, ora, mande que eu respondo rsrsrsrs.
Acredite, essa força também vem de vocês que acreditam na minha intenção e saiba que o abraço será enviado para minha 'musa inspiradora'.
Essa sua pergunta é típica né meu amigo rsrsrs, mas vamos lá...SE você tivesse infectado sua esposa, o vírus hiv DE AMBOS seria do mesmo tipo, portanto não haveria reinfecção, talvez o que 'pudesse' ocorrer seria o fortalecimento do mesmo, tornando-o mais resistente (potente). A infecção (fase) aguda SOMENTE acontece 1 vez, quando da efetiva contaminação pelo HIV e não é uma regra, pois nem todas as pessoas a apresentam, como eu por exemplo.
Essa 'hipótese' é na verdade somente um hipótese para que você 'ache' mais justificativas que alimentem as suas dúvidas.
Mais uma vez eu sugiro que você procure se consultar com um médico, de preferência um infectologista e relate tudo a ele, tudo mesmo. Depois ouça sua explicações e orientações que com toda a certeza você dará um passo enorme para se livrar dessa hipnose pelo hiv, pois a cada dia fico mais convencido que você só tem o hiv na sua mente!
Um abraço,

Alexandre

---------------------------------

Filipe, faça isso e também se consulte com um médico para descartar as outras dst.
Abraços,

Alexandre

---------------------------------

Ruan...você não precisa esperar 3 meses, aguarde mais 20 dias quando se completa 30 e faça o teste de 3ª geração, cujo resultado já será confiável. Após isso para sua total tranquilidade faça o de 4ª geração, pois você como a maioria não ficará seguro com apenas um teste, ok? Quanto ao 'sintoma' que você relata, pense bem......pensou?
Com toda a certeza e mesmo sendo leigo como eu, você sabe que não tem nada a ver com hiv, certo?
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

bom dia alexandre,

É o Lucas de novo (postado ultimo 11/04).....pesquisando sobre o assunto, achei isso no wikipedia, referindo o resumo da biografia do cazuza..tem um trecho que me deixou confuso, por isso duvido as vezes do exame. Mesmo tendo feito em uma janela confivael de 60 dias.

o que vc acha sobre esse trecho? pode ter ocorrido um falso negativo? Vendo o que esta escrito é quase certeza q ele ja tava com hiv desde 1985 e até menos, pois 1987 ele já manifestou os sintomas da AIDS.


>>>>>Em agosto de 1985, Cazuza é internado para ser tratado por uma pneumonia. Cazuza exigiu fazer um teste de HIV, do qual o resultado foi negativo. A AIDS (doença da qual provavelmente sofria desde 1985) volta a se manifestar em 1987. Cazuza é internado com pneumonia, e um novo teste revela que o cantor é portador do vírus HIV.<<<<
Fonte: wikipedia

Alexandre disse...

Lucas...Você reparou NAS DATAS? 1985 E 1987!!!
Estamos em 2010...JÁ SE PASSARAM MAIS DE 25 ANOS!!!
Você está 'procurando' fatos para justificar a sua dúvida e nem está 'filtrando' esses fatos.
Se você não acredita noss testes que fez, procure um laboratório ou cta onde são realizados testes de ultima geração e refaça-o, porém e após o resultado do mesmo ou até agora mesmo, pense ...quantas pessoas desejariam estar no seu lugar, ou seja com testes NEGATIVOS DE HIV?
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Bom Dia Alexandre, Ontem Liguei para linha SIDA e a menina me falou que a Janela Máxima é de 60 Dias,(Não excluiu ninguém) interroguei sobre margem de segurança e ela me disse que existe uma margem de segurança neste Período, ou seja a soroconversão deve acontecer antes e 60 dias nos testes atuais já devem estar as soroconversões tardias, se não eles mantinham os 90 dias (não sou eu que falo,foi ela que deu a informação), porém eu mesmo com um elisa de 3ª geração aos 44 dias não tenho coragem de repetir o confirmatório aos 60 dias, o que fazer alexandre, Ajuda-me

Que DEUS te Abençoe Sempre!!!
Junior (já postei aqui) 8 de abril

Alexandre disse...

Bom Dia Junior...tanto o que lhe disse e o que a menina do SIDA também lhe disse, já deveriam tranquiliza-lo pois além do seu risco ter sido baixo, o teste já lhe mostrou que não houve contaminação.
Pense bem, quem pode REALMENTE LHE AJUDAR É VOCÊ MESMO. Você tinha receio de ter se infectado e já sabe que não foi. Se você não acredita nos testes, talvez seja hora de procurar ajuda psicológica para SE LIVRAR DA HIPNOSE HIV, ou você prefere passar o resto da sua vida sendo DOMINADO POR ALGO QUE NÃO EXISTE EM VOCÊ?
A escolha é só sua...

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Oi Alexandre, eu sei que tenho que fazer o exame confirmatório, mas chegando perto da data fico nervoso e entimidado, sera que a probabilidade desse resultado mudar é grande??? To Buscando coragem em DEUS... Ee que ele te Abençoe sempre!!!!!!!!

Junior

Alexandre disse...

Junior...pense comigo...com testes já realizados E NEGATIVOS, qual é a maior PROBABILIDADE?
CERTAMENTE REPETIR-SE NEGATIVO!
Caso os testes anteriores tivessem como resultados, positivo, indeterminado ou outro qualquer, sua preocupação teria fundamento, MAS ESSE NÃO É SEU CASO!

Abraços

Anônimo disse...

Bom dia Alexandre por favor tire uma dúvida com 30 dias de janela pode -se fazer um teste rápido( aquele feito através da fita) que são realizados no cta, e ficar tranquilo, com o resultado negativo despreocupado mesmo tendo aparecido alguns sintomas como: gripe, dor de cabeça e dermatite e qual é a geração do teste rápido bio- manguinhos, sendo este teste rápido realizado nos cta e em quantos dias ele detecta os anticorpos após um suposto risco, desculpe pela extensão da pergunta e fique com Deus.

Alexandre disse...

Bom dia Anônimo...primeiro, você misturou os sintomas, ou seja, tudo o que você supostamente está sentindo ocorre quando temos GRIPE!
Em alguns ctas no Brasil os testes(todos) são de 3ª geração e em outros de 4ª geração, portanto essa resposta você pode obter no próprio local onde for se testar.
O teste que você se refere tem 99,7% de sensibilidade e já dá um resultado confiável após 30 dias e independente da geração.
Como pergunto aos demais...Você ficaria convencido com um teste rápido?
Esta é a questão, e sendo sua resposta não...faça o teste para dar uma 'desencanada' e depois refaça após 60 dias PARA QUE VOCÊ ACREDITE DEFINITIVAMENTE NO RESULTADO!
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Ola Alexandre! Sou o Filipe (postado a 13/04). Sei que não é médico mas queria a sua opinião sobre alguns sintomas que tenho sentido desde a minha situação de risco (há oito dias). É assim, três dias apos, estive com suores de noite e senti-me fraco, mal-disposto. Hoje, comecei a ter diarreia e dores de garganta. Ontem, levei com uma injecção contra a gonorreia.
Só gostava de saber se considera que os meus sintomas se enquadram com aqueles que circulam na Internet que assustam qualquer leigo. Grande abraço

Alexandre disse...

Olá Felipe, os sintomas que você descreve nada tem a ver com HIV. Da mesma forma que sugeri que você procura-se um urologista para descartar a possibilidade de DST, sugiro que você também procura um clínico geral para saber as razões dos seus supostos sintomas, que podem ter 'milhões' de causas, passando pelo emocional, gripe, etc.
Tanto você como os(as) demais se assustam com aquilo que pesquisam na net, porque 'deduzem' que tudo tem a ver com vocês, esquecendo que com uma simples consulta médica podem resolver todos os seu problemas.
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Obrigado Alexandre! Acho que já consultei toda a gente... E toda a gente tem-me dito que não devo preocupar-me. Mesmo assim, não tem sido fácil. Consultei um médico que me disse que deveria ser gonorreia. Levei logo com uma injecção. Mas confesso que fico melhor quando falo com as pessoas, inclusive consigo. Acho que a febre passou e já me sinto muito melhor, embora continue com diarreia. Também achei estranho que começasse a suar ao fim de 2/3 dias. De toda a maneira, acho que as pessoas não devem pesquisar sintomas na internet porque uma pessoa fica pior e o emocional mexe connosco. Um excelente resto de dia para si. De Filipe

Anônimo disse...

Bom Dia ALexandre, Tudo bem contigo?? é o Junior, parei bruscamente de buscar informações na internet, pois levava em consideração as que me faziam mal e as que faziam bem eu não acreditava, mas gostaria de uma informação se voce puder me ajudar:

A diferença de um Elisa de 4ª ger. para um de 3ª ger é a pesquisa do antigeno P24 correto?? a detecção de anticorpos no elisa de 4ª ger. se da antes de um elisa de 3ª ger.??

Alexandre disse...

Boa tarde Junior...o problema não é buscar 'informações', mas fazer das mesmas justificativas para se auto-diagnosticar e também dar 'atenção' àquelas informações e até opiniões desatualizadas e algumas de má fé. Acredite, é daí que nascem as dúvidas, pois se você e os(as) demais SOMENTE DAREM ATENÇÃO AS SÉRIAS E HONESTAS, as dúvidas não existem.
Um exemplo é sua pergunta "A diferença de um Elisa de 4ª ger. para um de 3ª ger é a pesquisa do antigeno P24 correto?? a detecção de anticorpos no elisa de 4ª ger. se da antes de um elisa de 3ª ger.??"
Você percebe que a resposta já está na própria pergunta?
Dê uma lida na postagem sobre a janela com muita atenção e se concentrando nos 'detalhes'. Aposto que você encontrará a resposta e não terá mais dúvida, combinado?
Abraços,

Alexandre

( OBS.: Eu poderia responder a sua pergunta, mas lhe pedi para ler a postagem propositadamente. Para que você e até os(as) demais enxergarem que as respostas 99% das vezes, já estão CLARAS nos sites SÉRIOS, HONESTOS E ATUALIZADOS, como estes que são fonte dessa postagem. O problema...REPITO...É DAR ATENÇÃO AOS SITES/FÓRUNS QUE TÊM INTENÇÕES DUVIDOSAS, SEJA DOS CRIADORES E ATÉ DE ALGUNS PARTICIPANTES. ESTES ULTIMOS OS PRINCIPAIS CAUSADORES DAS DISCÓRDIAS, DÚVIDAS E ATÉ TERRORISMOS!!!
FIQUEM ESPERTOS!!! )

Anônimo disse...

Bom dia Alexandre, quero parabeniza-lo pelo seu excelente blog.

estou meio confuso, talvez paranioco em relação infecção por hiv (devido a tantas informações discordantes q li na internet, principamente em relação a janela imulogica e infeccção aguda), li no blog, q vc é portador do virus e bem informado sobre o assunto, e por isso, preciso de sua ajuda.

Minha situação: tive uma relação de risco, na mesma semana comecei a pesquisar na internet sobre hiv (nao deveria), e vi a tal da infeccção aguda (sei q são sintomas inespecificos, q pode ocorrer com qualquer doença). Porem, 3 semanas depois do risco, tive vomito e diarreia, seguido mal estar (mal conseguia levantar da cama) (2 dias). Lembrei! infeccção aguda dura de 5 a 30 dias.
Nessa situação, o virus entra na sua mente, e fico pensando ate hj q aquele sintoma era devido ao HIV. Fui ao medico, me passou umas medicações, e fiz uns exames na hora, o hemograma. Estava Normal, nao tinha infecção nem contaminação no sangue, pelo menos naquele momento, isso com 21 dias apos ao risco, se eu tivesse na fase aguda, provavelmente acusaria uma infeccção no sangue. certo?....Porem, li em varios foruns q hemograma nao detecta o Hiv.(pq é um virus diferente).
Comecei ver sobre janela imunologia, dizia 3 meses. Penso q nao iria aguentar ate lá. Fiz um teste rápido q é tao confiavel quanto o convencional com 1 MES , deu negativo.

Duvidas:
- - vc acha o hemograma confiavel para detecção de hiv, se vc tiver na 'fase aguda'? (por ex. o exame acusar um virus no sangue, pode ser hiv ou não, ai sim teria q fazer o exame do hiv..concorda comigo?)
- - teste rapido com 1 mes (negativo), posso ficar tranquilo? mesmo a enfermeira do cta dizendo a janela é de 3 meses, q com 1 mes nao é confiavel.?

-- vc deve ter contatos com outros portadores de hiv...como a maioria das pessoas descobrem q tem hiv? (quando ja manisfesta o sintomas da aids? / num hemograma de rotina?

Agradeço a atenção alexandre, por ter lido e compreendido minha situação ate aqui, e ficaria agradecido se vc poder me passar uma informação positiva sobre o assunto

Q Deus de Abenções, e parabens pela sua PERSEVERANÇA

Abraços

Weber

Alexandre disse...

Boa noite Weber...vamos direto ao ponto :
Vc acha o hemograma confiavel para detecção de hiv, se vc tiver na 'fase aguda'?...NÃO!!! O HEMOGRAMA NÃO DETECTA A INFECÇÃO PELO HIV. SOMENTE O TESTE ESPECÍFICO É CAPAZ DE DETECTAR A CONTAMINAÇÃO PELO HIV!!!

Teste rapido com 1 mes (negativo), posso ficar tranquilo? mesmo a enfermeira do cta dizendo a janela é de 3 meses, q com 1 mes nao é confiavel.?...Se você não correu novo risco durante este período, se você não é usuário de drogas injetáveis, se você não é portador de uma doença grave e toma medicamentos contra a mesma...o teste rápido com 1 mês já é confável...MAS A MINHA PERGUNTA...VOCÊ ESTÁ CONVENCIDO E SEGURO QUE NÃO FOI CONTAMINADO? NÃO!!! Então sugiro que você procure fazer o teste 'convencional' de 4ª geração para sair da paranóia e se comvencer do resultado, que certamente será o mesmo NEGATIVO!!!
Como afirmo sempre aqui, não use a internet para auto-diagnóstico, não seja influenciado por tudo que lê na net e principalmente TENTE INTERPRETAR o que lê corretamente para não deduzir de forma distorcida as informações. OUVI DIZER ...deve sempre ser ignorado e em caso você não consiga se livrar da paranóia, procure um(a) médico(a), exponha todas as suas dúvidas e ouça suas explicações e orientações, ignorando completamente opiniões de leigos, pois somente os(as) médicos(as) tem conhecimento para lhe RESPONDER COM CERTEZA SOBRE SAÚDE!!!

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Olá Alexandre,
Após passar por uma consulta por conta de uma dor de garganta e ouvido, e manchas na pele, o médico desconfiou de algumas doenças entre elas a contaminação pelo vírus HIV. Naquele momento fique em pânico e pude lembrar que assim como quase que todos os internautas que escreveram nesse tópico, tinha passado por uma situação de risco (inicio de dezembro de 2009). Realizei os teste ao final do mesmo mês (totalizando um pouco menos de 30 dias). Por existir o período da janela também fiquei com muito medo, vivi 04 meses de muita angustia e DÙVIDA e por conta disso vivia como se já tivesse sido diagnosticado com o vírus. Procurei em quase todos os sites informações e somente AQUI encontrei informações e subsídio para que eu ficasse mais calmo e fosse fazer aquilo que tivesse que fazer: outro teste com confiança. Hoje peguei o resultado(+ de 90 dias após o contato) e novamente foi Não-Reagente. Agradeço pelo seu trabalho, por sua existência, entrei por diversos dias li e reli por muitas vezes todos os tópicos. Acredito que muito pior que viver com a doença é viver com o PRECONCEITO...
Forte abraço a tod@s que aqui participaram, comentaram q me permitiram ter tranqüilidade para fazer o certo. USEM CAMISINHA SEMPRE!!!

Anônimo disse...

Bom dia alexandre, é o weber.

Creio q me espressei mal em relação a detecção do hiv pelo hemograma, na verdade, o hemograma nao detecta nehum virus especificamente, e sim, se há ou nao infecção viral no sangue, acho que seja pela indicação de leucocitos / linfocitos. Ou seja, serve como auxilio para fechar diagnostico.

Por exemplo, se tive algum sintoma devido a fase aguda, o hemograma apontaria se há ou não infecção no sangue, e dependendo dos sintomas, ai sim, seria feito um exame especifico de hiv, caso haja suspeita.

Se o hemograma apontasse infecção viral, e teste de hiv desse positivo mesmo em 30 dias de janela. Diagnostico seria 99.9% de infecção por hiv.

Obs: durante a fase aguda (5 a 30 dias) o pico de viremia é muito alto, devido ao corpo nao ter produzido ainda resposta imune.(então, acho q é quase certeza q daria alteração no hemograma, ou não?), e em ralação a janela imunoloigica, tem logica dizer q com até 60 dias, já é suficiente para q o organismo produza anticorpos necessarios para detectar no exame.

Então Alexandre, essa é meu pensamento, que montei unindo as informações q retirei na internet, para ficar tranquilo.

Qual a sua opinião, em relação a isso? vc acha que hiv esta descartado na minha situação? posso ficar 100% tranquilo em relação a isso?

lembrando: hemograma 21 dias normal, e teste rapido 30 dias negativo

Abraços,

Weber

Anônimo disse...

oi Alexandre estou com paranoia eu fiz o teste do hiv e deu não reagente o elisa e o cromatografia tive uma relação de risco a 10 anos será que meu resultado e confirmatório por que sinto dor de garganta,dores nas pernas,nos braços e muita fraqueza e meus linfócitos T estão 45%.Fica com Deus e me der uma resposta eu li todas a suas respostas creio que Deus está com todos que acreti nele e que Deus vai dar a inteligência para a cura dessa aids e muitas outras...

Anônimo disse...

Boa noite ,

vc saberia qual a geração dos testes anti hiv 1/2 do Ministerio da saude?
fiz numa janela de 33 dias. Qtos % vc acha q estou livre p/ esquecer de vez o hiv.?

Anônimo disse...

Alexandre o GRANDE!!!! Passando para prestigiar o blog e desejar a você um ótimo final de semana, muita PAZ, SAUDE e FELICIDADE...

PEDRO DE PORTO ALEGRE
(no aguardo do derradeiro teste)

Alexandre disse...

Anônimo 1...Obrigado pelo seu comentário e pelas palavras de apoio e confiança.
Um grande abraço,

Alexandre

----------------------------------

Boa noite Weber...resumindo o hemograma mostra ao médico(a) se existe alguma alteração no sangue, o que pode ou não indicar a possibilidade de alguma infecção. Porém mesmo que este exame aponte alguma 'irregularidade', o(a) médico(a) partirá para exames específicos para investigar as causas e uma possível doença, vírus, etc.
Quanto a janela não é uma questão de lógica mas de CIÊNCIA, ESTUDOS E PESQUISAS PARA SE CHEGAR AOS CONSENSOS ATUALIZADOS.
Sobre a sua situação, já lhe dei essa resposta e volto a lhe perguntar...VOCÊ ESTÁ CONVENCIDO???
Um 'sintoma' que você não está convencido é a maneira como você está tentando encontrar na net, justificativas para ficar ainda mais na dúvida e fazendo deduções a sua maneira.
Volto também a repetir...procure um(a) médico(a), de preferência urologista ou infectologista. Coloque tudo o que você está colocando aqui e veja qual serão as respostas. Essa é a maneira 'correta' de tirar dúvidas sobre saúde...com quem 'realmente' tem conhecimento 'real' para tanto!!!
Abraços,

Alexandre

----------------------------------
Anônimo 2...você já respondeu :

"estou com paranoia eu fiz o teste do hiv e deu não reagente o elisa e o cromatografia tive uma relação de risco a 10 anos será que meu resultado e confirmatório"...

Sugiro que você procure ajuda psicológica, pois DUVIDAR DO TESTE COM UMA JANELA DE 10 ANOS, sinceramente indica que você realmente tem um problema e grave...PSICOLÓGICO/EMOCIONAL...busque esta ajuda, ok?

Abraços,

Alexandre

-----------------------------------

Anônimo 3...Em alguns cta's o teste é de 4ª geração e em outros de 3ª, portanto procure esta informação no cta onde você realizou o teste. Conforme já dito por aqui, os testes de 3ª geração já dão um resultado confiável em 30 dias, mas lhe pergunto o mesmo que perguntei ao amigo acima...VOCÊ ESTÁ CONVENCIDO? Se não está refaça-o para se convencer!

Abraços,

Alexandre

--------------------------------

Boa noite Pedro...obrigado pela visita e pela lembrança...um ótima semana para você e para os(as) Gauchos(as).

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

é, realmente nao estou 100% convencido com 33 dias, será q com 60 dias o exame já é pelo menos 99%confiavel?

Alexandre disse...

Na minha opinião (de leigo)...definitivo 100%.

Abraços

José Ronaldo disse...

Caro Alexandre, parabens pelo blog e pela ajuda que presta a comunidade.

Passei por uma situação de risco e depois de algumas semanas passei mal com varios sintomas que considero de ordem psicologica, mas que abalaram bastante. Busquei muita ajuda de profissionais da saude alem de orientação, as vezes contraditorias quanto a janela imunologica, até que meu medico as 55 dias me receitou um exame hiv. O exame realizado foi o eletroquimioluminiscencia de 3 geração, nao sabia nem que existia essas gerações, no entanto, vendo algusn sites descobri os de quarta geração. O medico me disse para ficar tranquilo quanto ao exame que este me acalmaria, mas me falou de casos até com seis meses, mas que eu nao deveria me preocupar. Ligue no laborario onde realizei os exames e a biomedica que realizou os exames me disse como falei anteriormente que era de terceira geração mas que eu nao deveria me preocupar pois eu havia respeitado a janela e o indice do meu exame0,170 e que deveria ser inferior a 1,0 estava muito baixo e que eu nao precisaria realizar outro exame e que este era definitivo e dando 100%. Fiquei feliz com a informação, li sobre as janelas no teu site, mais sempre resta uma pontinha de duvida qur esta diminuindo com o tempo. Gostaria de agradecer pela ajuda pois li todos dos depoimentos e respostas no teu site e elas me confortaram bastante.Hoje espero estar com com razao em relaçao a estes prazo de 55 dias pois estou descartando de uma vez este assunto da minha cabeça e e pretendo levar ,minha vida normalmente.

Att. Jose Ronaldo

Alexandre disse...

José Ronaldo, obrigado pela confiança e pelo seu comentário que certamente poderá servir aos demais. Acredito totalmente que você não tem hiv, pois independente da geração dos testes o resultado é confiável, inclusive até os profissionais que você consultou também tem essa opinião.
Esqueça o hiv mas nunca mais esqueça da camisinha em todas as relações sexuais.
Um abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

Realmente com janela de 60 dias deve ser definitivo....fiz com
33 dias. e vou aguardar dar 60 dias p/ fazer outro....to pensando em fazer o teste rapido, devido a rapidez do diagnostico , já que o teste convencional geralmente sai em 20 a 30 dias, na sua opinião o teste rapido é tao confivael quanto o convencional? (isso é o q diz a literatura)

Alexandre disse...

Anônimo...os testes rápidos tem a mesma confiabilidade dos tradicionais, é a minha opinião e da ciência/medicina também.

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

e a i alexandre, eu tive uma relação sem camisnha com uma menina uma unica vez, dias depois fiquei sabendo que ela era soro positivo, e reamente ela é soro positivo a sete anos, 13 dias depois da relação fiz um exame de carga viral e o resultado foi não detectavel com sensibilidade de 47 copias a cada 1000000, depois com 60 dias após a relação fiz um elisa 4 geração e deu não reagente e depois com exatos 86 dias fiz outro elisa 4 geração e deu não reagente, pergunto se estou livre da contaminação.

Anônimo disse...

Fisz exames de HIV e VDRL , quanto ao VDRL deu negativo e já o de HIV apareceu o seguinte:HIV 1 e 2 - anticorpos não reagentes, e foi feito pelo método cromatografia. Apareceu também:
não reagente : ausência de anticorpos do HIV
Reagente: presnça de anticorpos do HIV.
Mis em baixo na obs fala sobre confirmação com outros exames complementares ( WB e PCR ) para confirmar o diagnóstico.
Portanto, Gostaria de uma explicação sicera e objetiva sua.
Agradeço pela atenção!! e sucessos...

Alexandre disse...

Anônimo 1 ... você fez testes de 4ª geração após 60 dias e 86 dias, com resultados NEGATIVOS, portanto se você não teve novo comportamento de risco durante esses períodos HIV VOCÊ NÃO TEM.
Esqueça o hiv mas nunca mais esqueça de usar camisinha em TODAS AS RELAÇÕES SEXUAIS.

Abraços,
Alexandre

---------------------------------

Anônimo 2 ... Vamosa resumir :

VDRL(SÍFILIS) NEGATIVO.

HIV 1/2 NÃO REAGENTE (NEGATIVO).

O que estranhei foi esse REAGENTE por ultimo. Você tem certeza dessa informação? Esclareça melhor essa citação.

Quanto a mensagem no final, trata-se de praxe(costume) e vem sempre dessa forma nos laudos (resultados dos testes).

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Bom dia Alexandre,por gentileza esclareça uma dúvida quando você fala em medicamentos de uso continuo de que forma ele interfere no resultado ele pode dar um falso positivo, e se tomar antibiótico por uns 15 dias e ficando 5 dias sem tomar tomar antibiótico e fazer o teste rápido no cta bio manguinhos sendo este resultado negativo, não tive outra situação de risco durante a janela, fiz o teste com 33 dias posso ficar tranquilo.
Abraço e que Deus te ilumine

Alexandre disse...

Bom dia Anônimo ... Talvez você não tenha entendido sobre o que pode interferir no resultado. Sugiro que você leia a postagem 'FALSO POSITIVO' que explica a questão citando o que pode ocasionar interferência.
Um teste com 33 dias de janela, sem que você tenha tido novo comportamento de risco, já é confiável.

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Bom Dia Alexandre e Bom FERIADO, Quem fala é PEDRO de Porto Alegre.

Não aguentei esperar os 60 dias e fiz o exame segunda(55 dias), RESULTADO NÃO REAGENTE, Você já havia me dito que com 44 dias o REsultado provavelmente não mudaria... (claro que farei com 60 e 90 dias), afinal, sou como todos aqui NÃO ACREDITA NOS RESULTADOS, mas já começo a acreditar que me escapei desta!!!

OBRIGADO PELAS PALAVRAS DE APOIO E CONFORTO,

QUE DEUS TE ABENÇOE (li seu depoimento e fiquei sensibilizado, serve para todos verem o HIV de uma forma diferente, hoje eu enxergo o HIV da forma que todos deveriam)

Abraços
PEDRO

Anônimo disse...

Alexandre vou comentar o post do Anonimo2, ele te passou todos os dados do exame dele correto.
ele cita que apareceu:

Não Reagente: ausência de anticorpos HIV
Reagente: Presença de anticorpos HIV

essas são legendas para que leigos como eu consigam interpretar o resultado. O RESULTADO DELE VEIO NÃO REAGENTE.

ATÉ
PEDRO

Alexandre disse...

Bom Dia Pedro, bom feriado p/ você também. Não comece a acreditar no resultado...ACREDITE!!!
Obrigado por suas palavras sobre meu depoimento pessoal.
Você tem razão quando a postagem do anônimo, eu é que acabei me confundindo, obrigado pelo 'help'.

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Bom dia Alexandre!
Mas, uma vez aqui, Sou Fernando . O anônimo 2 que se referiu ao VDRL e HIV 1 e 2. Onde vc estranhou o reagente por último, pedindo que esclareça melhor a citação. Pois bem, os dados que apareceram no exame foram citados da seguinte forma:
HIV 1 E 2 – ANTICORPOS : Não Reagente
(Soro) Método : Cromatografia

Valor de Referencia:
Não reagente : ausência de anticorpos do HIV
Reagente : presença de anticorpos do HIV



OBS: resultado reagentes deverão ser confirmados com outros exames complementares (WB e PCR) e clínicos p/ confirmação laboratorial.
Gostaria de saber também o que é pesquisa simultânea de Antígeno p24 do HIV e Anticorpos para o HIV-1 (grupos M e O) e Hiv-2.?
Mas uma vez meus agradecimentos e boa sorte na vida!!!

Espero ter ajudado a esclarecer melhor.

Alexandre disse...

Fernando...o Pedro já havia me dado um 'help', em resumo o resultado do teste do anônimo é NÃO REAGENTE(NEGATIVO) PARA HIV, e nos laudos(resultados) existem essas explicações do que significa reagente e não reagente.

Quanto a sua pergunta, vamos entender juntos :

ANTÍGENO P24 : é uma proteína do vírus HIV-1/2, reconhecido como agente da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

ANTICORPOS : Quando algum antígeno (vírus, bactéria, fungo, etc.) entra em contato com o sistema imunológico humano, esse, que possui mecanismos de neutralização dos antígenos, produz anticorpos contra “o invasor”. Anticorpos são glicoproteínas derivadas dos linfócitos B que atacam os antígenos causadores das doenças.
HIV-1 : é dividido em três grupos : grupo O, grupo M e grupo N.

PESQUISA SIMULTÂNEA : é a pesquisa de TODOS (antígeno/anticorpos/grupos) AO MESMO TEMPO, ou seja este tipo de teste pesquisa TODOS ESSES ITENS.

Abraços,

Alexandre

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 1471   Recentes› Mais recentes»