"Se você preferir clique no vídeo para desligá-lo"


HIV/AIDS – QUANDO FAZER O TESTE?


Se manteve relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem camisinha.

Durante o pré-natal (gestantes).

Se teve alguma doença sexualmente transmissível (DST), tuberculose ou hepatites.

Se compartilhou seringas ou agulhas.


Qual a importância de fazer o teste?

Se você tiver o HIV, é importante saber o quanto antes. Assim, você inicia o tratamento no momento certo, o que pode lhe trazer mais qualidade de vida.

Em caso de gravidez, mães soropositivas têm grandes chances de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento e com o acompanhamento adequado.


Como é feita a testagem?

1- Aconselhamento antes do teste.

2- Coleta de sangue, análise e laudo.

3- Entrega do resultado e orientações.


O que é o teste de HIV/AIDS?


É um teste que diz se a pessoa tem ou não o HIV (o vírus da aids). Ele pode ser rápido, o resultado sai na hora, ou laboratorial, onde o resultado sai em torno de 15 dias. Se você fez sexo sem camisinha, espere pelo menos um mês para fazer o teste. “ Ele é gratuito, o resultado pode sair na hora, é confiável e só você fica sabendo, pois é totalmente sigiloso. O tratamento está disponível e é gratuito”.


Saiba mais pelo Disque Saúde: 136


Ou acesse esse link: ENDEREÇOS DOS CTA'S - Aqui você encontrará e localizará todos os locais onde o teste pode ser realizado (Ministério da Saúde).

461 comentários:

1 – 200 de 461   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Ola Alexandre, tudo legal? Então fiz o meu exame dia 01/03 um elisa de 4ºGeração e deu negastivo esse exame foi realizado 65dias apos a situação de risco, posso ficar descansado com qualquer risco to realmente fora de perigo?

Valeu!!!! Jonas

Alexandre disse...

Olá Jonas, tudo bem...com esse tempo de janela ( 65 dias ) o teste pode ser considerado confiável e definitivo "SE NO PERÍODO DE JANELA VOCÊ NÃO TEVE NENHUM OUTRO COMPORTAMENTO DE RISCO".
Obrigado pela visita, um abraço

Alexandre

Anônimo disse...

Valeu Alexandre, posso então viver a vida no maior relex!?

ABraço

Alexandre disse...

Você pode e deve viver a sua vida mas, "NUNCA MAIS DEVE ESQUECER DE USAR A CAMISINHA CORRETAMENTE EM TODAS AS RELAÇÕES" ok?
Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

tive uma relacao de risco no dia 01/05, qdo devo fazer o teste? eu gostaria de fazer o mais rapido possivel pq nao consigo dormir desde entao.
grato

Alexandre disse...

Anônimo...Se você tem condições financeiras ou prefere fazer o teste em laboratório particular, procure um que faça o de 4ª geração, que já dá um resultado confiável entre 20 e 30 dias da situação de risco. Se preferir fazer num CTA que é gratuito, aguarde até completar 30 dias, para que você ACREDITE NO RESULTADO.

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

Ola Alexandre,

muito obrigado pela sua ajuda, por acaso se eu fizer um teste em 10 dias nao adianta nada?
Obrigado

Alexandre disse...

Não! Inclusive você não irá acreditar no resultado. Tenha um pouco de calma, aguarde mais alguns dias e receba um resultado que O CONVENCERÁ, até porque nada pode lhe afirmar que foi infectado, sendo apenas uma suspeita.

Alexandre

Anônimo disse...

boa noite alexandre.
estou preocupado e o seguinte sai com uma prostituta casa de massagem e no monemto notei que a camisinha rascou e tirei na hora depois lavei com sabao por uns 5 minutos ,depois disso fiz um exame com 7 diasno cta aqui da cidade e fiz um imunoensaio antigeno metodo bio anticorpos Ea Lm com 34 dias e deu nao reagente .gostaria de saber se posso confiar e se esse exame e "elisa" agradeço

Alexandre disse...

Boa noite anônimo...o teste de 07 dias 'esqueça' que não comprova nada, mas o segundo com 34 dias certamente lhe dá um resultado confiável, mas lhe pergunto...você está convencido e seguro?
Se estiver tudo certo. Se não estiver, refaça que o resultado certamente será o mesmo.

Abraços,

Alexandre

Anônimo disse...

BOM DIA ALEXANDRE
GOSTARIA DE RECEBER SEU COMENTARIO
TIVE UMA SITUAÇAO DE RISCO E APOS ISSO FIQUEI COM MUITO MEDO E COMEÇEI A FZ EXAMES FIZ UM ELISA IMUNOENSAIO COM 34 DIAS E TESTE RAPIDO BIOMANGUINHOS COM 55 DIAS ,TODOS NAO REAGENTE MAS ESTOU COM A LINGUA BRANCA E MEUS DEDOS ESTAO INCHANDO E FORMIGANDO ISSO JA FAZ UNS 40 DIAS VC ACHA QUE POSSO FICAR CALMO COM ESSES EXAMES E SE ESSES SINTOMAS SAO DE INFECÇAO DE HIV

Alexandre disse...

Anônimo, com 02 testes, um com 34 dias e outro com 55 dias E NEGATIVOS, você pode ter a certeza que HIV VOCÊ NÃO TEM.
Lingua branca pode ter várias causas, inclusive má higiene bucal, consulte-se com um dermatolgista para ter a resposta dso que se trata.
Dedos inchando e formingando IDEM, mas você pode procurar um neurologista para também lhe dar a resposta correta.
Nenhum deles é sintoma de contaminação pelo hiv, até porque HIV VOCÊ NÃO TEM, CONFORME COMPROVAM OS TESTES.

Abraços.

Anônimo disse...

obrigado pelo comentario alexandre
mas sera que isso na minha lingua e candidiase vc pode falar um pouco sob a candidiase no hiv e se ja poderia ter esse sintomas sintomas e o biomnguinhos e de qual geraçao agradeço

Alexandre disse...

Anônimo, como eu lhe disse e como os testes comprovaram, você não tem hiv. Estes testes são de 3ª geração, mas o tempo decorrido é o suficiente para confirmação do resultado. Eu tinha separado um link para que você visse o que é candidíase, mas isso só iria 'alimentar' a sua hipnose pelo hiv. Aceite minha sugestão e vá a um dermatologista, que o mesmo lhe dirá o que pode ser, se é que existe algo.
Só para você saber, a candidíase oral também aparece em crianças e em pessoas que não tem hiv. A que acomete soro+ é uma forma mais grave da mesma, o que não é seu caso porque hiv você não tem, ok.

Abraços.

Anônimo disse...

Jonny

ola Alexandre,

tive contato de risco no dia 01/05, hoje dia 20/05 realizei o teste rapido de deteccao de anticorpos anti HIV - rapid check HIV 1/2 - metodo imunocromatografia (semelhante ao biomanguinhos).

Deu nao reagente, voce acha que caso eu fosse soropositivo o exame ja acusaria nesse periodo de janela?

Obrigado

Alexandre disse...

Jonny, este teste é capaz de detectar os anticorpos nesse período de 19 dias, desde que voce não tenha tido nenhuma relação desprotegida (inclusive oral) nesta janela. É confiável mas sugiro que voce faça outro com mais 'janela', para desencargo total, e acredito que o resultado será o mesmo, negativo.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Alexandre,
Tive uma relação de risco e fiz um exame após 100 dias esse exame é o TESTE RÀPIDO deu negativo.Por favor me ajude posso ficar tranquilo joao p.p.

Alexandre disse...

João, "EU" se estivesse no seu lugar estaria tranquilo e convencido, pois um teste após 100 dias, 'se você não teve nenhuma relação desprotegida neste período, é totalmente confiável'.

Abraços.

Anônimo disse...

Ola Alexndre, aqui éo Jonny novamente, após fazer o teste rapido rapid check metodo imunocromatografia HIV 1/2 com 19 dias (nao reagente) hoje repeti o teste com 30 dias e novamente deu nao reagente, nesse caso voce acha q caso eu estive infectado o teste ja indicaria nesse periodo de janela?
abraço

Alexandre disse...

Olá Jonny, com estes 2 testes NEGATIVOS 'eu' acredito que você não tem hiv...agora é com você...acreditar ou não.

Abraços.

Anônimo disse...

olá Alexandre,parabéns pelo seu blog, encontrei-o por acaso e vc nem sabe o quanto me ajudou e continua me ajudando. meu nome é Cléia e venho passando por muitas aflições, pois não posso contar a ninguem da minha família por enquanto. Eu tenho um namorado que descobriu a algum tempo que está com HIV, tivemos algumas tentativas de rel~ção sexual mais não deu certo mas houve penetração, e ele só descobriu depois de está comigo, pois ele teve uma relação de risco a quase cinco anos atrás e passou esse tempo todo com o vírus sem saber. A nossa última tentativa foi em dezembro de 2009, no dia 22 de Fevereiro fiz o teste que deu negativo e estou pra fazer o segundo, ainda não fiz pois tomei a vacina H1 N1 e prefiro esperar um pouco, mas minha vida virou um tormento pois tenho medo de está, será que o exame que deu negativo está errado e eu contraí? me ajude por favor estou desesperada. Em nenhuma das vezes ouve ejaculação só penetração.

Alexandre disse...

Boa tarde Cléia e obrigado pela confiança e apoio
Se a sua ultima relação com seu namorado foi em dezembro/2009.
Se depois desta relação você não teve nenhuma outra desprotegida.
O teste realizado em fevereiro é confiável e você realizando mais um para confirmação, provavelmente o resultado será o mesmo, negativo.
Você não precisa entrar em desespero, até porque existe um forte indício que você não contraiu o hiv, que é o teste feito.
Só queria dizer a você e aos demais amigos e amigas, que INDEPENDENTE DE HAVER EJACULAÇÃO OU NÃO, havendo a 'penetração' sem uso de camisinha, 'sempre' haverá risco para contaminação pelo HIV, PELAS DST E ATÉ UMA GRAVIDEZ INDESEJADA.
Pois o pênis antes da ejaculação já expele semen em pouca quantidade, mas o suficiente para que se efetivem o que relacionei acima.
Portanto aquele 'papo' de 'gozar fora tudo bem'...é 'papo furado'...CAMISINHA SEMPRE, EM TODAS AS RELAÇÕES E DO INÍCIO AO FIM!!!

Abraços.

Anônimo disse...

Alexandre muitas pessoas aqui confia no que voce diz!!! Isso acalma e de certa forma conforta,parabens...

Bom eu sou um deste que confia em voce.

Tive uma relação totalmente desprotegido há alguns dias.Moro e trabalho em uma região totalmente desprovida de recursos tecnologicos.Para buscar tal tenho que ir a Fortaleza(CE).Bom mas sem enrrolas e milongas,o que quero saber é quanto tempo devo esperar para obter um resultado totalmente confiavel para os testes de HIV.Visto que minha relação se deu na madrugada do dia 04 deste mes.Ou seja apenas 4 dias.
Posso confiar nos testes oferecidos pela rede particular?

Jeremias.

Alexandre disse...

Jeremias...primeiro tenha calma e não fique precipitando as coisas, pois numa relação desprotegida, pode ocorrer contaminação ou não ok.
Se você fizer em laboratório particular, pesquise e faça onde são oferecidos os teste de 4ª geração, assim você poderá faze-lo +- daqui a 25 dias e ter um resultado totalmente confiável. E não esqueça das outras DST que todo mundo ignora. Consulte-se com um urologista para descartá-las.
Na verdade 'nós' podemos confiar em todos os testes, afinal eu fiz o meu a 15 anos atrás na rede pública e já naquela época eram confiáveis.

Abraços.

Anônimo disse...

Sei que não se deve discriminar as pessoas por apção sexual nem por meio de ganhar dinheiro.A relação que tive foi com uma prostituta.Eu nao sabia que era.E veja so,nunca imaginei que esta fosse de tal meio e nem que usava drogas.Engraçado que durante os festejos quando eu a vi,ate pensei que poderia ser a futura mae de meus filhos.Mas quando 2 dias depois a vi numa currutela,fiquei enlouquecido.Ela nem me reconheceu.Fora a frustraçao amorosa ainda me veio essa duvida.Ok Vou esperar e quando eu tiver folga irei procurar um medico.Mas antes farei este teste que voce disse ser bom.O duro sera esperar esses 25 dias. Mais uma duvida.Quando eu chegar la no laboratorio devo perguntar sobre a geração do teste?

Jeremias Senna

Alexandre disse...

Jeremias, pergunte no laboratório mas para um profissional, médico ou bioquimico por exemplo, que certamente lhe darão a informação.

Anônimo disse...

Ok.Esse blog é arretado mesmo!!!

Guto disse...

Estou preocupado sai com uma garota e ela fez sexo oral no dia 19/06/2010 e depois 3dias ficou vermelhidão e coçando a cabeça do penis o q devo fazer agora. Será que ela tem hiv? e agora?

gugu disse...

Com quanto tempo apos o ato o eliza ja da o resultado confiavel?

Alexandre disse...

Guto, se foi somente sexo oral (ela fez em você) não há risco para HIV. Poderia haver risco para DST, quem corre mais risco tanto para HIV COMO DST é quem FAZ e não quem recebe o oral.
Na dúvida procure um UROLOGISTA para ser examinado e verificar se existe algo.

Abraços.

----------------------------------

Gugu, após 30 dias, se você não transou nesse período novamente sem camisinha, o resultado já é confiável.

Abraços.

Guto disse...

Mais falam que a candidiase e´uns do sintomas da fase aguda do hiv e se for isso que ela tenha na boca. Consequentemente ela passou pra me, e ai mesmo assim devo ficar tranquilo em relaçaõ o hiv ou devo fazer o exame?

Alexandre disse...

Guto, candidíase pode ter várias causas (vide abaixo) e NÃO É SINTOMA DE CONTAMINAÇÃO PELO HIV, 'pode' ser considerada UM sintoma da contaminação SE VIER ACOMPANHADA por outros sintomas E MESMO ASSIM SOMENTE O TESTE ESPECÍFICO PODE AFIRMAR QUE UMA PESSOA FOI CONTAMINADA...isso é fato, 'ouvir dizer' não comprovada nada.
"Se" ela tivesse poderia transmitir a candidíase para você, mas não há como saber e até pode ser que você já a tivesse e nem sabia.
O que fazer?
Como disse antes, consulte-se com um UROLOGISTA, tenha uma resposta CORRETA e IGNORE 'ouvi dizer'.

CANDIDÍASE - PROVÁVEIS CAUSAS :
O "sapinho - candidíase", muito COMUM EM CRIANÇAS, é causado pela Candida albicans e alguns fungos.
As pessoas com ANEMIA têm uma grande incidência de candidíase oral pela falta de ferro. E o risco de contaminação aumenta para "QUEM ESTÁ com o sistema imunológico baixo, seja por infecção do HIV ou POR TRATAMENTO PROLONGADO COM CORTICOSTERÓIDES.
Além disso, o sapinho pode se desenvolver em PESSOAS OBESAS E DIABÉTICAS, COM DISTURBIOS HORMONAIS OU NAS QUE SOFREM DE BOCA SECA (Xerostomia).
A Candidíase oral pode ainda aparecer após alguma OUTRA DOENÇA que tenha enfraquecido o organismo, o TRATAMENTO DE CÂNCER OU ATÉ MESMO STRESS.

Você percebeu que existem várias causas e não somente o hiv?
Vá ao médico e saiba primeiro se A TEM e caso tenha, o mesmo lhe prescreverá tratamento.

Abraços.

Anônimo disse...

ola,tive uma relaçao de risco no dia 4 de maio fiz um teste rapido as 3 semanas q deu negativo repeti as 10 semanas q tb deu negativo poderei acreditar nestes resultados? estou em portugal

Alexandre disse...

Olá anônimo, com esses 2 testes, 1 após 3 semanas e o ultimo após 10 semanas, AMBOS NEGATIVOS...está comprovado cienticamente que você não tem hiv...'eu' acredito, agora é você quem deve acreditar.

Obrigado pela visita vinda de Portugal.

Abraços.

Anônimo disse...

oi tive uma ralaçao no dia 4 de maio sem camisinha quando posso fazer o teste?
estou co isso na cabeça...

abs

Alexandre disse...

Anônimo, já se passaram mais de 60 dias, portanto se você neste período não teve outra relação desprotegida, pode fazer o teste que o resultado já será totalmente confiável independente da geração do teste. Nos CTA'S você pode fazer gratuitamente.

Abraços.

Anônimo disse...

Oi, Alexandre

Fiz um exame de hiv em um laboratório particular e ocorreram coisas um pouco assustadoras. Além do resultado positivo, claro. rs
Bem, no dia seguinte da coleta do sangue me ligaram e pediram para eu ir coletar mais, e eu perguntei o porquê. Disseram que era para confirmar resultados. Eu pirei minha cabeça, fiquei três dias super preocupado, pois essa ligação mexeu demais comigo, até o médico ficou preocupado. Ou seja, todos me deixaram com a pulga atrás da orelha. Bem, na hora do resultado eles entregaram assim, diboa, a gente atravessa a rua, abre o exame e dá positivo, e agora? sozinho , no meio da rua, com hiv, se eu fosse desequilibrado eu tinha me jogado na frente do onibus. Desculpe, esse papo de se jogar na frente do onibus parece preconceito e desespero, qualquer pessoa esclarecida sabe que há várias soluções para o soropositivo hoje em dia e que a qualidade de vida é ótima e duradoura. Porém, eu só consigo pensar em desistir de tudo nesse momento. Foi hoje que descobri. Descobri o seu blog também! Desde que eu tinha 08 anos de idade na escola eu fazia trabalho de ciencias sobre a prevenção do Hiv, hoje tenho 27, quem diria que eu, tão esclarecido, tão por dentro de como se proteger, pegaria o virus. Bem, de qualquer forma, gostaria de perguntar se você não acha que este laboratório agiu de forma completamente irresponsável deixando-me em pânico antes da hora. Eu já fiz exames de hiv na rede pública e fui acompanhado, me tratam com respeito do início ao fim, antes e depois dos exames e me senti seguro em todos os momentos. Dessa vez, foi horrível, e foi a vez crucial, soropositivo. Tô passado, deixo um recado a todos: Não chupem pau sem camisinha (desculpe escrever assim, mas tem gente que não sabe o que é sexo oral), porque só pode ser isso que me pegou, eu nunca fiz sexo anal nem vaginal (obviamente dass mulhers com quem saí, rs) sem camisinha, então, é isso.
Alguém deve estar se perguntando o porquê das risadas. Bem, porque eu sou brincalhão, e não é porque sou soropositivo que tenho que virar defunto antes da hora. Abaixo o preconceito.
Abraços e parabéns pelo blog.

Alexandre disse...

Olá anônimo, obrigado pelo apoio.
A atitude irresponsável deste laboratório 'particular' é algo que acontece muito e ninguém diz nada, até porque por serem particulares, eles(alguns) se acham acima do bem e do mal.
CLARO que não são todos os laboratórios, existem vários que são totalmente confiáveis, responsáveis e tratam as pessoas como 'seres humanos' e não como uma 'coisa'.
Por isso é que sempre sugiro que as pessoas procurem se informar a respeito do local onde irão fazer seu teste e também que não tenham receito de fazer o mesmo nos CTA'S, onde o tratamento é respeitoso e os testes totalmente confiáveis, além de serem gratuitos.

Obrigado pela sua visita e pelo depoimento.

Abraços.

gil disse...

A vacina h1n1 da (gripe a) interfere no resultado do exame de hiv? Quanto tempo apos a vacina se deve fazer o exame se caso ela interfere?

Alexandre disse...

Gil, ela 'pode' interferir, mas se você fizer o teste APÓS 30 DIAS de te-la tomado, não há problema.

Abraços.

Anônimo disse...

Qual o nome do exame feito no cta para hiv. É o elisa?

Alexandre disse...

Sim, Elisa e testes rápidos.

Anônimo disse...

OIE ALEXANDRE, JA MANDEI ALGUNS COMENTARIOS MAS ACHO QUE VC NÃO OS RESPONDEU,TIVE UMA RELAÇÃO DE RISCO NO DIA 03 DE ABRIL E FIZ TESTES RÁPIDOS COM 45 DIAS E OUTRO COM 78 DIAS COM RESULTADO DE AMOSTRA NEGATIVA, MAS TIVE MUITOS SINTOMAS DA FASE AGUDA, E ACHO QUE ESTOU COM HPV E FUNGOS NO PENIS, ISSO PROLONGA A SOROCONVERSÃO?

Alexandre disse...

Anônimo, suas mensagens se foram enviadas, com toda certeza foram respondidas NA POSTAGEM QUE VOCÊ AS ENVIOU.
Mas sem problemas...esses testes com 45 e 78 dias LHE CONFIRMAM QUE VOCÊ NÃO SE CONTAMINOU PELO HIV.
Se você 'acha' que tem HPV E FUNGOS, isso já explica seus sintomas, porém você tem de CONFIRMAR sua suspeita com um médico UROLOGISTA, que o examinará, diagnosticará corretamente e se for o caso, prescreverá o tratamento.
Mesmo que você tenha essas DST, elas NÃO INTERFEREM NO RESULTADO DOS TESTES DE HIV, POIS ESTES SÃO ESPECÍFICOS.

Anônimo disse...

obrigado alexandre pela suas informações, estou muito preocupado, por k terei que fazer um outro teste, deixei passar mais de 90 dias...pois me disseram que os testes rápidos não sao confiavéis para uma infecção recente é mais indicado para gravidas e para profilaxia de acidentes de trabalho...mas ainda tenho medo de fazer o novo teste, estou desesperado, não consigo nem dormir direito, quando eu senti os sintomas que lhe falei da fase aguda fiz antes um hemograma é o niveis de leucocitos estavam altos e o linfocitos baixos, quando fiz o segundo teste tive que fazer um novo hemograma como requisito para os exames pré-operatórios do hpv, e novamente os leucocitos um pouco acima do normal e o linfocitos tinham subido um pouquinho acima da minima...isso indicaria um processo de soroconversão?

Alexandre disse...

Anônimo, 'quem' lhe disse isso certamente está mal informado ou desatualizado...como lhe disse antes os testes lhe comprovaram que HIV você não tem, portanto as causas do seu hemograma mostrar problemas, digamos assim, NÃO É O HIV e me parece que você já foi diagnosticado como portador do HPV CERTO?
Então anônimo, você está fazendo o mesmo que a grande maioria faz, ou seja, SÓ SE PREOCUPAR E PENSAR NO HIV E ESQUECER DAS DST, tanto que vou repetir...os testes já lhe confirmaram que você não tem
hiv, ESQUEÇA-O E CONCENTRE-SE NO TRATAMENTO DO HPV, SE O MESMO FOI DIAGNOSTICADO POR UM MÉDICO.
Soroconversão no seu caso não é possivel, afinal HIV você não tem.

Anônimo disse...

O tratamento de candidiase afeta no resultado do viv

Alexandre disse...

Não!

Anônimo disse...

obrigado alexandre pelas suas palavras, amanha irei fazer o terceiro teste, aainda tenho medo, nao sei se estou fazendo tempestade em copo d'agua, mas espero que esteja tudo bem..espero que Deus possa iluminar seus caminhos e alimentar seu desejo de lutar pela vida sempre...pois esta deve ser a nossa lei número 1, a máxima para tornar o mundo melhor
um grande abraço

Alexandre disse...

Obrigado, se cuida e um abraço.

Anônimo disse...

fiz o exame rapid check e bio manguinhos após 115 dias de uma relação de risco. O resultado foi negativo. Quero saber se esse prazo é definitivo pra um exame, levando em consideração que o Ministério da Saúde pede 60 dias.
Outra coisa, é possível que o stress tenha causado meu emagrecimento e dores?
ah sim, por que você diz que se houve contato durante a janela ela é invalidada???
Ass: Ivan

Alexandre disse...

Ivan, um teste após 115 dias do suposto risco é totalmente confiável independente do tipo realizado.
Leia mais atentamente o que o Ministério e outras 'autoridades' dizem...eles não 'pedem' 60 dias...perceba que: É DE TANTO A TANTOS DIAS E SÓ EM CASOS "RAROS" RECOMENDA-SE MAIS TEMPO... veja este link do novo site do Ministério por exemplo :

http://www2.aids.gov.br/pagina/o-que-e-janela-imunologica

Sim, o stress é capaz de causar emagrecimento e muitos outros transtornos, inclusive se você perceber, nem nos alimentamos bem quando estressados.
Ivan raciocine comigo...suponha que você transou 30 dias atrás sem camisinha...você vai fazer o teste hoje, mas digamos que ontem você transou de novo sem camisinha ok...a janela da 1ª relação de 30 dias seria hoje, porém da 2ª seria somente daqui 30 dias, então o teste para a 2ª relação de nada adiantaria, pois caso a pessoa da 2ª relação lhe transmitisse o hiv, ainda não haveria tempo suficiente para que o teste detecta-se os anticorpos do vírus.

Anônimo disse...

Que legal Alexandre você tirou uma dúvida enorme minha sobre essa questão da janela... olha, é super complicado pq não consigo tirar isso da cabeça, quero ficar tranquilo e viver minha vida normalmente e nunca mais errar como eu errei, quero ser feliz de novo.
ass: Ivan

Alexandre disse...

Ivan, agora só depende de você 'acreditar' nos testes e voltar a viver em paz...claro nunca mais esquecendo de usar a camisinha corretamente em todas as relações.

Anônimo disse...

Obrigado mesmo Alexandre... 'Acreditar' só depende da gente mesmo né? Você acreditaria? ficaria em paz??

De qualquer forma vou precisar de um reumatologista, esse stress acabou com meu corpo rsrs
ass: Ivan

Rafael disse...

Olá Alexandre .
O teste quimioluminescencia é confiavel , é u teste de quarta geração ?

Alexandre disse...

Oi Rafael, quimioluminescência é uma TÉCNICA usada tanto no teste de 3ª como de 4ª geração. Se o teste também pesquisa o 'p24' é de 4ª, caso contrário é de 3ª. Veja no laudo se está mencionado o p24 ou entre em contato com o laboratório que fez o teste e solicite essa informação.

Anônimo disse...

Alexandre, aqui é o Ivan, de ontem.

Agora fiquei em dúvida que vi no site do ministério da saúde, http://www2.aids.gov.br/pagina/sintomas-e-fases-da-doenca

A janela para o exame sempre dizia 60 dias, só que agora lendo sobre sintomas e fase nessa página diz: Período de infecção: 3 a 6 semanas (ou seja 42 dias), e a produção de anticorpos é de 8 a 12 semanas 'APÓS' a infecção.
Se é 'APÓS' a infecção então eu tenho que somar o período de infecção com a produção do anticorpos?
Imaginando que a infecção foi com 42 dias e os anticorpos com 12 semanas, isso vai dar 42 + 84, ou seja, 126 dias!
Logo ficou confuso, quer dizer que os 60 dias para o exame que o ministério fala está errado??? só poderia fazer exame após 126 dias????? é isso???
Falo isso pq fiz o teste rápido bio manguinhos e rapidcheck após 115 dias da relação de risco e deu negativo, mas diante dessa conta ele pode estar errado??
ass: Ivan

Alexandre disse...

Ivan, você está se confundindo a toa. PRIMEIRO QUE VOCÊ NÃO TEM HIV, CONFORME COMPROVAM SEUS TESTES COM MAIS DE 115 DIAS.
Segundo que você está 'interpretando' tudo de maneira distorcida. Portanto respire fundo, se acalme e leia com mais atenção tudo novamente e com ênfase nos detalhes principais, deixando de se influenciar por 'achar isso ou aquilo'.
"Eu" já lhe dei a 'minha' opinião 'de leigo' e não tenho nenhuma dúvida sobre o que lhe disse.
Se você acha que as informações do 'Ministério' estão erradas, confusas ou distorcidas, entre no site 'deles' que também existe formas de 'interagir' com existe aqui no blog e faça a pergunta diretamente 'a eles', já que 'eu' não posso responder por aquilo que 'eu' não disse, ok.

Abraços

Anônimo disse...

Oi Alexandre, obrigado de verdade... esse dado realmente me assustou, está muito confuso, até tentei uma interação com o ministério através do fale conosco, mas eles não respondem :-(

tem uma mulher que se diz médica no yahoo perguntas que disse assim que só depois de 120 dias é seguro, esse negócio é muito desencontrado.

É bom pra aprender a nunca mais errar na vida.
ass: Ivan

Rafael disse...

Fiz o teste quimioluminescencia com pesquisa de antigeno p24 após 30 dias do contato de risco .
Já é suficiente ? o resultado foi não reagente .
obrigado Alexandre.

Alexandre disse...

Rafael, voce fez um teste de 4ª geração, que após 30 dias já lhe dá um resultado totalmente confiável, desde que voce neste período NÃO tenha transado novamente sem camisinha.
Como respondo aos outros amigos, EU já ficaria sossegado e convencido, mas É VOCÊ que tem de estar sossegado e convencido, ok.

Abraços

rafael disse...

Obrigado pela resposta Alexandre .Muito legal a tu iniciativa e força de vontade em ajudar ao próximo ... é um exemplo de pessoa , parabéns e sinceramente continue com esse ótimo trabalho pois lendo o teu blog vejo que muitas pessoas precisam de ajuda e principalmente informação.

Anônimo disse...

Olá Alexandre, primeiro parabéns pelo solidariedade q vc faz com todos e por sua grande força de vontade...mas vamos lá fiz um TESTE RÁPIDO, acredito que foi o BioManguinhos 33 dias (NEGATIVO) após meu contato de risco em um CTA de goiania onde eu liguei para me informar e eles me disseram que eu poderia fazer após 30 dias, bom a enfermeira q me consultou me disse q o exame já era seguro após este período de janela (30 dias), porém pesquisando pela net fui no site do Ministerio da Saúde e lá diz que o exame deve ser feito 60 dias após o contato de risco, isso acaba me confundindo pois os CTAs dizem q vc pode fazer depois de 30 dias q o exame é confiável e o MS fala em 60 dias...sei q vc é bastante conhecedor deste assunto, mas vi em algumas postagens q vc diz também q 30 dias já são confiáveis, mas para o TESTE RÁPIDO, se for em qual porcentagem e de onde vc tira essas conclusões, tipo de qual entidade....Muito Obrigado pelo espaço...Que Deus sempre te ilumine...

Maurício.

Alexandre disse...

Olá Maurício, obrigado pelas palavras. Resumindo, a enfermeira lhe deu a informação correta e de 'acordo com o que afirmam a medicina e a ciência'.

Vou transcrever abaixo uma parte do que está escrito no site do Ministério da Saúde :

Na "maioria dos casos", a sorologia positiva é constatada "de" 30 a 60 dias após a exposição ao HIV".
O teste de 120 dias "serve apenas para detectar os casos raros de soroconversão".
Se um teste de HIV "é feito durante o período da janela imunológica", há a possibilidade de apresentar um falso resultado negativo. Portanto, "é recomendado esperar "de" 30 a 60 dias e fazer o teste novamente".

Se voce prestar atenção, ele não DIZ QUE "DEVE" SER FEITO APÓS 60 DIAS, MAS "DE" 30 A 60 DIAS......percebeu a diferença?

Como eu deixo claro em TODAS as respostas e em TODO o blog, minhas opiniões SEMPRE têm como base A PALAVRA ESPECIALIZADA DA CIÊNCIA, DA MEDICINA e também da minha experiência pessoal por ser portador do HIV a mais de 15 anos.
Se você notar, TODAS as postagens TEM A FONTE no final da matéria, e a maioria delas também são minhas fontes, como: SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - MINISTÉRIO DA SAÚDE - AIDSMAP - UNAIDS, portanto eu não me influencio por 'ouvi dizer', mas por quem sabe e entende do assunto.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Alexandre é o Maurício de novo, no caso do teste rápido BioManguinhos ele pode ser considerado confiável na opinião dos infectologistas com esse periodo de 33 dias, pois eu só fiz um teste, caso vc saiba por favor me responda, a enfermeira me disse q ele possui a mesma eficácia do Elisa mas é mais sensivel em relação a dias, ou seja, consegue detectar anticorpos antes, pergunto isso pois quando fui não tinha infectoogista no dia, por isso não pude falar com algum...Você sabe se este teste rápido procura p24 tbm.

Abraço e saúde e paz para vc!

Alexandre disse...

Maurício, esse teste rápido É CONFIÁVEL EXATAMENTE PORQUE OS ESPECIALISTAS CONFIRMAM ISSO, e o que a enfermeira lhe informou está correto, pois esse teste tem a mesma confiabilidade dos 'tradicionais'. Geralmente eles são de 3ª geração, portanto não detectam o p24, mas essa informação somente com um médico do local onde voce o realizou será possivel obter.

Anônimo disse...

Olá Alexandre , eu vi uma entrevista do médico David Uip onde ele fala que o exame detecta o hiv após um mês do contato de risco, porém ela não fala o nome do exame e também a geração.Tu sabe a qual exame ele se refere?
obrigado

Alexandre disse...

Anônimo, inclusive esta entrevista está postada aqui no blog na postagem que fala sobre o tempo de janela. Ele não cita a geração do teste, porque se refere A TODOS OS TESTES E INDEPENDENTE DE GERAÇÃO!

Abraços.

Pedro disse...

Pelo que sei O david Uip é atualmente uma das maiores autoridades no assunto hiv , então essas informações de que a janela é 60 dias , 90 dias é tudo papo furado, tem sites de médicos que falam 60 dias , mas provavelmente não são especialistas.
Valeu Alexandre.

Anônimo disse...

Bom Dia...
no dia 17 de julho tive uma sem preservativo com uma amiga....
após 10 dias comecei a ter uma faringite forte que no primeiro dia gerou febre de 37,5... após esse dia passei a ter fortes dores na garganta...
passe a toma azitromicina e amoxilina com calvanato...
do dia em q fikei ruim após 3 dias já tomando os remédios acimas ditos.... passei a ter complicações na garganta... ela se encheu de ulceras orais... pus... aftas.... com isso fui medicado a tomar avalox que logo se tornou eficaz...
ocorre q com essa infecção tb tive os ganglios inchados.... e ainda continuam doloridos na região do pescoço....
me encontro na fase aguda... são sintomas da fase aguda??? estou em desespero total
preciso de ajuda???

Alexandre disse...

Anônimo, espero que voce tenha se medicado por orientação MÉDICA e não se auto medicado, pois se a medicação que voce utilizou NÃO É INDICADA para aquilo que DEVERIA TER SIDO DIAGNOSTICADO POR UM MÉDICO, estão explicadas as complicações, inclusive 'se realmente' é faringite também explica as ínguas no pescoço, pois o seu organismo está dando o alerta DESSA INFECÇÃO. Porém para ter certeza absoluta do que é e fazer o tratamento correto, repito......PROCURE UM MÉDICO.
Quanto a sua relação e sua preocupação, também é simples acabar com seu desespero...FAÇA O TESTE ESPECÍFICO DE HIV E CONSULTE-SE COM UM UROLOGISTA PARA DESCARTAR AS OUTRAS DST.
Ficar na net se auto diagnosticando só vai aumentar o seu desespero, porque TUDO voce vai 'ligar' ao HIV, sendo que estes 'sintomas' que voce descreve podem ter VÁRIAS CAUSAS, ok. Lembrando ainda que QUEM CORREU MAIS RISCO FOI A SUA AMIGA!

Anônimo disse...

Olá Alexandre, tive uma situação de risco em fevereiro de 2009. Não tive nenhum dos sintomas da fase aguda, mas fiquei grilado muito tempo...Em fevereiro de 2010 , fiz o teste rápido com o novo algoritmo que utiliza um único teste em caso de negativo, e o meu teste deu negativo. Esse resultado é confiável, ou preciso fazer outro teste? Ainda fico meio grilado...

Obrigado e parabéns pelo trabalho realizado aqui no blog.

Alexandre disse...

Anônimo, voce fez o teste de HIV "01 ano" após a situação de risco, portanto "se neste período voce não teve nenhuma outra relação sexual sem camisinha", com toda a certeza o resultado é definitivo PARA ESTA RELAÇÃO, INDEPENDENTE DO TIPO DE TESTE REALIZADO!

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Alexandre, sou Wesley tudo bem, tive relação desprotegida com uma moça na qual seu namorado faleceu a um mes, e este estava com aids e só depois fui descobrir a causa como teria que esperar o periodo de janela a principio não fiz o teste pois de nada adiantaria, e peguntei se ela tinha feito o teste e ela falou que sim e que iria pegar o rseultado cinco dias depois, chegado o dia do resultado no qual eu nem sei se foi feito o referido exame, ela se negou a me ajudar e me amostrou um teste de hiv de seu filho de 3 anos, fiquei desesperado pois sou casado e estou evitando minha esposa a mais de vinte dias e com 26 dias procurei um CTA para fazer um teste rápido Bio-manguinhos hiv1/2.Qual a possibilidade de ter contraido o virus mesmo que essa relação não passou de cinco minutos no carro e se eu fiz errado de fazer o teste antes dos 30 dias. Desde já agradeço por seu blog e compartilhe de seo vasto conhecimento no assunto para me ajudar e não pare nunca...

Alexandre disse...

Olá Wesley, voce precisa se acalmar pois está se baseando em ouvi dizer e não em fatos concretos, até porque 'supondo' que o namorado tivesse HIV, não significa que a moça tenha também. "TUDO" é suposição e NADA lhe dá certeza de nada.
Se voce fez o teste rápido já sabe o resultado, que acredito ser negativo, certo?
Isso já indica que voce provavelmente não entrou em contato com o HIV, mas não esqueça das DST. Aproveite este momento de incertezas, procure um urologista para descartar também as DST, pois as mesmas sempre são ignoradas e são as que mais são contraídas, assim voce descarta tudo de uma vez para não colocar em risco sua esposa, ok.

Abraços

Anônimo disse...

Bem, semana passada fiz sexo oral com uma pessoa mais velha, no caso eu fiz nele (relaçao homossexual), mas tinha colocado aparelho a 3 dias atras, entao estava com varias aftas e nao sabia que a AIDS tb podia se passar por sexo oral... sera que eu posso ter pego AIDS dele ou de outra pessoa que eu tenha tido esse tipo de relaçao???
Depois de quanto tempo posso fazer o exame?

Alexandre disse...

Anônimo, dessa forma ou seja, sexo oral ativo (que voce faz na pessoa) o risco é grande PARA HIV 'se voce receber ejaculação na boca'
É bem menor PARA HIV 'se não houver ejaculação na boca'.
Porém, mesmo sem ejaculação na boca, o risco É MAIS PROVÁVEL PARA DST.
Voce pode agora procurar um urologista, expor sua preocupação para que o mesmo possa examiná-lo e descartar as DST e após 25 a 30 dias, se voce tiver condições para tanto, procure um laboratório particular que faça o teste de 4ª geração, assim o resultado já será totalmente confiável e voce desencana.
"LEMBRANDO QUE NESSE PERÍODO ATÉ FAZER O TESTE, VOCE NÃO DEVE TRANSAR NOVAMENTE SEM CAMISINHA, PARA NÃO INTERFERIR NO RESULTADO".

Anônimo disse...

Oi, Alexandre! Tive uma relação de risco a 3 semanas e no décimo segundo dia nasceu uma ingua do lado esquerdo do meu pescoço, tive dor de garganta no dia seguinte, que desapareceu, e até hoje estou com essa ingua, que dói (faz 9 dias). Minha virilha também está dolorida, mas não encontrei inguas. Não tive febre. Será a fase aguda? Eu tô muito ansioso, estressado e deprimido. Já posso fazer o teste rápido?

Muito obrigado pelo blog! Deus o abençoe!

Alexandre disse...

Anônimo, vamos com calma ok. Voce 'acha' que é uma íngua e mesmo que seja não quer dizer nada sobre HIV.
Dor de garganta tem tantas causas que fica até dificil enumerá-las, sendo as mais corriqueiras resfriado, gripe, excesso de gelado, friagem, etc.
Dor ou até ínguas na virilha também tem várias causas, entre elas esforço físico, infecções e sinal de DST...Voce se preocupou com as DST?
Com 30 dias e sem mais nenhuma relação desprotegida nesse período, voce já pode fazer seu teste rápido, porém eu sugiro que voce antes se consulte com um urologista para ser examinado pessoalmente, a fim de descartar as outras DST que sempre são esquecidas, mas são as que mais se contraem no sexo desprotegido.
Não adianta voce ficar ansioso, estressado e deprimido, isso só aumenta seu medo e até pode ser as explicações para os 'supostos' sintomas que voce relata.
Aceite minha sugestão e voce verá como se sentirá bem mais calmo, até porque NADA comprova que voce foi infectado, ok.

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre voçê já ouviu algumm caso que com 30 dias o exame deu negativo e com 60 ou mais dias positivou ?
obrigado.

Alexandre disse...

Não!

Anônimo disse...

Alexandre fiz um exame com 30 dias e amanha vou repetir com 60 dias , para descarta de vez , estou com pouco de medo , apesar de ler bastante o seu blog .
Gostaria de saber se é possivel coloborar com este blog e de que forma ?
Obrigado e parabens !!!!

Alexandre disse...

Anônimo, não fique com medo pois não há motivos. Faça seu teste, receba mais um resultado negativo de desencane de vez.

Sobre colaborar com o blog, eu deixo a critério das pessoas que se interessam e podem faze-lo. Por favor, analise de que forma voce poderia colaborar e me informe pelo meu e-mail pessoal, ok :

ags1958@hotmail.com

Abração

Anônimo disse...

Alexandre, parabéns pelo seu blog, muitas informações importantes.

Quando vc tem relação sexual sem camisinha e não tem gonorréia significa que não tem HIV/Aids?

Outra coisa se não houver penetração sem camisinha, apenas ficar roçando o pênis na vagina ou mesmo inserir os dedos na vagina existe a possibilidade de contrair o HIV/Aids?

Abs.

Alexandre disse...

Anônimo, uma coisa não tem nada a ver com a outra, pois voce pode ter HIV e não ter gonorréia, vice versa e até pode ter ambas ao mesmo tempo, já que numa relação sexual sem uso de camisinha, pode ocorrer a contaminação pelo HIV OU POR DST(GONORRÉIA, SÍFILIS, HPV, HEPATITES, ETC) SE UM DOS PARCEIROS FOR PORTADOR.
Sem penetração a possibilidade de contaminação pelo HIV é praticamente nula, mas pode haver também contaminação por DST, pois algumas são transmitidas pelo simples toque pele/pele, por exemplo HPV, HERPES.

Abraços.

Anônimo disse...

Alexandre, tive relação desprotegida, usei camisinha porem fiz sexo oral na mulher no dia 11/06, procurei um medico e ele pediu que fizasse o teste no dia 12/07. Porem no dia 05/07 tive outra relação só que esta foi protegida apesar dela fazer sexo oral em mim!Deixei então para fazer o teste no dia 05/08. Porem ontem dia 11/08 o laboratorio me ligou pedindo para que eu comparecesse lá para retirar uma n ova amostra. Estou muito preocupado, o que voce acha que deve ser. Será que é para confirmar que deu positivo? Tomei a vacina da gripe a uns 60 dias...Não consigo fazer mais nada de tanta preocupação!!!Me ajude!

Alexandre disse...

Anônimo, existem várias causas para que o laboratório solicite nova coleta, entre elas manipulação errada na amostra, problemas de coagulação na amostra, quantidade insuficiente e várias outras. Também pode ter havido divergência no resultado, como inconclusivo, indeterminado E NÃO SOMENTE POSITIVO como voce já imaginou.
Vá ao laboratório e faça nova coleta para ter o resultado correto mas sem 'achar' que será o pior, ok.
Não se deixe influenciar por algo que NADA comprova que voce tem e continue com sua vida normalmente, pois se preocupando em excesso o prejudicado somente será voce.

Abraços

Anônimo disse...

Oi. Me chamo guto e gostaria de uma explicação.Após 60 dias de uma relação de risco eu fiquei amedontrado e passei por vários problemas de saúde, como faringite por exemplo. Depois desses 60 dias fui doar sangue (o que não era pra ter sido feito). O resultado dos meus exames foram negativos. A janela imunológica nos exames de hemocentros são em quantos dias? Posso confiar na janela de 60 dias, tendo os exames sido feitos no hemocentro.OBS: SÓ DEPOIS DE DOAR É QUE FIQUEI SABENDO DA MINHA PÉSSIMA ATITUDE. Pedi perdão a Deus, embora tenha ficado tranquilo com os resultados negativos. Obrigado.

Alexandre disse...

Oi Guto, como voce nesmo disse não deveria ter usado a doação para esse fim, mas já foi feito, então fique totalmente tranquilo pois os bancos de sangue realizam todos os testes possíveis e imagináveis no sangue coletado, e são utilizados os métodos mais completos e sensíveis para todos eles, portanto, apesar do erro, voce está saudável.

Abraços

Anônimo disse...

Obrigado pela rápida resposta. Deus te ilumine e te encha de paz. Abraços! Guto.

Anônimo disse...

Olá Alexandre , realizei um exame apos 50 dias do contato de risco deu nao reagente .o exame era anticorpos para hiv 1 e 2 em faze sólida, é confiavel ?

Alexandre disse...

Anônimo, seu teste de 50 dias é totalmente confiável e comprova que voce não tem HIV.

marina disse...

Sr.Alexandre, bom dia!
Tive relação sexual sem camisinha, no dia 17.05.10, acontece que após a relação a pessoa disse que tinha aids e depois desmentiu. Fiquei muito assustada e no dia 19.06.10 realizei um exame ELISA em dois laboratórios diferentes e deu amostra negativa para o HIV, mesmo assim, procurei um hematologista e ele me passou o exame WUETER BLOT (ANTI-HIV1/2 e eu realizei este exame no dia 08.07.10 com 50 dias da relação, que também deu negativo.
Gostaria de saber se eu deveria tornar repetir agora com três meses após a relação que eu tive, pra ser mais seguro.
Agradecida e que Deus te proteja e te abençoe.

Anônimo disse...

olá Alexandrre ,a um tempo atraz saí com uma garota de programa , durante a relação o preservativo rompeu e só fui ver no final da relação .fiz um exame após 30 dias e outro com 59 dias , ambos nao reagente , só que agora me deu febre , ganglio aumentado e dor na virilha , queria sua opinião , sei que voçê não é médico mas entend bastante sobre hiv . obrigado .

Alexandre disse...

Marina, independente da pessoa ter ou não HIV, você realizou 3 testes e todos NEGATIVOS após 50 dias da relação. "EU" no seu lugar já estaria convencido que não tenho HIV, mas acredito que a sugestão do hematologista seja correta para você, não por dúvida no resultado, MAS PARA QUE VOCÊ ACREDITE, SE CONVENÇA E SE SINTA TOTALMENTE SEGURA.
Caso você esteja segura neste momento, esqueça, do contrário faça para se livrar de vez da preocupação.

Abraços
-----------------------------------

Anônimo, seus testes comprovam que você não se infectou pelo HIV, mas você procurou um médico para descartar as outras DST?
Se não, faça isso pois se existir alguma DST a mesma pode explicar esses sintomas, PORÉM SÓMENTE UM MÉDICO LHE EXAMINADO PESSOALMENTE PODERÁ LHE DAR A RESPOSTA CORRETA, ok.

Abraços

Anônimo disse...

eu fiz logo depois uma consulta com urologista , foi descartado dts , ficou so o hiv e hepatite , porém ele me falou para esperar 3 meses para o hiv , por isso estou com essa duvida .

Alexandre disse...

Bem anônimo, então ficou só a hepatite (na minha opinião de leigo), pois o resultado de outro teste não deverá ser outro, a não ser que durante a 'janela' você teve outras relações desprotegidas. A maioria dos médicos 'sugerem' um teste após 3 meses, PORQUE A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO ACREDITA NOS RESULTADOS ANTES DISSO...COMO VOCÊ NÃO ESTÁ ACREDITANDO, CERTO?
Se a sua febre e dores na virilha persistirem, procure um médico novamente para saber o que pode ser, se for algo realmente e quanto aos gânglios, estes geralmente são confundidos com várias outras coisas, quando se 'acha' que tem HIV.
Quer uma sugestão, segunda feira tente marcar uma consulta com outro urologista, não por desconfiar do 1º, mas assim você terá mais uma opinião de um profissional para lhe acalmar de uma vez, ok.

marina disse...

Sr. Alexandre, boa tarde!

Gostaria que me explicasse sobre qual o tempo da janela imunológica no caso de contaminação pelo HIV, é verdade que a pessoa pode realizar os exames durantes três meses ápós a relação sexual e pode dar negativo, e ao passar de 6 meses o vírus aparece, por causa da janela imunológica? Por favor explique se isso pode ocorrer, pois já vou fazer três meses e dentro desse período já realizei 3 testes que deram negativos. Estarei realizando o último teste agora com 90 dias após a relação, no caso o 4º teste.

Alexandre disse...

Oi Marina, dê uma lida no link abaixo:

http://prazeralexandre.blogspot.com/2010/02/janela-imunologica-hivaids.html

Nele você terá as informações completas, se preferir no menu do blog clique em JANELA IMUNOLÓGICA que é o mesmo link.

Resumindo, se você fez 3 testes e nesse período(90 dias) não teve nenhuma outra relação sem preservativo, o resultado negativo é totalmente confiável e certamente o 4º teste também será negativo.

Anônimo disse...

alexandre fiz o teste rapid check hiv 1/2 método imunocromatografia e deu negativo...minha janela imunológica era de 58 dias, a enfermeira disse que a janlea era de 45 dias etão não estava mais, porém no site do governo eles dizem de 2 a 10 semanas ou mais dependendo do organismo..e aí? devo me preopcupar? se foor assim devo ficar encanado pro resto da vida já que é de 10 semnas ou mais? vai que eu sou um desses casos raros? obrigado ps minha ultima febre foi há 58 dias!

Alexandre disse...

Anônimo, a enfermeira, eu, a medicina e o teste que você realizou confirmam que você não tem HIV.
Se você ler com atenção o que diz o MS e os demais órgãos e profissionais da área, certamente deixará de ficar encucado com algo que você não tem, pois nessa frase você mesmo já deu a resposta :

"DE" TANTAS A TANTAS SEMANAS E NÃO "SÓ APÓS TANTAS SEMANAS", inclusive sempre é afirmado que é aconselhável testagens mais 'longas' digamos assim, SOMENTE PARA CASOS "RAROS".

1-Você é usuário de drogas pesadas e injetáveis?

2-Você é portador de alguma doença grave?

3-Você mantém relações sexuais com pessoas 'comprovadamente' soro+ continuamente?

4-Você durante a 'janela' transou novamente sem camisinha?

Se todas as respostas forem NÃO, com toda a certeza você não é e nem será um CASO RARO, porém a decisão de ficar encanado pelo resto da sua vida é somente sua, pois ou você ACREDITA E CONFIA NOS TESTES, QUE SÃO A ÚNICA FORMA DE SABER SE TEM OU NÃO HIV, OU NÃO ACREDITA E PASSA A VIDA TODA SE TESTANDO.

O que você prefere?

Anônimo disse...

Boa noite Alexandre , quem tem relações com uma pessoa soro + tem uma janela mais demorada? porque ?

Alexandre disse...

Anônimo, raciocine comigo...se uma pessoa tem relações SEM CAMISINHA com quem é COMPROVADAMENTE SORO+, entra em contato constantemente com o HIV certo?
O HIV é um vírus mutante, poderoso e tem particularidades que ainda não foram totalmente desvendadas nem pela ciência, nem pela medicina, tanto que até hoje ainda não foi encontrada a cura.
Algumas pessoas tem relações com soro+(SEM CAMISINHA) e nunca se contaminam, outras se contaminam numa única relação, outras levam um tempo para que o HIV seja detectado e assim por diante, pois o HIV 'pode' DRIBLAR o teste e interferir no resultado.
Por que?
Bem, ai somente um cientista ou um médico poderia lhe responder com toda a certeza.
Vale a pena arriscar?

Abraços

fabio disse...

Ale.tive uma relação de risco á 95 dias,fiz um exame com 81 dias de janela,elisa-meia:negativo,esse resultado é totalmente confiável,ja que meu medico mandou fazer aõs 90 dias,esses 9 dias,dão alguma interferência no resultado.desde já agradeço.

Alexandre disse...

Fabio, seu teste é totalmente confiável e '9 dias' não fazem nenhuma diferença.
Acredito que seu médico 'sugeriu' que fizesse com 90 dias, mas ele sabe que você fez com 81?
Se não sabe, consulte-se com o mesmo e mostre seu teste informando que o fez com 81, tenho certeza que ele lhe dirá que já é o suficiente, ok.

Anônimo disse...

olá doutor Alexandre?!

tive uma relação de risco em abril 2010 e fiz um teste anti hiv no cta da minha cidade em 8 de junho de 2010.lá me disseram que eu pegaria o exame em 30 dias. mas somente ficou pronto em 60 dias...pela data da analise, deu entrada em SSA no dia 8 do 7/ de 2010. e eu somente peguei no dia 9 /8 / 2010...mas estou num novo relacionamento, me preservando claro...mas eu gostaria de saber se o fato de eu ter feito um mes depois do comportamento de risco contando com o tempo de analise, devo ficar tranquilo...?

Alexandre disse...

Anônimo, antes quero lhe informar que EU NÃO SOU MÉDICO E NEM TRABALHO NA ÁREA DE SAÚDE, como está bem claro aqui mesmo nesta janela de comentário e em todo o blog, ok.

Se você fez o teste após 30 dias do suposto risco e NÃO TEVE NENHUMA OUTRA RELAÇÃO SEM CAMISINHIA NESTE PERÍODO, o resultado é totalmente confiável. O tempo que levou para liberarem o mesmo à você não tem nenhuma importância quanto a confiabilidade do resultado, mas se você não está seguro e totalmente confiante no mesmo, faça outro que já se passaram 4 meses do risco, e com toda a certeza o resultado será definitivo e certamente será o mesmo NEGATIVO.

Abraços

Alberto disse...

Alexandre,
Me ajuda por favor.....
Me chamo Alberto e fiz sexo oral num homem, eu o chupei por uns 5 minutos e parei.....ele ainda se masturbou mais uns 5 minutos até gozar (no chão).
Fiz um teste quimioluminescencia (com a tal p24 no exame) com 16 dias e deu não reagente.
Sei que ainda é um prazo curto, mas este exame diz alguma coisa ou é totalmente insignificante? Certeza não dá mas, ajuda?

Alguém já detectou anticorpos (ou antigenos não sei) com 16 dias, através deste exame? Ou este tipo de exame não detecta nada nunca com 16 dias?

E se eu fosse fazer um exame particular em laboratório, qual(ou quais) me recomendaria.... pago o que for......

Muito obrigado.

Anônimo disse...

FIZ UM TESTE RAPIDO COM 30 DIAS E UM COM 60 DIAS APÓS O CONTATO DE RISCO
AMBOS NEGATIVOS POSSO CONFIAR NESSES RESULTADOS ?

Alexandre disse...

Alberto, não adianta ficar se desesperando por algo que é apenas uma 'suspeita'. Você correu um risco?
Sim, porém muito pequeno para HIV e mais provável para DST.
Então vamos com calma...seu teste apesar de ser de 4ª geração, precisaria de mais um tempinho para que o resultado fosse já definitivo, mas com 16 dias já é um enorme indício que você não se contaminou pelo HIV.
Não sei quanto tempo faz a relação, mas deixe completar pelo menos 25 dias (após esta relação), não transe novamente sem proteção e procure um laboratório na sua cidade onde são realizados testes de 4ª geração. Após o resultado que deverá ser confirmado negativo se acalme de vez.
Só não esqueça de procurar um médico para DESCARTAR AS DST.

Abraços.

Alexandre disse...

Anônimo, com certeza voce pode confiar nos testes, só não pode mais deixar de usar camisinha em todas as relações, ok.

Alberto disse...

Alexandre, muito obrigado pelas palavras de conforto. você é um cara muito do bem mesmo!!!!!
Eu estou apavorado pois minha namorada está grávida e estou evitando ela (acho que não suportaria a ideia de passar algo pro bebê)....... hoje tem 20 dias da relação que descrevi antes (sexo oral sem proteção mas sem ejaculação na boca e, apesar de ter parado de chupar uns 4 minutos antes da ejaculação, não tenho como ter certeza de houve a troca de algum líquido - que pode sair um pouco mesmo antes de gozar né?)......... vou fazer um teste igual de quimioluminescencia com o p24 dia 23 então, que completariam 26 dias da relação....... o resultado será confiável?

Muito, mas muito obrigado pelas tuas palavras de pronto apoio.

Alexandre disse...

Alberto, como disse antes o teste de 4ª geração com 26 dias lhe dará um resultado totalmente confiável e ai você terá nas mãos "2" testes ok. Lembrando, não esqueça das DST e depois desse susto nunca mais esqueça da camisinha em 'todas' as relações, inclusive oral.

Alberto disse...

Mais uma vez, muito obrigado Alexandre. Você é 10!!!!!

Vou fazer o teste sim então na segunda-feira em laboratório particular (de 4ª geração).

O meu primeiro teste fiz sexta-feira passada e segunda-feira já estava pronto? Posso confiar rápido assim? É normal...?
desculpe as tantas questões, mas realmente aproveito este espaço pois você é sincero, entende do assunto e é um dos poucos lugares que senti segurança no retorno que obtive...de vc...

Alexandre disse...

Alberto, podeeeeee sim confiar rsrs e depois venha aqui para dizer que recebeu mais um negativo!
Obrigado pela confiança.

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre realizei o teste de HIV I e II e Hepatite C após um contato de risco de 30 dias e deu negativo.
Posso ficar tranquilo que não estou infectado ou uma precisão maior só com 90 dias?

Abs e Obrigado!

Alexandre disse...

Anônimo, um teste após 30 dias, SE VOCÊ NÃO TEVE NOVAS RELAÇÕES DESPROTEGIDAS, já é confiável para HIV. Não esqueça das DST.
Eu já ficaria tranquilo, mas como sempre digo aos amigos...E VOCÊ já está convencido e tranquilo?
Como acho que não, faça um novo teste apenas para que você se sinta totalmente seguro e, repito...não esqueça das DST.

Abraços

Alberto disse...

Alexandre,
Vc é o cara! Até me fez esboçar um sorriso.
Certeza, colocarei uma mensagem aqui assim que receber o próximo resultado com 26 dias da relação...

Obrigadão pea força!

Anônimo disse...

Olá Alexandre , a hepatite B e C tem mesma janela do hiv ?
obrigado .

Alexandre disse...

HEPATITE A : "DE" 15 a 45 dias.
HEPATITE B : "DE" 15 A 180 dias.
HEPATITE C : "DE" 28 a 140 dias.
HEPATITE D : "DE" 14 a 84 dias.

Heraldo disse...

Oi, Alexandre! 12 dias depois da relaçao de risco surgiu uma ingua do lado direito do meu pescoço e minhas coxas e a regiao da virilha começaram a doer; já faz 17 dias q eu to com a ingua, só que agora ela nao dói e a dor na coxa passou depois de uns 12 dias... nesse periodo surgiu um caroço/verruga avermelhado na minha coxa, proximo a virilha, não doia nem coçava, parecia um caroço causado por picada de pernilongo (mas não pode ter sido por pernilongo pq eu só usei calça nesses dias, e nao coçava) mas eu sentia algo "correr" dentro da regiao, acho q durou um dia, pq eu percebi no banho e 3 horas depois o caroço desapareceu, deixando a pele intacta! nao encontrei nenhuma relaçao entre o caroço e alguma DST. Será q pode ser pela fase aguda? Seria o rash?! a dor na virilha parecia com dor causada por esforço fisico, mas eu nao me exercitei! a dor da fase aguda é parecida com essa? os CTA realizam o ELISA 4 geraçao?

Muito obrigado pelo blog!! só aqui nos sentimos mais confortáveis!!!

Alexandre disse...

Oi Heraldo, pode ser uma íngua e esta pode ter várias causas, por exemplo, você não tem nenhuma infecção dentária, cárie, etc?
O caroço pode também ter sido uma picada de inseto, pois mesmo debaixo das roupas eles picam.
Dor na virilha além de esforço físico pode ser causada por cansaço também.
Rash é algo que com toda certeza você saberia diferenciar, pois o mesmo é insuportável e aparece no corpo todo.
Fase aguda não é uma regra, pois nem todas as pessoas passam por ela, 'eu' por exemplo.
Nos CTA's geralmente os testes são de 3ª geração, porém totalmente seguros, eficazes e confiáveis, inclusive o rápido que dá o resultado em minutos.
Não se apegue a sintomas pois você já percebeu que eles NÃO COMPROVAM ABSOLUTAMENTE NADA e são semelhantes em várias causas.
Procure fazer seu teste e também consulte-se com um urologista para descartar as DST, pois somente com exames e testes você poderá ter certeza de algo e ficar deduzindo e se auto diagnosticando na net, só lhe fará sentir coisas que você não tem.

Abraços

Heraldo disse...

Então, Alexandre, bem antes da relaçao de risco eu costumava ter dores no maxilar q duravam semanas, mas nunca reparei alguma ingua... mas dessa vez a dor ora ia para o maxilar ora ia para o pescoço... e o q me apavora é o fato de esses sintomas acontecerem duas semanas depois da relação... e as dores na coxa não pareciam com dor de gripe, eram mais fortes. Ainda falta umas duas semanas pra minha consulta, será q o convenio da Amico realiza o ELISA 4 geraçao? não posso pagar um laboratorio particular pq não quero q meus pais saibam.

Obrigado mais uma vez!

Alexandre disse...

Heraldo, você já percebeu que fazendo um esforço de memória verá que muitas coisas nós sentimos e nem nos damos conta, porém quando passamos por um suposto 'risco', ai ligamos tudo ao HIV e você já viu que não é assim.
Quanto tempo faz da ultima relação sem camisinha?
Só tem uma maneira de saber se o convênio cobre o teste, dê uma ligada p/ lá e informe-se, ok.

Alberto disse...

Alexandre,

Pensei em fazer um "teste rápido", que chamam, num hospital mesmo... Posso pagar pelo teste para não precisar de requisição médica?
(Pensei até em dizer que preciso deste exame pois vou fazer uma cirurgia sei lá... não sei se seria correto, mas o pavor é tanto que...)
Sabe o valor médio?
Sabe que teste é esse?

Agora to com 21 dias, pensei em fazer amanhã com 22 dias da relação...

Alexandre disse...

Alberto, para fazer o teste em um laboratório particular você não precisa de requisição, é pagar e fazer. Sinceramente não tenho idéia do valor pois faço tudo em órgãos públicos, mas pelo que as pessoas que fazem informam, deve estar entre 50 e 150 reais dependendo do laboratório.
Eu se fosse você aguardaria mais alguns dias, sabe por que?
Independente do resultado você não irá se convencer por causa do tempo, mas é um direito seu.
O teste que estou sugerindo é o de 4ª geração, entre em contato com um laboratório bem conceituado da sua cidade e pergunte o preço e outras informações.

Heraldo disse...

Alexandre, faz 28 dias q eu tive a relaçao de risco. Quanto é, em media, o ELISA 4 geraçao num lab. particular?

Abraços e q Deus te abençoe!

Alexandre disse...

Heraldo, como disse ao amigo acima não tenho muita certeza, mas deve girar em tôrno de 50 a 150 reais e com essa 'janela' de 28 dias você poderia fazer um de 4ª geração e receber um resultado já totalmente confiável.
Tente entrar em contato com laboratórios da sua cidade para maiores informações, use a pesquisa do google que com certeza poderá localizar um de confiança, ok.

Diogo disse...

Alexandre, tudo bem? Então no meu caso eu tive um contato, mais sem penetração, apenas sexo oral e roçadas, tipos brincadeiras msm, só que coloquei na minha cabeça que adquiri o virus, foi no final de janeiro o contato e depois de um mes fiz o teste e deu negativo e depois fiz outro com mais de 65 dias pelo metodo Imunoensaio de micropartículas por quimioluminescência, estou com um ganglio pequeno no pescoço(tamanho de um feijão) e estou com o intestino solto, as fezes não estão mais consistente, e qualquer sinal que aparece em mim fico transtornado... será posso ter adiquirido o virus??? Estou com transtorno de ansiedade me ajude por favor! Acho que isso pra mim é uma fobia! Obrigado

Anônimo disse...

Ola Alexandre Boa tarde!!
aqui é o MK já postei outros comentarios outras vezes,já fizmais de 6 exames todos negativos o ultimo no CTA com 120 dias mais ainda estou com candidiase oral e perca de peso mesmo comendo normal,qual o nome do exame que faz para contagem do CD4 e CD8 é feito em clinicas particulares??
OBS:ja fui em todo tipo de medico só não em ginicologista kkkkkk
abraço....

Alexandre disse...

Olá Diogo, tudo bem!
Não tenho nenhum medo de lhe dizer que você não tem HIV. Primeiro que nem risco você correu, segundo que você fez 2 testes e ambos confirmam que não existe a presença do vírus.
Portanto meu amigo, você mesmo já deu a resposta do seu REAL problema, FOBIA, MEDO!
Procure ajuda psicológica e dê o primeiro passo para SE AJUDAR evitando e até se afastando de sites, blogs etc sobre HIV, pois este vírus não faz parte da sua vida, mas você precisa e deve querer livrar sua MENTE dele, ok.

Abraços

Alexandre disse...

Boa tarde MK...você ainda não acreditou que não tem HIV?
E ainda procura as causas para a candidíase e perda de peso?
Ora meu amigo se você está comendo mal, tudo está explicado além dessa coisa 'obcecada' por um vírus que você não tem!
Contagem de cd4/cd8 é realizada como MONITORAMENTO DAS PESSOAS QUE SÃO COMPROVADAMENTE SOROPOSITIVAS E QUE ESTÃO EM TRATAMENTO, portanto não é o seu caso.
Lhe dou a mesma sugestão que dei aos amigos acima, procure com urgência ajuda psicológica, pois o seu PROBLEMA REAL é EMOCIONAL/PSICOLÓGICO...AJUDE-SE!!!

Abraços

Anônimo disse...

Oi, é o Guto novamente! Como vai o Senhor? Bom, eu já tinha postado aqui sobre meu caso. Relembrando: falei que doei sangue após 60 dias de uma relação de risco e os resultados foram negativos, de acordo com o comprovante da doação). O fato é que, como muitos que relatam aqui em seu blog, depois que ocorreu essa relação eu fiquei maluco e não páro de pensar que peguei HIV. Já li várias vezes sobre janela imunológica, não aguento mais! Penso que estou contaminado, fico achando que estou na fase aguda, meço minha temperatura umas 10 vezes ao dia, pois me sinto com o corpo quente. Além disso, às vezes me sinto fraco, cansado e com dor de cabeça, pés gelados, frio etc. Minha vida virou um pesadelo depois disso, não consigo parar de pensar. Fiquei tão paranóico que tenho até medo de ir ao dentista e cortar o cabelo, pois penso que os objetos cortantes podem vir a me contaminar ou me contaminaram. Sinto muito medo; isso prejudicou meus estudos, meu trabalho e minha vida pessoal. Sofro muito; choro muito. Sem mais delongas, gostaria de tomar o seu tempo mais um vez e fazer a seguinte pergunta: O exame feito na doação de sangue com 60 dias é mesmo confiável ou é melhor eu repetir esse exame, já que toda hora fico me sentindo fraco e com corpo quente, apesar do termometro sem estar entre 36 e 37, o que não é considerado febre conforme a literatura médica. Obrigado colega, não sei o que faria sem sua página para receber uma luz, pois pense num assunto difícil de tratar com amigos. OBS: no período em que doei sangue, procurei um psiquiatra que me diagnosticou com um quadro de andústia e me passou um medicamento. Acha que deveria continuar o tratamento? Abraço!

Alexandre disse...

Guto, está claro que você sofre da mesma 'doença' que os outros amigos que estão acima do seu comentário, ou seja, você está obcecado pelo HIV.
Como disse antes, os testes e exames realizados pelos bancos de sangue SÃO OS MAIS COMPLETOS, SENSÍVEIS E DE ULTIMA GERAÇÃO "PARA TODAS AS DOENÇAS POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS", afinal este sangue será usado em TRANSFUSÕES PARA SALVAR VIDAS!
Sua ultima frase explica tudo e a resposta é SIM, VOCÊ DEVE procurar novamente ajuda psicológica, relatar tudo que relatou aqui, para que o médico possa lhe orientar e prescrever medicação, se for o caso.
É evidente que você é uma pessoa SAUDÁVEL e isso foi comprovado pelos testes e exames, porém o SEU CORPO ESTÁ SAUDÁVEL MAS SUA MENTE NÃO!
É é ela quem está lhe causando todo o sofrimento e 'somatização' dos sintomas que não existem mas você sente PSICOLÓGICAMENTE!
Procure SE AJUDAR consultando-se com este profissional e antes disso evite sites, blogs, etc que falam sobre HIV, este é o primeiro passo para que sua vida volte ao normal, PORÉM É PRECISO QUE VOCÊ QUEIRA ISSO, ok.

Abraços

Anônimo disse...

Obrigado, colega! Vou tentar esquecer isso e superar meus medos de dentista, cortes de cabelos objetos cortantes, janela imunológica etc. Lado ruim disso é que parece que perdi o apetite sexual depois do ocorrido. Quando penso em sexo, lembro do HIV; e quando lembro do HIV, fico me achando doente. Tomara que eu consiga ser uma pessoa normal de novo. Mais uma vez obrigado por responder de pronto o meu apelo! Guto.

Anônimo disse...

MK comendo mal não!!
estou comendo até mais do que eu comia normalmente mais não recupero meu peso!!
já estou fazendo tratamento psicologico e tomando uns remedios para Depresão abraço...

Alberto disse...

Alexandre, obrigado novamente.

Sabes o nome de um "teste rápido", estes que saem um resultado em minutos?

É este que quero fazer amanhã, com 22 dias após a relação de risco...(laboratórios tem este tipo de teste rápido ou é só em hospital?)

Segunda-feira farei outro (aquele de quimioluminescencia com p24, de 4ª geração para ter certeza, como vc indicou que seria seguro com estes 26 dias)...

Obg
Abração.

Alexandre disse...

Alberto, o nome do teste rápido, É TESTE RÁPIDO MESMO, muda a denominação digamos assim, dependendo do fabricante do kit.
Se você 'cismou' em fazer é um direito seu, então sugiro que você faça em um CTA, que é gratuito, sigiloso e seguro como todos os outros.
Porém se eu estivesse no seu lugar, faria somente o de 4ª geração na segunda feira, pois este sim lhge dará um resultado altamente confiável, já que o rápido geralmente é de 3ª geração e pelo que vejo aqui e na 'rua', as pessoas que se 'precipitam' em realizar o teste 'pioram sua ansiedade', porque 'não acreditam, no resultado'.

Abraços

Alberto disse...

Obrigado Alexandre, vou seguir sua dica.
Farei somente segunda-feira, com 26 dias depois do ato.
Farei em laboratório particular um exame de 4ª geração.
O resultado deve sair em 2 dias... e se for negativo poderei confiar no resultado, correto?

É que não vejo ninguém falar que deu positivo com menos de 30 dias... (mesmo que depois tenha que buscar confirmação, claro)...
Li vááários depoimentos em muitos locais e ninguém disse algo do tipo: "fiz exame com 25 dias (ou menos) e deu positivo"...
Passa a ideia de que nenhum teste detecta algo realmente antes deste período... e como estamos vulneráveis, cheios de nóias na cabeça, esta aparência de que nenhumt este vai detectar algo "tão cedo" vire uma certeza...

Vc é um cara admirável, por tudo o que faz... parabéns!
Abraços.

Alexandre disse...

Alberto, repetindo...o teste de 4ª geração feito após 26 dias É TOTALMENTE SEGURO E CONFIÁVEL!

Quantas dessas pessoas que 'dizem isso por ai', tiveram seus resultados modificados DE NEGATIVO PARA POSITIVO quando realizaram testes com mais tempo? Isso você não lê ou ouve por ai!

Faça seu teste com tranquilidade, tente conversar com o responsável(médico) do laboratório e se ainda assim não se sentir totalmente seguro com o resultado, faça outro mais tarde mas sem 'neura'.

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre, primeiramente parabéns pelo seu blog!!!

Tive um contato de risco a cerca de 15 dias ainda não realizei nenhum tipo de exame, estou esperando completar os 30 dias exatos para fazer o exame.

Li que existem vários tipos de testes de HIV e que o melhor é o 4ª geração.

Liguei em um laboratório e me informaram que realizam o teste ELIZA (a atendente não soube dizer a geração) e o resultado sai em 2 dias.

Gostaria de saber se caso este teste de não reagente (negativo) se posso confiar no exame ou terei de esperar uma janela maior de 60 a 90 dias?

Outra coisa, existem algum outro teste que devo realizar ao menos para tentar me tranquilizar um pouco? Pois, é impressionante como se apega aos sintomas e mais dificil ainda é conseguir dormir tranquilo.

Obrigado!
Abraços.

Alexandre disse...

Anônimo, o teste de 4ª geração é realmente o mais indicado para fazer após 30 dias, e o resultado do mesmo é altamente confiável, ficando a seu critério fazer outro ou não.
Se você se sentir totalmente seguro quando ao resultado, esqueça o assunto, mas do contrário faça outro para acreditar e se convencer totalmente.
Aguarde os dias pois fazer um teste agora não irá acabar com a sua ansiedade, na verdade só aumentará e voce ficará tão obcecado pelo novo teste, que a sua vida vai parar...calma e aguarde mais um pouco, pois nada mudará.

Abraços

Anônimo disse...

Ok Alexandre, vou aguardar o período!

Então poderei confiar nesse teste ELIZA ao qual referenciei acima com janela de 30 dias?

Obrigado!

Alexandre disse...

Sim, pode confiar!

Anônimo disse...

Oi, Alexandre! Queria saber se posso fazer o teste anti-HIV gripado ou logo depois de pegar uma gripe? Se eu tiver alguma infecçao q não seja o HIV há risco do teste dar falso positivo?

Abraço!

Alexandre disse...

Quanto a gripe não há problema algum e quanto a alguma infecção, desde que ela não esteja na relação daquelas que "PODEM OU NÃO" interferir no resultado, também sem problemas.
Veja quais são na postagem "FALSO POSITIVO".

Abraços.

Heraldo disse...

Olá Alexandre, é o Heraldo de novo. Li em outro post q as ínguas da fase aguda demoram muito para desaparecer, e a íngua q eu tenho no pescoço já dura 19 dias!!! Dói de vez em quando, o q pode ser?!

Abraços!

Alexandre disse...

Oi Heraldo, se não me engano você disse que tinha dores a muito tempo no maxilar, muito antes do seu suposto risco. Essa é a hipótese mais provável para sua íngua no pecoço, pois como você mesmo disse, essa dor vem de muito tempo, então enquanto não for resolvida a causa dessa dor, a íngua tende a persistir e talves até a mesma já esteja ai faz tempo e só agora você notou.

Abraços

Anônimo disse...

boa tarde Alexandre .
Gostaria de saber qual a janela para fazero teste de sifilis .
obrigado .

Anônimo disse...

Olá Alexandre .
Voçê com certeza deve ter acompanhamento de um médico especialista em hiv , alguma vez voçê conversou com ele sobre janela imunológica e qual a opinião dele sobre o tempo de espera para fazer o teste ?
obrigado e parabéns pela ajuda prestada a todos nós que visitamos o seu blog .

Alexandre disse...

Anônimo 1...SÍFILIS : "DE" 14 a 21 dias.

-----------------------------------

Anônimo 2...Eu faço tratamento/monitoramento do HIV a mais de 15 anos e com o mesmo médico infectologista aqui no SECRAIDS/SANTOS, e sempre conversei com ele sobre tudo, inclusive quando tenho alguma dúvida é a ele que recorro.
Sobre a janela...leia essas postagens :

JANELA IMUNOLÓGICA e
DURAÇÃO DA JANELA

Acesse-as do lado direito do blog bem no início, pois nas mesmas estão as suas respostas e A OPINIÃO DELE E DE TODOS OS ESPECIALISTAS SÉRIOS E ATUALIZADOS SÃO AQUELAS ALI DIVULGADAS.

Abraços e obrigado.

marina disse...

Olá Sr, Alexandre, bom dia!
Gostaria de saber qual é o exame de 4ª geração para identificar o vírus da aids?

Já realizei o ELISA e WESTERN BLOT, graças a Deus todos deram negativo. Na segunda feira, estarei realizando o 4º exame, agora com mais de 90 dias, qual o senhor me indicaria?

Que Deus te abençoe e te guarde.

marina disse...

Já ia me esquecendo, também gostaria de saber se já existe algum teste rápido, que se compra na farmácia, para se identificar o vírus da aids?

Agradecida,

Alexandre disse...

Marina, os testes de HIV são semelhantes e só mudam a geração e métodos, mas isso não 'nos' importa.
Se você for fazer em laboratório particular, procure na sua cidade um da sua confiança e faça o teste.
Como já tem 90 dias, você pode fazer um teste 'independente' da geração, pois o resultado será definitivo, e você pode realizar em um CTA da sua cidade, pois é gratuito, sigiloso, confiável, seguro e nos CTA's também estão disponíveis os testes rápidos que lhe dão um resultado em alguns minutos.

"OS TESTES DE HIV SÓ PODEM SER REALIZADOS EM LABORATÓRIOS, HOSPITAIS, CLÍNICAS E POSTOS DE SAÚDE/CTA"

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre,

Um Elisa realizado com uma janela de 18 dias é confiável? O resultado é preciso?

Digo isto pq estou apavorado, tive um contato de risco e minha lingua está branca, tenho dor embaixo do braço esquerdo e na virilha, porém não surgiu nenhum nódulo e ultimamente venho dormindo e me alimentando mal, sinto que estou fraco... não sei o que faço estou com mto medo!!!

Obrigado e parabéns pelo blog!

Abraço

Alexandre disse...

Anônimo, obrigado!

Com 18 dias o teste dá um indício sobre a contaminação ou não,
pois depende de vários fatores, como o risco, geração, etc. Para um resultado mais preciso é aconselhável esperar pelo menos 25 dias para o teste de 4ª geração.
Isso não quer dizer que o resultado do seu teste irá mudar, se você o realizou, porém é preciso fazer outro para confirmação.
Para você se sentir menos angustiado, consulte-se com um urologista e relate tudo a ele sem esconder nada, pois dessa forma ele poderá lhe tranquilizar e descartar as outras DST.
Lembre-se que NADA LHE COMPROVA QUE HOUVE ALGUM TIPO DE CONTAMINAÇÃO, APENAS A SUA SUSPEITA QUE NÃO PROVA NADA, OK.

Abraços.

Anônimo disse...

Ok Alexandre!

Obrigado...

Vou realizar o teste amanhã e volto a repeti-lo com 30 dias.

Não consigo parar de pensar nisso! Não sei o que fazer...

Alexandre disse...

O que você precisa fazer você já sabe, e o que você não precisa fazer é ficar se auto torturando por algo que não faz parte da sua vida, sendo apenas uma SUSPEITA, que como disse antes não prova absolutamente nada.
Acalme-se.

Abraços

Anônimo disse...

Boa noite Sr Alexandre .
Estava lendo o seu blog , e as pessoas tem muitas dúvidas em relação ao tempo de espera para fazer o teste e vejo que voçê tem muita segurança nas respostas .Estive lendo no site do Dr Drauzio Varella onde ele fala o seguinte Existe um exame de sangue específico para o diagnóstico da AIDS, chamado teste Elisa. Em média, ele começa a registrar que a pessoa está infectada 20 dias após o contato de risco. Se depois de TRÊS MESES o resultado for negativo, não há mais necessidade de repetir o exame, porque não houve infecção pelo HIV. Esse médico 20 dis a 3 meses para um resultado definitivo ?

Alexandre disse...

Anônimo, se você prestar atenção na informação inteira, no meio dela existe a frase EM MÉDIA, que faz toda a diferença.

Abraços.

Anônimo disse...

Por favor me desculpe , mas eu nao entendo esse Em Média , ele não da uma garantia antes dos 3 meses .
O David Uip fala também Em Média uma mês .

Alexandre disse...

Em média = Valor que aponta para onde mais se concentram (A MAIORIA) os dados de uma distribuição.

Heraldo disse...

Olá, Alexandre! Sou o cara da ingua no pescoço de novo. Então, queria fazer o teste amanhã (ELISA 4 geração, com 35 dias de "janela")mas tô com medo de poder dar falso-positivo por causa dessa íngua (que já dura 23 dias!). O q vc sugere?

Abraço!

Alexandre disse...

Heraldo, faça que não há problema algum, pois a íngua NÃO INTERFERE NO RESULTADO!

Abraço

Anônimo disse...

Boa noite Alexandre , e sei que Sr não é médico , mas eu estou apavorado , fiz um exame com 30 dias quarta geração , depois repeti com 60 dias ( não sei a geração ) e depois disso meu deu um mal estar ,febre , dor na virilha ,
Me da um opinião , fiz exame de sifilis também .

Alexandre disse...

Boa noite anônimo, você fez 2 testes sendo 1 de 4ª geração e com janela suficiente, AMBOS NEGATIVOS...por que ainda está apavorado?
Mal estar, febre pode ser várias coisas, até um simples resfriado ou uma gripe e dor na virilha também pode ser algo simples como cansaço ou esfôrço físico, portanto nada a ver com HIV, já que seus testes comprovam que você não tem.
Sugiro que você faça uma consulta com um clínico geral, para que o mesmo 'pessoalmente' possa lhe examinar e verificar se está ocorrendo algo para se preocupar.
Como você fez o teste de sífilis também e deve ter dado negativo, procure fazer para outras DST, assim você descarta tudo e muda o seu foco, ok.

Abraços

Anônimo disse...

Olá ,
O hiv 1 é dividido em 3 grupos , m teste de geraão 2,3 pesquisas todos os grupos ?

Alexandre disse...

Anônimo, em resumo são conhecidos dois tipos de HIV, o 1 E o 2. Atualmente a maioria dos testes tanto de 3ª como de 4ª geração, são capazes de detectar e diagnosticar AMBOS. Testes de 2ª geração não são mais utilizados, pelo menos aqui no Brasil.

Anônimo disse...

Olá Alexandre, saudações.

Sou o anônimo que teve muitos sintomas da fase aguda logo com 4 dias. Tinha realizado teste com 70 dias e resultado negativo. Agora escrevo dizendo o resultado do último realizado com 90 dias, com resultado também negativo. Ao consultar a infectologista ela ainda fala em 5% de chances de dar um resultado reagente. Achei que as chances seriam menos de 1%. 5% é muita coisa ainda frente a um teste de 90 dias? Tb não identifiquei a geração deste exame e também achei estranho que o laborátorio utilizou 2 kits. Gostaria de saber que análise você faz sobre meu caso.

Mais um avez agradeço a atenção. Obrigado.

O exame realizado foi:

HIV - 1/2
Método: Elisa
Kit: INTERKIT
Lote:100....
/detecção de Anticoros IgG, IgM IgA /virus do HIV-1, HIV-2 e o subtio O.


HIV - 1/2
Método: Imunocromatográfico
Kit HIV 1/2 3.0 SD BIOLINE
Lote: 100....
peptídeos sintéticos e antígenos recombinantes, proteínas gp41, p24 e gp36 do HIV

Alexandre disse...

Anônimo, agora após 90 dias você percebe que o que você sentiu não eram sintomas da fase aguda, pois TODOS OS TESTES TIVERAM COMO RESULTADO = NEGATIVO, PORTANTO OS MESMOS COMPROVAM QUE VOCÊ NÃO TEM HIV.
Seu teste é de 4ª geração, que IDENTIFICA TANTO OS ANTICORPOS COMO O P24(PROTEÍNA DA ESTRUTURA DO HIV), DESSA FORMA ELE 'CERCA' AS POSSIBILIDADES E LHE DÃO A CERTEZA QUE NÃO EXISTE HIV NO SEU ORGANISMO(SANGUE).
Você achou muito a porcentagem que sua médica informou?
Então responda a sí mesmo...se ela não tivesse dito nada, você com toda certeza 'estranharia e ficaria encucado', talvez pensando que ela não disse nada porque devo estar mesmo com HIV. Como ela lhe deu uma resposta, que com toda a certeza foi dada de acordo com o que ela sentiu do 'seu emocional', agora é mais um motivo para colocar em dúvida os testes.
Você tem 2 OPÇÕPES :

1-ACREDITAR E CONFIAR NA REALIDADE COMPROVADA PELOS TESTES E RETOMAR SUA VIDA NORMAL!

2-CONTINUAR ACREDITANDO NO "SE ISSO, SE AQUILO, OUVI DIZER...ETC E NUNCA MAIS VIVER EM PAZ!

A escolha é sua, 'eu' ficaria sem nenhuma dúvida com a primeira.

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre, tudo bom?

Postei um comentário dia 23 solicitando alguns esclarecimentos.

Pois bem, retorno novamente, pois algumas dúvidas ainda persistem.

Realizei com 17-18 dias após o contato de risco os seguintes exames:

Hepatite C, Anti HCV - Não reagente.
HIV 1 e 2, Anticorpos e Antígeno - Não reagente
Sorologia para Lues (VDRL) - Não reagente

Sendo assim pergunto:

1) Tendo tido TODOS os sintomas de HIV e alguns para completar a lista de sintomas aparecendo agora é possível que o virus não tenha sido detectado no exame?

2) Realizando de novos os testes acima, porém com 30 dias e estes sendo não reagentes poderei considerar definitivo ou devo refazer com 60-90 dias?

3) O Sr. acredita que posso estar com MONUCLEOSE ou algum outro tipo de virus/bactéria tendo em vistas os sintomas? Teria algum diagnóstico a informar? Teria algum médico específico para eu procurar, visto que apresentei TODOS os sintomas?

Mesmo sendo não reagente, acredito estar com HIV, pois os sintomas são de HIV e não tem nenhuma doença específica que apresente todos estes sintomas de uma vez só. Ou seja, o não reagente só fez aumentar o sofrimento até o próximo exame.

Mais uma vez obrigado pela ajuda. Seus conhecimentos são de grande valia.

Obrigado!
Deus o abençoe.

Alexandre disse...

Olá anônimo...estou sempre na luta, obrigado!
Vamos raciocinar juntos :

Realizei com 17-18 dias após o contato de risco os seguintes exames...como lhe disse antes, se foi feito um teste de 4ª geração o resultado NEGATIVO é um indício que você não foi infectado, porém mesmo sendo de 4ª é aconselhável um pouco mais de tempo, +- 25 dias após a exposição para que o resultado seja confiável.

Hepatite C, Anti HCV - Não reagente...também para as hepatites é necessário um tempo maior para que o resultado seja confiável.

1) Tendo tido TODOS os sintomas de HIV e alguns para completar a lista de sintomas aparecendo agora é possível que o virus não tenha sido detectado no exame?...Todos esse sintomas foram DIAGNOSTICADOS POR UM MÉDICO OU POR VOCÊ?

2) Realizando de novos os testes acima, porém com 30 dias e estes sendo não reagentes poderei...sendo de 4ª geração e sendo novamente negativo, este resultado será altamente confiável.

3) O Sr. acredita que posso estar com MONUCLEOSE ou algum outro tipo de virus/bactéria tendo em vistas os sintomas? Teria algum diagnóstico a informar?...anônimo, você sabe que NÃO SOU MÉDICO e mesmo que fosse, JAMAIS iria DIAGNOSTICÁ-LO pela net, pois até um MÉDICO para fazer tal diagnóstico, SOMENTE PODERÁ FAZE-LO, EXAMINANDO-O PESSOALMENTE E ATRAVÉS DE TESTES E EXAMES.

Mesmo sendo não reagente, acredito estar com HIV, pois os sintomas são de HIV e não tem nenhuma doença específica que apresente todos estes sintomas de uma vez só...o seu maior problema no momento é que você 'acha' que teve ou tem todos os sintomas pelo que lê na net, e tudo que aparece você 'deduz' que está sentindo e o pior...SE AUTO DIAGNOSTICA ATÉ JÁ SENDO UM PORTADOR...é isso que está lhe causando tanto sofrimento.

Na ultima postagem eu lhe sugeri que procurasse um urologista, você fez isso?
Se fez não deve ter relatado tudo ao mesmo e não tirou suas dúvidas.
Se não fez, faça isso e como citei acima relate TUDO ao mesmo, com toda a certeza você terá AS RESPOSTAS CORRETAS E CONCRETAS e não SUPOSIÇÕES, ok.

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre, obrigado mais uma vez!

Então esse teste que fiz não é de 4ª geração?

Esse exame não da certeza nenhuma (ou seja não serviu pra nada)?

Eu liguei perguntando em diversos laboratórios sobre o exame de 4ª geração mas ngm sabe informar.

Eu me diagnostiquei visto que apresentei os sintomas sem ter nenhum problema de saúde aparente, e tmb por sintomas específicos de HIV. Só consigo dormir a base de remédio.

Obrigado!
Abs.

Alexandre disse...

Anônimo, você está sim doente nesse momento...EMOCIONAL E PSICOLÓGICAMENTE...você nem consegue entender o que lê, pois colocou na sua cabeça que tem HIV e ponto final.
Você não precisa ligar para todos os laboratórios, apenas para aquele que você fez o teste, que deve ter lhe fornecido um 'laudo' e neste laudo na maioria das vezes é possivel ver que geração é o mesmo......ou você não fez o teste?
Enquanto você SE AUTO DIAGNOSTICAR continuará sentindo sintomas que geralmente nem existem, mas são criados pela mente.
O que você está esperando para procurar um médico?
Uma simples consulta e em alguns minutos você acaba de vez com todas essas suposições.

Abraços

Anônimo disse...

Então o exame diz aqui.

Metodo: Quimioluminescência Amplificada - Vitros ECI - Jhnson&Johnson.

É de 4ª geraçao?

Ok. prometo que vou procurar um medico antes de tirar as conclusoes, mas é que nao tem como, vc fica pilhado.

Alexandre disse...

Anônimo, dê uma olhada mais atenta no laudo e veja se no mesmo existe algo +- assim: pesquisa de anticorpos e "p24" .

Realmente você precisa dessa consulta, pois SÓ ELE TEM CONHECIMENTO PARA AS CONCLUSÕES, e pense numa coisa..."O QUE CONCRETAMENTE COMPROVA QUE VOCÊ TEM HIV?......"NADA"!

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre, aqui diz p24 e gp36.

Isso significa 4ª geração?

Ok, pra essa conclusão irei refazer o exame com 30 dias...

Obrigado mais uma vez!

Alexandre disse...

Anônimo, é de 4ª geração o seu teste.

Abraços

Anônimo disse...

olá Alexandre td bm ?minha dúvida é a seguinte, tive uma relação que acho q foi de risco e depois de 20 dias fiz um exame anti Hiv que deu nao reagente, observei que várias pessoas te perguntam sobre a janela e sobre qual a geraçao de exame, não sei minha geraçao e nem sei se posso confiar nele com apenas 20 dias, pode me ajudar ?, segue o meu resultado:


material : SANGUE (SORO)
HIV I E II ANTICORPOS ANTI -PESQUISA ELISA
METODO ELISA - ENZIMA IMUNOENSAIO
PESQUISA DE ANTICORPOS PARA OS ANTIGENOS VIRAIS:
HIV I = ENV GP160 ,GAG P24 E PEPTIDEO ANT 70(subtipo 0)
HIV II = ENV GP36

DESDE JA AGRADEÇO ...

Alexandre disse...

Anônimo...seu teste também é de 4ª geração. Eu acredito que o seu 'risco' talvez nem tenha acontecido, pois nem mesmo você o considera como tal. Então sossegue que o teste já lhe responde que você não tem HIV.

Abraços

Anônimo disse...

alexandre, desculpe encher o saco de novo, vc disse que é de 4 geraçao, mas com apenas 20 dias apos o ato ja se pode dar como concluido o rsultado deste exame, sendo ele de 4 geraçao ? obrigado e prometo q é a ultima pergunta kkk,obrigado e sucessos !!!

Alexandre disse...

Anônimo, um teste de 4ª geração é capaz de dar um resultado altamente confiável mesmo após 20 dias, mas se você não se sente convencido e seguro repita-o após 30 dias, que certamente será NEGATIVO novamente, assim você desencana de vez, ok.

Anônimo disse...

Olá Alexandre,
Parabéns pelo blog e a iniciativa, que vem ajudando muitas pessoas a se orientarem.

Alexandre, tive uma relação e ouve penetração rápida sem camisinha. Após uma semana tive candidíase. Após isso comecei a pesquisar e durante os 2 meses seguintes tive sintomas da fase aguda. Fiz o exame no CTA coas 60 dias após a exposição. A médica que me atendeu disse que o exame que fiz começa a detectar o HIV após 15 dias.

Meu exame deu negativo, posso confiar ?

obrigado

Alexandre disse...

Anônimo, confie na palavra da médica e no resultado do teste que comprova que você não tem HIV, isso é REAL, o restante não.

Abraços

Gustavo disse...

olá Alexandre! PARABÉNS pelo site. muita informação e fiquei motivado depois de ler que até 2012 haverá a cura da iads.

só que vim pra contar meu caso e pedir um conselho!

é o seguinte: dia 12/08 eu tive uma relação sexual com um cara. eu fui passivo. dai ele me pediu para que eu colocasse a camisinha e eu nao consegui pois a cabeça do penis dele era grande. dai ele colocou (nao sei se colocou direito). então uns 5 minutos ele gozou e estorou a camisinha e fui perceber depois que tirou. ele me garantiu que não tinha o HIV, dai fiquei com muito medo pois tem muitos caras que fazem isso de sacanagem pra infectar os outro...
não consigo deixar de pensar nisso. hoje é 29, to querendo fazer o exame amanhaa, será que eu posso? pode dar um falso negativo? sera? o que vc me orienta nessa situação???? obrigado!!!

Alexandre disse...

Oi Gustavo, sem enrolação porque nem eu nem você precisamos disso. Você sabe que correu riscos, ok.
Sim, correu PORÉM NADA COMPROVA QUE SEU PARCEIRO TEM ALGO OU NÃO, OK.
Então não se influencie se ele tem ou não e concentre-se agora em você, até porque testes, exames e palavras dos outros não significam nada SE NÃO FIZERMOS OS NOSSOS, OK.
Se você fizer um teste amanhã com 20 dias, terá de ser um de 4ª geração e em laboratório particular. O resultado do mesmo poderá ser confiável e um indício se houve ou não contaminação pelo HIV. mas se você o fizer com 30 dias, o resultado já será altamente confiável.
Não adianta essa 'pressa', pois o que foi feito não tem mais volta, mas também não sabemos se teve consequêcias ou não, ok.
Como sugestão, eu no seu lugar amanhã, ao invés de fazer o teste, marcaria uma consulta com um urologista para saber a sua opinião e também SER EXAMINADO POR ELE PARA DESCARTAR AS OUTRAS DST, pois não é só o HIV que é transmitido sexualmente.
Essa é minha opinião e você decide o que achar melhor para você ok.

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre,
parabéns pela iniciativa. Você é uma pessoa de grande valor.
Tive uma relação sexual com uma de programa mas ocorreu rompimento do preservativo. Fiz um teste de HIV e Sifilis na rede particular 45 dias depois do acontecido. Os resultados foram negativos. Mais ou menos uns 15 dias depois, ou seja, 60 dias após a relação fiz um exame para gonorreia que também deu negativo. Sei que com 45 dias não da para confiar no resultado. Esta perto de completar 100 dias quando farei novamente o exame. Minha dúvida: Se caso este segundo exame, 100 dias depois desta relação, o resultado se mantiver negativo, posso ficar tranquilo? Ou a certeza total só virá com 180 dias? Tenho tido insônia e chorado com frequencia. Preciso saber com qto tempo é preciso fazer o exame para ter novamente paz no meu coração.
Obrigado
Deus lhe abençoe.

Alexandre disse...

Olá anônimo, obrigado!
Ao contrário de você 'eu' acredito que um teste após 45 dias é totalmente confiável e como seus exames de DST também deram negativo, reforçam ainda mais que você não se infectou pelo HIV.
Se você é uma pessoa saudável, não usa drogas injetáveis, não tem nenhuma doença grave e nesse período não teve novas relações sem proteção, o resultado de um novo teste, seja qual for o 'tempo de janela' após você já ter feito o mesmo, será novamente NEGATIVO. Você não tem nenhum motivo para chorar, pois TUDO está lhe indicando que NADA aconteceu. Sugiro que você deixe de se influenciar pelo que lê e ouve de 'errado' e converse com um médico, UROLOGISTA/INFECTOLOGISTA, que certamente ambos vão lhe informar 'corretamente' que está tudo ok e você desencana de vez.

Abraços

Heraldo disse...

Olá, Alexandre! Sou o cara da íngua no pescoço (há 30 dias!!!), mas amanhã eu tenho urologista e já marquei com um infectologista.

Bem, fiz um exame no qual diz "Anti HIV 1-2 Anticorpos" com 35 dias após a relaçao de risco, que deu negativo com valor de referencia 0,04; o método foi eletroquimioluminescência. ENTRETANTO, não há nada no laudo sobre pesquisa do antígeno p24! Eu havia ligado no laboratório pra perguntar se o teste chamado "ELISA para AIDS" era de 4 geração e eles disseram que sim, mas a relação de exames do site deles é muito confusa: existe outro exame com nome "ELISA para HIV", outro com nome "Anti HIV 1-2 Anticorpos" e outro com o nome "Antígeno P24"!!! Mas na hora de solicitar eu só disse "exame para HIV", estava muito nervoso e triste. Quer dizer, eu gastei dinheiro a toa (R$ 92,00!). Mas eu vi que meu convenio cobra os exames em alguns laboratórios, mas no site desses tbem existe um exame com nome "antigeno p24" e o resultado sai em intermináveis 20 dias. Estou confuso, qual será o nome do ELISA 4 geração ou será que vale a pena fazer esse exame de pesquisa do antígeno p24?

Eu não aguento mais, minhas notas na faculdade despencaram, assim como minha esperança...

Um abraço!

Alexandre disse...

Oi Heraldo, acalme-se que amanhã quando você estiver com o médico, certamente ele lhe explicará tudo com clareza e você se sentirá mais aliviado, pois o mesmo saberá o que está causando essa íngua, se for mesmo uma.
O teste que você fez é o ELISA DE 4ª geração e inclusive o laboratório confirmou essa informação. O nome do teste Heraldo é esse mesmo "ELISA", que é o teste utilizado quando realizamos a testagem, e CASO SEJA POSITIVO, ai sim é realizado o de confirmação chamado WESTERN BLOT, portanto não é o seu caso ok.
Se você parar, respirar e pensar, NADA está indicando que você tem algo, portanto você não deve ficar se auto torturando por algo que até o momento NÃO EXISTE a não ser na sua cabeça.
Relaxe, descanse e amanhã acabe com isso ok.

Abraços

Anônimo disse...

Bom dia , gostaria de uma opinião sua a respeito , enviei essa pergunta a sociedade brasileira de infectologia.Obrigado



Mensagem:
Por favor , gostaria de saber se com um exame quimioluminecsencia com pesquisa simultanea de anticorpos e antigeno p24 após 30 dias do contato de risco e outro exame com pesquisa somente de anticorpos para o hiv 1 e 2 após 60 dias já posso descartar uma possivel infecção ? Obrigado.

Resposta:
Prezado
Um teste de última geração realizado após 4 semanas do contato de risco detecta mais de 90% dos casos de infecção pelo HIV.
Sugerimos a repetição dos exames com 3 e 6 meses.
Lembrando que as sorologias para sifilis,hepatite B e C também devem ser realizadas.
Atenciosamente.
SBI.

Alexandre disse...

Anônimo, não há o que comentar pois a resposta é da SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA, e eu sou apenas um cidadão comum e leigo como você, inclusive NÃO HÁ NENHUMA DIFERENÇA NESSA RESPOSTA DAQUILO QUE DEBATEMOS DIARIAMENTE POR AQUI.

Abraços

marina disse...

Olá Sr. Alexandre, bom dia!

Conforme orientação do senhor, procurei um CTA em minha cidade e realizei o 4º teste ELISA 3ª geração, agora com mais 96 dias, como também realizei o 2º teste de Síflis,por orientação da Assistente Social, e graças a Deus deram Amostra não reagente para HIV e VDRL não reagente. Tornerei a repetir os exames em dezembro/2010 e maio de 2011 quando irá completar um ano, acho que com 12 meses completos, ou seja um ano, eu fecho a minha janela imonológica e vou continuar tratando da cabeça, rsrsrs, pois estou achando que tudo que acontece comigo pode ser o vírus do HIV. Gostaria de parabenizar o senhor e gradecer pelo seu trabalho que é de fundamental importância para a sociedade e acredito que dentro em breve a medicina irá descobrir a cura para esse vírus. Vou lembrar do senhor em minhas orações, e pedirei a Deus que cure todas as pessoas, pois acredito no milagre e Deus é essa cura. Obrigada e fique com Deus!!!

Alexandre disse...

Obrigado Marina, só não permita que essa situação lhe 'prenda' aos testes e exames, pois está comprovado que você é saudável.

Abraços

Anônimo disse...

Oi Alexandre, tudo bem? Gostaria de esclarecer algumas duvidas que me preocupam bastante.

Passei recentemente por uma situação que imagino ser de risco. Tive meu anus penetrado pelos dedos de um parceiro que não sei se possui HIv ou não. Para me penetrar ele envolveu os dedos com uma camisinha, o que tornaria o contato seguro. No entanto, para lubrificar a camisinha, ele usou a boca (colocou os dedos com a camisinha dentro da boca para lubrificar com saliva). Gostaria portanto de saber se corri algum risco nesse contato.

Fiz os testes 30 e 41 dias após essa situação (ambos de 4 geracao, CMIA), e deram não reagente. Mas sigo preocupado. Ainda corro algum risco?

A respeito dos testes, uma outra duvida: o valor de referencia que recebi junto com o resultado de "não reagente" faz alguma diferença? Ou seja, um valor mais próximo de 1 indicaria maior probabilidade de a soroconversao estar em curso do que um valor significativamente mais baixo?

Espero ter sido claro nas minhas duvidas. Muito obrigado pela atencao e um grande abraço!

Alexandre disse...

Oi anônimo, na situação que você descreve o risco para HIV É 0(ZERO).
Se houvesse alguma possibilidade o teste que você realizou seria positivo, portanto sossegue.
Não se apegue a valores de referência, importe-se com o resultado...ABAIXO DE 1.00, SEJA QUAL FOR A CONTAGEM SIGNIFICA APENAS UMA COISA = A PESSOA NÃO TEM HIV!
Como você não tem HIV não há como acontecer a RARÍSSIMA SOROCONVERSÃO.

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre, obrigado pelo esclarecimento!

Desculpe a insistência, mas só tenho mais uma dúvida: você disse que na situação pela qual passei o risco é zero. Mas, se a pessoa tivesse algum tipo de ferida ou sangramento na boca, e portanto passasse sangue para a camisinha, não haveria algum tipo de risco?

Mais uma vez muito obrigado!

Alexandre disse...

Anônimo, você está fazendo 'hipóteses', então vou lhe responder 'hipotéticamente'...SE A PESSOA TIVESSE UMA FERIDA INFLAMADA E ABERTA NA BOCA E COM SANGRAMENTO INTENSO E ENTRASSE EM CONTATO COM UMA FERIDA TAMBÉM ABERTA E SANGRANDO INTENSAMENTE 'SUA', HAVERIA RISCO E SE A CAMISINHA TIVESSE UMA QUANTIDADE DE SANGUE GRANDE, SENDO ESTE INTRODUZIDO EM VOCÊ, AI TAMBÉM SERIA UM RISCO!

OS TESTES DE 4ª GERAÇÃO CONFIRMAM E COMPROVAM QUE VOCÊ NÃO TEM HIV...ISSO NÃO É HIPÓTESE...É REAL!!!

Abraços

Anônimo disse...

Boa noite .
Existe casos confirmados de pessoas que só tiveram exames positivos após três meses da contaminação ou são apenas possibilidades teóricas ? Voçê tem alguma informação sobre isso .
Obrigado .

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 461   Recentes› Mais recentes»