“PROGRAMA NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER”


Por meio de ação conjunta entre o Ministério da Saúde e os 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, são oferecidos serviços de prevenção, detecção precoce, tratamento e reabilitação dos cânceres do colo do útero e de mama, com o objetivo de reduzir a mortalidade e as consequências físicas, psíquicas e sociais dessas doenças.


Câncer do colo do útero : No Brasil, para 2010, são esperados 18.430 novos casos, com um risco estimado de 18 casos a cada 100 mil mulheres.
Sabe-se hoje que o surgimento do câncer do colo do útero está associado à infecção por um dos 15 tipos oncogênicos do HPV, o papiloma vírus humano. Outros fatores de risco são tabagismo, baixa ingestão de vitaminas, ter múltiplos parceiros sexuais, iniciação sexual precoce e uso de pílulas anticoncepcionais.
Estima-se uma redução de até 80% na mortalidade por este câncer a partir do rastreamento (realização do exame preventivo) em todas as mulheres entre 25 e 65 anos e o tratamento das lesões precursoras deste tipo de tumor. Para tanto é necessário garantir a organização, a integralidade e a qualidade do programa de rastreamento, bem como do tratamento das pacientes.


Câncer de mama : O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos nesse grupo. No Brasil, são esperados 49.400 novos casos em 2010, com risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.
Embora seja considerado um câncer de bom prognóstico, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007). Isso porque na maioria dos casos a doença é diagnosticada tardiamente.
A quem o programa se destina, em relação ao câncer de colo do útero : Para impedir o avanço da doença no Brasil, o Programa Viva Mulher desenvolve ações dirigidas às mulheres na faixa etária de 25 a 59 anos, que incluem diagnóstico precoce (através de exame Papanicolaou e exames de confirmação diagnóstica) e tratamento necessário de acordo com cada caso.
A quem o programa se destina, em relação ao câncer de mama : Com intuito de detectar as lesões malignas da mama, o Viva Mulher prevê a realização do exame clínico das mamas (feito por médico ou profissional de saúde treinado) para mulheres de todas as faixas etárias. Para mulheres acima de 40 anos, esse exame deve ser realizado anualmente. Para aquelas entre 50 e 69 anos, recomenda-se a realização de uma mamografia a cada dois anos. Mulheres submetidas a esses exames devem ter acesso garantido aos demais procedimentos de investigação diagnóstica e de tratamento, quando necessário.

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO : CLIQUE AQUI E ACESSE AS INFORMAÇÕES



88 comentários:

O doce da Marivalda disse...

Gostaria de elogiar o Blog, e a qualidade dos conteúdos.
Necessitamos de informações como estas, também divido a opinião de que o ser humano deve ser respeitado acima de qualquer circunstãncia, não estamos aqui para fazer julgamentos, estamos aqui para viver e ser feliz!
Fiquem todos com DEUS!
Abraços,

Sérgio Salles

(http://odocedamarivalda.blogspot.com)

Alexandre disse...

Sérgio, obrigado pelo elogio, pela visita e tenha a certeza que continuarei tentando fazer deste espaço o mais util possivel. Quem sabe um dia entendamos que a vida é o mais importante e que cada um de nós tem a sua própria. Deste dia em diante será muito mais prazeiroso usufrir dela no nosso dia a dia.
Grande abraço,

Alexandre

Anônimo disse...

olá tudo bem? ouvi falar, que as reações podem surgir em meses ou demorar anos, se eu tivesse sido infectada em 2009, já teria sentido as reações? Pois em um ato de irresponsabilidade, tive relação desprotegida, e agora estou preocupada. Não sei se o cara com quem fiquei é portador, mas por estar sempre gripada nos ultimos meses, esou preocupada.
sei que não podemos diagnosticar sem ir a um médico,e fazer o exames devidos. Mas me ajude a entender esta situação, já que na internet na maioria das vezes encontramos algo somente confundir e nos enlouquercer mais ainda.
aguardo resposta
abrigada

Anônimo disse...

Boa tarde alexandre, tudo bem?
nossa como fiquei bem mais aliviada quando encontrei o seu site.
alexandre , me explique algo sobre as manchas(um dos sintomas do hiv. vi em um site que elas são como picadas de mosqioto.Pois a um ano e meio tive relação sem proteção com uma pessoa do sexo masculino e percebi que me apareceram umas pintinhas vermelhas no braço, como picada de inseto, uma nas costas e outra na mão, elas são como um pontinho de caneta. me preocupou muito ao ler este artigo e em seguida tive tosses secas nos ultimos meses sem parar.confesso que tô confusa e pertubada.
me explique algo sobre este assunto.

Alexandre disse...

Oi Anônima(1)...a primeira coisa que voce precisa fazer é IGNORAR O TAL OUVI DIZER, pois é exatamente ai que começam as preocupações sem fundamento.
NÃO HÁ como afirmar se uma pessoa foi ou não infectada por 'ouvi dizer', já que 'todos' nós apesar de termos organismos semelhantes, CADA UM REAGE DE FORMA DIFERENTE. Tanto é que existem pessoas que são contaminadas e nunca apresentam sintomas, outras apresentam logo no início, outras levam anos para apresentar, e assim por diante...NÃO HÁ UMA REGRA.
Como você mesma disse, NÃO EXISTE NENHUMA POSSIBILIDADE de diagnosticar a infecção pelo Hiv por sintomas, até porque os mesmos não são específicos e são semelhantes a muitas outras doenças, como GRIPE, PNEUMONIA, DENGUE, ETC. Inclusive os tão famosos sintomas da fase aguda também NÃO SÃO UMA REGRA, pois algumas pessoas os sentem outras não...como exemplo vivo e sem ouvi dizer...EU NUNCA PASSEI PELA TAL FASE.
Veja a sua situação...aconteceu em 2009, então para que ficar enlouquecendo e se confundindo na net, se você pode resolver sua dúvida em minutos?
Como?
Basta você ir em um CTA da sua cidade e realizar o teste rápido que lhe dará uma resposta no máximo em 30 minutos...E VOCE COLOCA UM PONTO FINAL NA SUA AUTO-TORTURA.
Não é simples?
Só finalizando...TUDO não passa de 'suposição' não é mesmo? Tudo bem que voce transou sem proteção, MAS O QUE PODE LHE AFIRMAR QUE O RAPAZ TINHA ALGO 01 ANOS ATRÁS?
NADA, certo?
Então minha amiga, aceite minha sugestão e faça o teste e nem venha me dizer que tem medo...ora, ora, TODOS NÓS temos medo, mas muitas vezes esse medo não tem razão de ser, e se não corrermos atrás para esclarecer as causas desse medo, nunca nos livramos dele...

Abraços

--------------------------------

Anônima 2, leia o que respondi acima para a outra anônima, que praticamente a situação é a mesma.
Acrescento ainda que você nem tem idéia de como são os tais 'rashs' causados pela infecção do Hiv. Garanto que se você as tivesse, certamente saberia diferenciar de uma 'alergia comum', pois a dor, a coceira e o mal estar 'derrubam' a pessoa, e se 'espalham pelo corpo todo', portanto não se apegue a esses 'supostos' sintomas que você relata, porque os mesmo NÃO SÃO PROVAS QUE VOCÊ TEM HIV.
Faço a mesma sugestão à você, que fiz a anônima acima, pois dessa forma ambas acabam de uma vez com as 'especulações', ok.

Anônimo disse...

ola alexandre, boa noite, por favor o que voc diria a um homem que teve varias situações de risco antes de junho de 2008 e desde agosto de 2008 ate maio de 2010, ja fez mais de 30 exames, mas se coloca naqueles 0,1% de que seja um daqueles que possui o hiv do tipo "O" raro e por sentir sintomas, não consegue se libertar dos sintomas e vem sofrendo com isso, que Deus o abençoe assinado sofredor anonimo

Alexandre disse...

Boa noite anônimo, eu diria que voce não é um acaso raro, mas SE SENTE UM CASO RARO, pois com 30 testes negativos em mais de 2 anos, com toda a certeza AFIRMADA E COMPROVADA CIENTIFICAMENTE, VOCÊ NÃO TEM HIV.
Lhe diria também que seu caso nem mais poderia ser considerado como raro, pois todo esse tempo decorrido e mesmo que houvesse algo que pudesse interferir nos testes, já não mais teriam como interferir.
Lhe diria que o HIV NÃO É A ÚNICA DOENÇA/VÍRUS que se contrai sexualmente e que existem outras doenças tão ou mais graves que o próprio HIV, que também causam sintomas terríveis, e se não tratadas podem levar a morte.
Lhe diria que voce esgotou todas as chances de diagnosticar o HIV e lhe faria uma pergunta :
Voce procurou médico ou médicos para investigar as outras várias doenças que poderiam estar lhe acometendo, ou para você elas não existem, só o HIV/AIDS?
Para finalizar, aqui em Santos onde faço meu tratamento, existe uma pessoa que a 7 anos e de 3 em 3 meses faz testes de hiv. NUNCA HOUVE SEQUER UM RESULTADO QUE NÃO FOSSE NEGATIVO, porém essa pessoa se transformou num farrapo humano com várias doenças visíveis a olho nu, mas recusa-se a tratá-las, pois ela somente quer que seja tratado o HIV/AIDS IMAGINÁRIO QUE SÓ EXISTE NA SUA MENTE.
Com toda a certeza essa pessoa sofre de uma grave doença psiquiatrica que também se recusa a tratar...E VOCE?
POR QUE INSISTE NO HIV?
Talvez no seu íntimo voce saiba por que quer tanto ser diagnosticado como portador do HIV...para se AUTO PUNIR?
Caso voce já tenha investigado a causa dos seu sintomas em outras doenças, se é que eles existam concretamente, e nada foi constatado PELA MEDICINA, então também já passou da hora de voce procurar ajuda psicológica, a fim de LOCALIZAR EM VOCE MESMO, A RAZÃO DESSA AUTO TORTURA E AUTO PUNIÇÃO.
Como 'leigo', este é o meu limite de opinião e espero sinceramente que voce SE ENCONTRE.

Abraços.

Gustavo disse...

Olá Alexandre! Meu nome é Gustavo, sou gaúcho e primeiramente gostaria de te parabenizar pela teu excelente trabalho! És um exemplo de fibra e determinação. Bom, minha situação é a seguinte: tive uma relação de sexo oral onde fui passivo e de lá pra cá tive vários sintomas (faringite, dor no corpo, manchas, etc). Fiz um exame aos 45 dias da relação pra hiv, hepatite c e outras dst´s que deram todos negativos. O anti-hiv foi de quarta geração (eletroquimioluminescência-roche)cujo resultado foi 0,37 (reagente >1,0) e o de hepatite c (imunocromatográfico - não reagente). Mesmo com os resultados negativos, estou bem encucado pois sei que se há uma co-infecção hiv-hcv há um atraso na produção de ambos os anticorpos. Minha pergunta é: fazendo o hiv de quarta geração que detecta antígeno e anticorpos aos 45 dias da relação, mesmo que eu tivesse uma atraso nos anticorpos o antígeno seria acusado? Estou bem preoupado, emagreci, meu rosto afinou, sinto coceiras intensas a noite e pontadas como se fossem formigamentos nos pés quando fico parado, até a minha pele parace que tá amarela. To até pensando em fazer um exame de PCR pras duas doenças tamanha é minha preocupação! Achas necessário?
Um grande abraço e continua sempre com essa força e determinação.
Gustavo

Alexandre disse...

Olá Gustavo e obrigado.
Para começar VOCÊ NÃO CORREU RISCO DE CONTAMINAÇÃO PELO HIV "SE A SUA RELAÇÃO DE RISCO FOI SEXO ORAL PASSIVO, OU SEJA, FIZERAM EM VOCÊ".
Isso está CIENTIFICAMENTE COMPROVADO pelos testes NEGATIVOS para o HIV e também comprovado pelos testes/exames para outras DST.
Na realidade a pessoa que fez o oral em voce foi quem correu algum risco, pois entrou em contato direto com todos os fluidos.
Voce está se apegando ao que leu sobre CO-INFECÇÃO HIV/HEPATITE C, porém certamente está confundindo as coisas e é isso que está 'alimentando' a sua preocupação que já deveria ter acabado diante DOS FATOS CONSTATADOS PELOS TESTES/EXAMES...TODOS NEGATIVOS.
Para haver uma "CO-INFECÇÃO", o nome já diz tudo "CO"= DUAS OU MAIS DOENÇAS JUNTAS......porém voce NÃO TEM NENHUMA!
Se voce quiser fazer um PCR, é um direito seu, mas eu sugiro que voce se consulte com um bom urologista, relate seu caso E OUÇA DELE tudo o que voce precisa ouvir(e não ler na net)para desencanar de vez.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Alexandre, bem,... eu sou o sofredor anonimo de dois anos,.. e o que posso lhe dizer é.. MUITO OBRIGADO, eu precisava ouvir isso, vc tem razão sim... depois de muito refletir, vou buscar ajuda psicologica, obrigado de coração, são colocações que só temos assim, graças a Deus existem portas, pois infelizmente ainda não da para abrir a alguem do lado e nem sempre a médicos, pois nenhum deles foi direto como voce, Deus o ajude e parabens pelo trabalho.

Alexandre disse...

Obrigado anônimo, desejo que voce reencontre a sua paz novamente.

Abraços

Anônimo disse...

Alexandre Parabéns pelo trabalho! Andei lendo aguns posts em busca de uma resposta para o meu problema e acabei por ter uma duvida. Referentes ao tipo do exame e valores de referência.
Ex: valor de referência menor que 1 ou maior que 1 isso foi o que encontrei nos posts.
No exame que fiz com 45 dias esses valores são diferentes>
RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA

NÃO REAGENTE (NEGATIVO) Não Reagente : Inferior a 1,0
Índice: 0,08 Indeterminado: De 1,0 a 7,0
Reagente : Superior a 7,0

Esse exame eu fiz por ter passado por uma situação de risco.

Alexandre disse...

Anônimo, obrigado. Esse é o 'grande' problema, ou seja, a maioria continua insistindo em 'se ligar' nos tais valores de referência QUANDO O QUE IMPORTA MESMO É O RESULTADO NEGATIVO/POSITIVO - NÃO REAGENTE/REAGENTE!

Como já citei, cada tipo de teste tem sua referência/índice/limite/cut off, este que você fez está bem claro e simples de entender e é só você deixar de lado a influência da 'net' e ler com atenção :

NÃO REAGENTE = INFERIOR A 1.0
INDETERMINADO= ACIMA DE 1.0 ATÉ 7.0
REAGENTE = ACIMA DE 7.0

O SEU ÍNDICE = 0.08 = PORTANTO MUITOOOOOO ABAIXO DE TODOS OS LIMITES/ÍNDICES/CUT OFF/REFERÊNCIA, QUE SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO TEM HIV = NÃO REAGENTE/NEGATIVO, COMO ESTÁ EXPLÍCITO NO LAUDO!

Desencane.

Luiz disse...

Meu Deus depois de colocar minha mensagem em seu Blog (valores de referência) Percebi uma uma coisa. Cara, poucas são as pessoas que perguntam como você esta, como vai sua vida e esse tipo de coisa! A maioria (como eu) sempre preocupada com seus propios problemas!!! Cara quero que você seja muito feliz e que seu dia seja repleto de coisas boas. Prazer, eu sou o Luiz!!!

Alexandre disse...

Obrigado Luiz, estou sempre na luta diariamente, firme e forte.

Abração!

Anônimo disse...

Alexandre, fiz exames após 65 dias da exposição por sexo oral sem preservativo. Os resultados foram os seguintes: Anti HIV 1/2 - 0,04 ou seja, inferior a 1,00, portanto, não ragente. Posso ficar tranquilo, apesar de ter esse percentual de anticorpos? Como esses 0,04 apareceram em meu organismo? Abraço! Parabéns por continuar mantendo esse importantíssimo blog!!!

Alexandre disse...

Anônimo, o resultado do seu teste, após 65 dias da ULTIMA relação sem proteção é totalmente confiável PARA O HIV, 'se você não teve novas relações desprotegidas nesse período'.

Esse índice de 0.04 não é percentual de anticorpos, entenda:

Cada tipo de teste/exame tem sua referência/índice/limite/cut off.
É isso que significa esse 0.04 (índice/referência/cut off).
Todos os testes e exames os utilizam para definir se UM TESTE/EXAME É NEGATIVO OU POSITIVO.

Geralmente os laudos mais completos tem a seguinte informação :

NÃO REAGENTE = INFERIOR A 1.0
INDETERMINADO = ACIMA DE 1.0 ATÉ 7.0
REAGENTE = ACIMA DE 7.0

O SEU ÍNDICE = 0.04 = PORTANTO MUITOOOOOO ABAIXO DE TODOS OS LIMITES/ÍNDICES/CUT OFF/REFERÊNCIA, QUE SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO TEM HIV = NÃO REAGENTE/NEGATIVO!

Abraços

Anônimo disse...

anônimo br, em primeiro lugar quero lhe dizer que o seu trabalho é muito louvável,e também de extrema importância para a população,e cara você é um guerreiro. aminha situação é que à aproximadamente 3 anos e três meses eu me excedi um pouco na bebida e junto com alguns coleguas fomos a uma casa de prostituição onde , fiquei com uma garota e ela fez sexo oral em mim sem preservativo,depois fizemos sexo com preservativo, até aí tudo bem, nodia seguinte foi que veio meu desespero,pois na minha mente eu poderia ter pego qualquer doença, no meu desespero acabei fazendo um exame apenas uma semana depois, e deu negativo é obvio com sete dias apenas,então nõa repeti esse teste depois,convivi com esse fantasma até hoje, agora passei por outra situação em que me encontro outra vez com medo , o que aconteceu foi que desta vez acabei mais uma vez me excedendo na bebida e acabei ficando com uma garota, só rolou beijos , vários beijos, mais não passou disso,infelizmente surgiu um boato de que essa garota era soropositivo, quando eu soube disso entri em desespero ,como ainda estou,passados mais ou menos quarenta e cinco dias tomei coragem e fiz o exame anti-hiv em um labórat´rio particular , no qual eu não sei de que geração é esse exame , mais sei que o método utilizado foi o emunoenzimático para detecção de anticorposcontra os vírus da imunodefici~encia humana(hiv-I e hiv-II)onde o resultado foi 0,09 ,negativo e hiv, foi o metodo imunoensaio sobre suporte sólido , onde deu negativo também. por favor me tira essa dúvida, e desde já fico muito agradecido.

Alexandre disse...

Vou ser muito franco com voce. O seu 'real' problema é meramente psicológico e falta de informação.
Sugiro que voce se informe melhor a respeito da transmissão do hiv/dst em locais ou com profissionais especialilizados, para ouvir deles QUE BEIJO NÃO TRANSMITE HIV!
Esse 'fantasma' somente sairá da sua 'mente' quando voce perceber o quanto está exagerando e sofrendo POR NADA, pois a continuar assim toda vez que voce ficar ou beijar alguém entrará em paranóia.

Anônimo disse...

alexandre eu não sei se ja chegou meu outro comentário, mais eu te peço por favor se vc souber ,pra me esclarecer mais sobre o beijo, pois na net tem muita informação que confunde a gente , como no meu caso foram beijos de lingua, cara o meu desespero é porque sou casado e tenho dois filhos e estou longe de casa à serviço entendeu, e outra coisa , vc sabe qual o exame que os laboratórios particulares usam se é o de terceira ou quarta geração, pois como eu te falei eu fiz um a cerca de mais ou menos 45 dias e deu negativo para anticorpos e hiv, mais uma vez meu muito obrigado

Alexandre disse...

Tanto o seu comentário como a minha resposta estão acima desse ultimo que voce enviou.
Só reforçando...BEIJO NÃO TRANSMITE HIV E NENHUM SITE HONESTO E SÉRIO AFIRMA O CONTRÁRIO.
Geralmente laboratórios particulares fazem o teste de 4ª geração, mas para saber a do seu teste, entre em contato com o lab. onde o realizou.
"SE O SEU SUPOSTO RISCO FOI SOMENTE BEIJO, VOCE ESTÁ EM DESESPERO POR ABSOLUTAMENTE NADA!

Anônimo disse...

Sr. Alexandre. Meu pênis não penetrou a vagina de minha parceira. Apenas tocou na parte externa dela. Fiz um de 3 geração depois de 27 dias do ocorrido e outro 41 dias depois do ocorrido. Ambos Negativos. Será que dá pra confiar?
Obrigado.

Orlando CAtanduva.

Alexandre disse...

Orlando, se não houve penetração, não houve contaminação pelo HIV, inclusive comprovado pelos testes TODOS NEGATIVOS.

Anônimo disse...

Sr. Alexandre, então, o Sr., pelos seus conhecimentos, acha que não há necessidade de mais um teste de 3 geração? Depois de um com 41 dias.

Orlando CAtanduva.

Alexandre disse...

Sr. Orlando, como SEMPRE DEIXO CLARO AQUI EU SOU "LEIGO", portanto as minhas convicções e opiniões "JAMAIS, NUNCA", DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO E COMPARADAS ÀS PALAVRAS DA CIÊNCIA E DA MEDICINA!
Entre em contato com um "MÉDICO ESPECIALISTA" e obtenha dele a resposta CORRETA E CONFIÁVEL que você está procurando!

Anônimo disse...

Boa tarde...

TInha escrito uma pergunta anterior, mas parece que deu erro...

Então..
fiz um teste com 33dias e 49dias após o contato de risco... deu negativo.

Nesse período tive relações com uma garota, minha ex-namorada, que com certeza é hiv negativo.. as minha duvidas são.. ter tido essas relações interferem nos resultados mesmo ela sendo negativo??

Alexandre disse...

Boa tarde, "SE COM CERTEZA ABSOLUTA A MOÇA NÃO É PORTADORA DE HIV", não houve interferência no resultado do teste!

Anônimo disse...

Olá Alexandre como está ? Por favor me diga tive um contato de rsico sexo oral que fizeram em mim, um mês depois tive herpes genital, nunca tinha tido.Bom fiz um Elisa quarta geração com 45 dias, com resultado NEGATIVO.Pergunto qual a chance de erro, se peguei herpes posso ter pego o HIV junto? Estou muito preocupado, obrigado
Adriano

Alexandre disse...

Olá Adriano, estou na luta diária. obrigado por perguntar.
"SE" somente fizeram sexo oral em voce sem camisinha, nessa relação voce somente se infectou pela herpes e deve ser diagnosticada, monitorada e tratada por um médico.
O teste de 4ª geração lhe responde a sua dúvida, ou seja, você não se infectou por HIV "NESSA SITUAÇÃO RELATADA".

Anônimo disse...

Obrigado Alexandre e que Deus lhe de mais força, amor e carinho pois vc merece.
Então a chance da falso negativo é quase 0?
Brigado
Adriano

Alexandre disse...

Adriano, um teste de 4ª geração após 45 dias não tem como apresentar um resultado falso negativo..."A NÃO SER QUE DURANTE A JANELA VOCE TENHA TRANSADO NOVAMENTE SEM CAMISINHA COM UMA PESSOA COMPROVADAMENTE PORTADORA DO HIV".

Abraços

Anônimo disse...

Obrigado, Sr. Alexandre.
Já tinhamos nos falado pelo e-mail. Vou procurar um especialista.
Só queria uma opinião.


Orlando Catanduva.

Anônimo disse...

Alexandre,

Como está os teste de 3 geração hoje? Fiz um de 41 dias e deu negativo. Será qeu vou ter que fazer outro ainda. Ele deu negativo.

Abraços.

Alexandre disse...

"TODOS" os testes de HIV ATUAIS são altamente seguros e confiáveis independente de geração.
A pergunta que lhe faço é:

VOCÊ ESTÁ CONVENCIDO QUE NÃO TEM HIV?

1-Se estiver, siga com sua vida!

2-Se não estiver faça outro para se convencer e seguir sua vida!

Abraços

Anônimo disse...

Quando o Sr. diz qeu todos são confiaveis e qeu com esse tempo de 40 dias já dá pra ter alguma respotsta?

Alexandre disse...

Entenda bem..."EU" confio totalmente num resultado após 40 dias, desde que a pessoa nesse período ou seja DURANTE TODOS OS 40 DIAS "NÃO" tenha transado novamente sem camisinha.
Mas como disse "EU" confiar é uma coisa, mas o que importa é "VOCÊ" estar convencido e confiante.

Anônimo disse...

Ta certo. Torço pra que vc esteja certo. Mas é muito com´plicado pra quem não passou por isso.

Brigado.

Anônimo disse...

Olá Alexandre! Tudo bem?
Sou o Adriano, por favor o que significa gp 41
p24
gp 36
Essas siglas aparecem no exame pode me dizer o que cada uma significa?
Obrigado

Alexandre disse...

Adriano, 'todas' são de maneira resumida, 'proteínas encontradas no vírus HIV'.

Anônimo disse...

OI Alexandre, tudo bem?
Olha, so para te deixar um oizinho e te dizer que acho o teu trabalho muito, mas muito legal!
Menino, você é lindo, tem um coraçao de ouro...
E obrigada por todas estas informaçoes maravilhosas que tens dado a todos nós leigos...
Mas a prevençao é o melhor remédio para nao estarmos doentes. E a prevençao é camisinha... sou a moça que perguntou nesta semana sobre sexo oral...
Menino, que angustia, mas estou otimista e com 26 dias farei o teste. Mesmo hoje com uma dor de garganta.... deve ser o clima quente e o vai e vem de entrar e sair do ar condicionado calor...
Abraços e mais uma vez obrigada. Depois que passar tudo isso venho aqui te dizer, ok?
Fique bem caro Xande...

Alexandre disse...

Oi moça...obrigado pelas suas palavras e pela consideração e confiança.
E você está corretíssima...PREVENÇÃO SEMPRE...é principalmente nisso que eu insisto aqui no blog, pois 'quem deveria' fazer campanhas de prevenção TODOS OS DIAS, o faz apenas 1 vez por ano.
Mas apesar da simplicidade e insignificância desse blog, aqui pelo menos PREVENÇÃO É ASSUNTO PRINCIPAL E 24 HORAS POR DIA, como está sempre em evidência na primeira mensagem do início do mesmo.
Estarei aqui torcendo para que você se livre dessa preocupação.

Beijos no coração.

Anônimo disse...

olá alexandre,sou o eduardo , e tenho uma dúvida se vc puder me ajudar eu agradeço, fui pra uma balada onde fiquei com uma garota,onde rolaram vários beijos ardentes, mais não passou disso, depois um pessoa que conhece essa garota me falou que ela era soro-positivo , a minha pergunta é se ouvesse algumtipo de sangramento ou ferida na boca dela qual o risco de se contrair hiv , olha depois que eu soube desse fato eu fui a um laboratório praticular onde realizei um exame e o método realizado foi o emunoenzimático só não sei que geração é , com cerca de quarenta dias depois do contato de risco , onde deu negativ,esse tempo é suficiente ou não.

Alexandre disse...

Eduardo...curto e grosso, BEIJO NÃO TRANSMITE HIV E VOCÊ NÃO TEM HIV, inclusive porque O TESTE COMPROVA ESSE "FATO". O resto é fantasia.

Anônimo disse...

Olá Alexandre, sou o André, tudo bem com você?

Fiz um teste Elisa de 4º geração 50 dias após uma exposição de pouco risco (encostei o dedo na secreção de uma garota de programa, sem penetração). Deu negativo. Esse prazo de 50 dias é confiável para essa geração de exame? Estou preocupado pois depois de 90 dias da exposição, eu tive Candidiase peniana que é um possivel sintoma de baixa imunidade.

Obrigado e Abraço

Alexandre disse...

Oi André, tudo bem obrigado.
Com toda a sinceridade você nem mesmo correu risco 'nessa situação relatada', tanto que o seu teste é negativo e sendo de 4ª geração, definitivo para HIV.
Foi um médico que diagnosticou a candidíase?
Se foi, siga suas orientações para tratamento até que o mesmo lhe afirme que está curado.
Se não foi, consulte-se com um para um diagnóstico correto.

Abraços

Joao Carlos disse...

Caro Alexandre,

Tive uma situacao de risco e com 78 dias realizei um teste da marca BIORAD dois metodos(antigenos recombinantes e peptidos sinteticos para detectar anticorpos para o HIV). Ambos nao reagentes.Como tive varios sintomas,entre eles,regiao avermelhada no penis e pequenas bolhas nos labios e mucosa da boca e lingua esbraquicados procurei um urolugista, que receitou fluconazol e uma pomada, entretando, o problema da boca nao foi resolvido, fiz varios exames sendo detectada uma infecção urinaria por klebsiella sp, que estou tratando. Ai vem as duvidas

1- gostaria de saber se com esse tempo esse teste é confiavel.

2-se essa infeccao poderia ter inteferido no resultado.

Grato pela sua atencao, que DEUS continue te iluminando nessa sua missao.

Joao Carlos

Alexandre disse...

João, praticamente você mesmo já respondeu, pois você foi ao médico e o mesmo DIAGNOSTICOU infecção urinária, e se houvesse possibilidade dessa interferência(que não houve) o urologista lhe informaria.
Trate o 'real' problema que você tem até curá-lo, pois o teste já lhe comprovou que HIV você não tem.

Fernando disse...

ola Alexandre.Acabei de receber um teste HIV q eu fiz e o resultado foi, Não reagente.
No exame diz o seguinte HIV 1 e 2 -Anticorpos (Quimioluminescência) e o resultado foi Não reagente, então quer dizer que o exame deu negativo?
Fiz o exame entre 42 e 45 dias da pra confiar e gosaria de saber se com essas informações da de vc mim dizer se o teste é de 3geração ou 4quarta?
Desde de já sou muito grato a seu blog aprendi muitas coisas.

Alexandre disse...

Fernando, dê uma verificada no laudo do teste. Se no mesmo estiver escrito:

"Pesquisa simultânea de Antígeno p24 do HIV e Anticorpos do HIV-1 (grupos M e O) e HIV-2"

"Não reagente é igual a NEGATIVO"

É de 4ª geração. E mesmo que seja de 3ª geração, o resultado é altamente confiável após esse tempo.

Fernando disse...

Olhei no laudo e diz igual ao que vc descreveu. Mas uma vez muito obrigado.

Alexandre disse...

Abraços!!!

Belinha disse...

Boa tarde, Alexandre. Parabéns pelo blog e pelo seu belo trabalho... Sei que vc não é médico, porém, por ser um entendido no assunto, gostaria de uma opinião... Passei por uma situação de risco há 3 meses atrás, fiz um exame de 4 geração ontem e graças à Deus deu não reagente. Mas ainda estou preocupada pq ao ler um comentário aqui no seu blog, soube que doenças auto-imunes podem retardar o diagnóstico do hiv, e eu tenho hipotireoidismo, mas está controlado. O que faço agora, confio nesse exame de 3 meses ou espero mais tempo e faço outro:
E com relação a fase aguda, tb fica "mascarada" nesses casos:
Desde já, muito obrigada pela sua atenção.
Um forte abraço.

Alexandre disse...

Belinha, após 3 meses e negativo, o seu teste confirma e comprova que você não tem "HIV"(OPINIÃO DE LEIGO).
A fase aguda, "se ocorrer", não fica mascarada, ou seja, ou acontece ou não.
Sugiro que você procure um ginecologista para descartar as "outras dst" e para ouvir dele se você necessita de outro teste.

Peço que você leia com mais atenção os meus comentários, pois eu "nunca" uso essa palavra "retardar". Uso "sempre"..."PODE ACONTECER, PODE OCORRER, PODE INTERFERIR"

Abs.

CLAUDIO disse...

Uma curiosidade .

Anabolizantes podem interferir no teste de hiv ?? Tomei anabolizantes a 1 ano atras e fiz o exame a 15 dias e deu negativo , mas me bateu essa duvida.
Desde de ja agradeço !!!

Alexandre disse...

Claudio, anabolizantes não interferem!

Anônimo disse...

Oi Alexandre,boa tarde. Hoje eu fiz o teste rápido biomanguinho,e o resultado foi não regente para HIV.Eu gostaria de saber de quanto tempo é janela imunológica para esse teste ,a situação de rico foi há 43 dias.Voltarei a realizar o teste em 30 dias. MUITO OBRIGADA.

Alexandre disse...

Anônimo, 30 dias já dá um resultado confiável, "se durante a janela você não teve novas relações sem camisinha". Faça novo teste para "você" desencanar de vez que o resultado deverá ser o mesmo, e não se esqueça das outras DST.

aBS

Anônimo disse...

Alexandre, em primeiro lugar gostaria de lhe parabenizar pelo blog,que por sinal contem varias informações.

Gostaria de saber se para a realização do Elisa de 4 geração necessito de pedido médico.

Tive minha situação de risco em 06/09,qual exame seria melhor?Que me repassaria um resultado confiavel,Visando menos tempo e não importando condições financeiras?

Alexandre disse...

Anônimo, eu sempre sugiro que o ideal é consultar-se com um especialista e seguir suas orientações, inclusive e também para descartar as OUTRAS DST, sempre ignoradas. Porém em um laboratório particular você pode fazer o teste de hiv, e muitos não exigem encaminhamento...o que eu não aconselho.

Abs

Anônimo disse...

Alexandre , parabéns pelo magnifico trabalho de aconselhamento!
Espero me acalmar, a exemplo de várias pessoas que passaram por uma situação de risco, trocando uma idéia com vc.
Bem, há 19 dias tive uma relação de risco. A garota me afirma que não tem problemas de saude, mas sei lá... Não tem um comportamento dos mais confiáveis.

Como ocorreu:
Começamos a nos beijar, sem muita estravagancia. Ela me acariciou o penis e então tiramos a roupa. Não a toquei, então, nas mãos entendo que não tive contato com sua secreções.
Com penis NÃO TOTALMENTE ERETO (primeiro medo) colquei o preservativo , camisinha, parti então para penetração, por estar pouco ereto ate forçou um pouco a entrada. Consegui penetra-la forçando um pouco, o penis endureceu dentro da vagina. Depois de alguns minutos, como é nomal, gozamos. Relaxamos uns 10 minutos. Depois disso, com penis fora da vaina mas ainda com a camisinha, dependuada. Retirei depois a camisinha, e ela pediu para praticar sexo oral, fui passivo, recebi somente, mas SEM CAMISINHA (puts segundo grande medo de contrair hiv), por longo, longo periodo e com força. Ela curte muito essa pratica sexual . Bem, depois com penis mais ereto, coloquei nova camisinha e ela cavalgou, por cima. Gozamos em seguida. Esperamos mais alguns minutos e ai fui tomar banho, retirei a camisinha antes de me banhar e fiquei ainda preocupado coma agua escorrendo pelo corpo do penis, podendo haver restos de secreção do resto de minha genitalha que pudesse chegar ate a grande que havia sido chupada com força, talvez com fissuras. Bem, uma coisa que tb me preocupou, é que depois percebi que ela tinha uma lesão dentária, diz ela que de vez enquando ao escovar os dentes sai um pouquinho de sangue. Ai me apavorei de vez!!!

Bem, como vc pode ver , to bem encucado, neurozes me rondam todos os dias e ate eu fazer um exame de 30 dias, sei que não vou descansar
Colega, o que vc poderia dizer a respeito? Aguardo retorno
Abs e fique com Deus

Alexandre disse...

Anônimo, releia sua próprias palavras!

Nelas, NÃO há um fato REAL que comprove que você correu risco, inclusive porque e o mais importante de tudo, é que NÃO HÁ COMO SABER SE SUA COMPANHEIRA É PORTADORA DE ALGO, ASSIM COMO ELA NÃO SABE SE VOCÊ É PORTADOR DE ALGO!

E se levarmos em consideração as formas de contaminação REAIS para contaminação pelo HIV E PELAS OUTRAS DST, FOI ELA QUEM CORREU MAIS RISCOS!

Porém, só existe uma forma de você saber se tem algum problema causado por RELAÇÃO SEXUAL SEM CAMISINHA (o que nem é seu caso)...que é:

Procurar um especialista (urologista/infectologista), realizar TESTES E EXAMES DE HIV E DST, e aguardar o diagnóstico CORRETO FEITO PELO(A) ESPECIALISTA!

Abs

Anônimo disse...

Ok ALexandre! Sou o anonimo do ultimo comentário. De fato, não parece haver uma possibilidade real, ate mesmo, porqur nem se se minha parceira tem alguma DST. O psicológico, nos alucina e cria muitos fantasmas. Vou fazer os exames sim! Ah, por falar nisso, o de 4ª Geração, feito depois de 30 dias, tem seu resultado em quanto tempo?
Muito obrigado, parabéns pelo apoio a todos nós e fique com Deus!

Alexandre disse...

Anônimo, o tempo de resultado do teste vai depender do "laboratório onde você o realizar". Portanto quando você for realizá-lo peça/exija que lhe deem todas as informações que achar necessário!

Anônimo disse...

Alexandre, só mais uma coisa, e claro que perguntarei isso a meu urologista e no laboratório: Qdo. eu tinha 10 anos de idade tive hepatite A, bacteriana, me curei naquela e´poca e nunca mais tive problemas, na fase adulta tive hpv, não visivel e me tratei, e candidiase tb. Será que no teste 4 geração isso pode determinar falso positivo? fiquei com medo depois que vi algumas postagens nesse sentido. Mais uma vez obrigado (acho que com essa última pergunta, encerro minhas duvidas e paro de te perturbar) . Grande abraço!!!

Alexandre disse...

Não! Inclusive lembre-se que "nos casos onde o resultado do teste é positivo para hiv, imediatamente se faz o teste confirmatório para não haver dúvidas no diagnóstico".

Abs

Anônimo disse...

Prezado Alexandre, desculpe mas, a pergunta anterior não conseguiu ser a minha última, conforme mencionei (hehe!). è que me esqueci de perguntar sobre o sexo oral passivo eu recebendo e aquele probleminha que mencionei que a menina tinha, que de vez enquando,saia um sanguezinho de um dente com problema ao escovar! Será que esse sanguezinho se presente não tem carga viral suficiente? Ah! Elsa 4ª geração falso positivo é o mesmo que indefinido?
GRande abraço e espero que esas sejama as ultimas mesmo. Desculpe-me!!! Gran de abraço.

Alexandre disse...

Anônimo, a "minha visão de leigo" eu já lhe dei na 1ª resposta. Você NÃO está com mais dúvidas...você CRIA dúvidas a cada resposta, e isso só irá ter um fim quando aceitar a minha sugestão e procurar UM MÉDICO ESPECIALISTA, E CLARO, "ACREDITAR NO QUE O MESMO IRÁ LHE INFORMAR".

OS RESULTADOS DO TESTE DE HIV PODEM SER OS SEGUINTES:

1- POSITIVO = REAGENTE

2- NEGATIVO = NÃO REAGENTE

3-INDETERMINADO/INCONCLUSIVO/INDEFINIDO = É QUANDO O TESTE NÃO MOSTRA UM RESULTADO CONCRETO/CORRETO/DEFINITIVO. NESSE CASO É SOLICITADA NOVA COLETA DE SANGUE DA PESSOA TESTADA, PARA QUE SEJAM EFETUADAS NOVAS ANÁLISES, ATÉ QUE SE CHEGUE A UM RESULTADO QUE NÃO DEIXE NENHUMA DÚVIDA.

Enquanto você NÃO sair da net e consultar-se com um médico, NÃO vai se livrar das dúvidas.

Anônimo disse...

Ok Meu Amigo! Acabei marcando consulta para o próximo dia 27, com um urologista. Vou aproveitar e pedir exames gerais. Obrigado e grande abraço.

Anônimo disse...

Boa tarde Alexandre:

Meu nome é Carlos.Acompanho seu Blog com regularidade e sempre estou por aqui para sempre ler um pouco sobre suas orientações. Já fui orientado por você em outra ocasião e tenho confiança absoluta em suas ponderações seguras e éticas, ao extremo.

Tive uma relação de risco e 68 sessenta e oito) dias depois, resolvi ir ao laboratório, por conta própria,e solicitar exames sem passar por médico, por puro temor de o assunto tornar-se público.
Assinei um termo de responsabilidade e o sangue foi colhido e os exames realizados.


1. O HIV1 e HIV2- ANTICORPOS- método: imuno ensaio sobre suporte sólido- material-soro deu resultao NÃO REAGENTE.

Só estou preocupado, com base em sua inumeras respostas no Blog porque há uma nota seguinte: DEVIDO A POSSIBILIDADE DE REAÇÃO CRUZADA COM PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO PELO H1N1, SUGERE-SE REALIZAÇÃO DE EXAME DE HIV POR PCR QUANTITATIVO.

COM JANELA DE 68 DIAS O RESULTADO INFORMADO NÃO É CONFIÁVEL DIANTE DESSA NOTA?

Fiz também as hepatites. Qual a janela delas? com 68 dias, o resultado(negativos) são confiáveis?

O que mais me assutou entretanto ainda será relatado a seguir:

HERPES 1 E 2 IgG

Método: quimioluminescência
RESULTADO: 25,8

onde: maior de 1,1 - reagente.

Tenho uma lesão escamante, entre as nádegas, há mais de 1(um) ano e a dermatologista falou que era psoríase. Afora isso nunca tive lesões na boca nem outros lugares.

Minha grande duvida: A Herpes 1 e 2IgG- reagente é contagiosa? A qualquer tempo?

Já estou ficando paranóico, em ter que falar sobre isso com a esposa, pois seria o caos em casa.

Tenho dificuldade de ir a infectologista pois certamente ficariam sabendo disso,na família.

Por favor, preciso de orientação sobre o perigo de contágio pois já estou sem tocar na esposa há todo o tempo da janela obtida- 68 dias.

Agradeço-lhe de coração, a orientação de amigo experiente e vivido que venha a me dar nesses momentos de confusão mental e que passo.

Alexandre disse...

Carlos, as unicas resposta que vou lhe dar (para o seu próprio bem) são: A psoríase não é contagiosa, porém a herpes sim mesmo sem apresentar lesões e até durante o tratamento.

Suas outras perguntas DEVEM ser feitas a um(a) MÉDICO(A) ESPECIALISTA. Por isso você DEVE marcar uma consulta, relatar tudo sem omitir nada, levar todos os laudos de testes e exames que realizou, e ouvir as respostas e orientações corretas do(a) MÉDICO(A).

NÃO adianta e NEM RESOLVE ficar na net querendo que pessoas "leigas ou até médicos" respondam suas dúvidas e analisem seus testes/exames, porque ISSO SOMENTE É POSSÍVEL PESSOALMENTE NUMA CONSULTA "REAL" COM UM(A) ESPECIALISTA, que poderá VER E ANALISAR TUDO, repito...PESSOALMENTE PARA PODER LHE DAR AS RESPOSTAS CORRTETAS.

Anônimo disse...

Olá Amigo Alex,
Bem, sou o anônimo que lhe explicou o caso de risco (acho eu), e que ia ao medico, como comunicado, no dia 27 de outubro. Fui em 2 médicos, dia 08 retornei a um outro e pedi exames completos de DSTs. O primeiro na verdade nem quis propor e pediu pra mim não encanar, mas enfim...
O fato é que, depois de 34/35 dias, depois da situação de risco, realizei os exames. Para Hiv, imunofluorescencia e Antígeno P24, deu: NÃO REGENTE. Os demais exames de DSTs todos não reagentes!!
Sem demagogia, uma das primeiras pessoas a quem tive vontade de comunicar foi vc. Isso porque, ao longo desses dias, encontrei em vc e no seu blog, o apoio necessário para enfrentar essa dolorosa espera. Estou feliz e confiante! Mas, como todos acabam perguntam, também, lhe perguntarei: - Esse prazo já me basta? Estou muito confiante e relaxado, mas sua opinião como sempre fecharia definitivamente esse momento de superação e virada de página!
Abs.
Fique com Deus!

Alexandre disse...

Anônimo, a única resposta que posso lhe dar é a seguinte:

"TODOS" os seus testes e exames tiveram o resultado = NEGATIVO. "TODOS" os médicos que você se consultou, também já lhe deram as respostas e os diagnósticos!

Sinceramente, esse "basta" é uma decisão só sua, o qual passa por "acreditar e confiar ou não na CIÊNCIA E NA MEDICINA".

Abs

Anônimo disse...

olá! Gostaria primeiramente de parabenizar vc e seu blog que muito tenho lido.

Bom a minha história com uma possivel infecção com o virus do hiv ou DST começou no dia 01/10/2011 quando realizei sexo oral numa prostituta sem proteção. Depois desse dia entrei em depressão total pensando no que eu fiz não me protegendo. Mas então fui a luta procurei um infectologista, no primeiro instante investigamos meu passado, tudo negativo. Então realizei após 36 dias da data de risco um exame chamado hiv pcr qualitativo. Resultado Negativo. Vc acha que esse exame é 100% seguro? posso finalmente tirar esses pensamentos da minha cabeça? Muito obrigado

Alexandre disse...

Anônimo, você fez o que deveria ser feito, que foi procurar um especialista. Eu tenho certeza absoluta que o MÉDICO já lhe deu sua opinião especializada, inclusive lhe explicando sobre o exame pcr, o qual numa linguagem leia e ao pé da letra "identifica o próprio hiv".

VOCÊ TEVE TODOS OS RESULTADOS DE TESTES E EXAMES NEGATIVOS, portanto não adianta eu lhe dar uma opinião pessoal e de leigo, até porque você já sabe qual é, porque É VOCÊ QUEM DEVE E TEM DE ACREDITAR E CONFIAR NO SEU MÉDICO E NOS TESTES/EXAMES.

Abraços

Adriana disse...

Olá Alexandre, como está? Em primeiro lugar quero te dizer que, além de escrever bem, vc tem um estilo de humor que me agrada. Parabéns!
Minha dúvida é a seguinte: se o pênis, com líquido pré-seminal, encostar (sem penetração) na vagina, e supondo que o rapaz seja soro positivo, há necessidade de teste de hiv? Configura risco? (na sua opinião).Grata, Adriana.

Alexandre disse...

Adriana, minha opinião DE LEIGO:

Para que o HIV contamine outra pessoa "é necessário que exista a possibilidade do vírus entrar em contato com a corrente sanguínea desta pessoa", pois HIV NÃO é capaz de ultrapassar a PELE INTACTA. Portanto, "nesse caso que você relata", a infecção pelo HIV é praticamente nula. Porém as chances de contaminação POR OUTRAS DST são maiores, até porque algumas delas PODEM ser transmitidas pelo contato PELE X PELE (HPV, HERPES, por exemplo).

Como NÃO há como você saber, COM CERTEZA, se a pessoa é portadora do HIV E DE OUTRAS DST, é aconselhável que você procure um(a) especialista e realize (com seu monitoramento) OS TESTES E EXAMES para ter certeza absoluta que não houve contaminação.

Abs

Anônimo disse...

oi alexandre espero q possa me ajudarbem apos 11 dias da esposição de risco onde a camisinha furou e nao sei o tempo q mantive contato com a garota ate perceber, fizo o teste lembra ndo com 11 dias, como eu encontrei no seu site e vi tambem no site aidsmap "autoridades dao diferentes estimativas sobre a detecçao com os testes de 4º geração 11 dias,14 dias , 16 dias duas semanas e etc bem o teste deu negativo com 11 dias o exame foi anti hiv 1 e 2
sistema modular hiv ag/ab combi- roche nao reativo leitura 0.24
ponto de corte 0.90
imunoensaio de eletroquimioluminescencia para detecçao simultanea do antigeno p24 do hiv 1 e dos anticorpos contra hiv do grupo O e contra o hiv 2, bem alexandre desculpe o tamanho do texto, mas to mutio preocupado, inclusive minha esposa ja sabe e me da todo o apoio,nao conseguir suegurar a barra sozinho.

bem cara o q quero saber é ? esse exame é de 4º geração, e fazendo agora com 26 dias apos o fato o resultado poderia mudar. Muito obrigado cara tinha q contar pra mais alguem por favor responda

Alexandre disse...

Anônimo, sabe qual é a melhor maneira de você acabar de uma vez por todas com suas preocupações?

Veja bem, ao contrário da maioria você "dividiu" sua preocupação com sua esposa, portanto "guardadas as devidas proporções", essa atitude "facilita" esse momento de dúvidas, e na minha opinião "de leigo", eu acredito que o melhor a fazer é:

"AMBOS" marcarem consultas com especialistas (urologista/infectologista/ginecologista) para serem examinados "pessoalmente" e solicitarem que o(a) especialista realize testes e exames para detectar tanto o HIV COMO AS OUTRAS DST. Dessa forma "AMBOS" terão diagnósticos corretos para seguirem com suas vidas.

Anônimo disse...

olá alexandre, cara eu ñ aei como uma pessoa ne situação consegue dar tanta atenção e carinho, para todos os internautas q enviam email por causa de suas preocupações, as vezes me pergunto por q deus permite q pessoas de bem passem por essas situações,mas enfim véio deus lhe abençoe e ilumine e continue te dando saude para continuar nessa batalha, bem cara vc ñ deve se lembrar de mim pois tantas pessoas lhe enviam email, mas eu sou o rapaz q trabalha embarcado o jeferson e disse q com 11 dias tinha feito uma exame de 4 geração e deu negativo, bem com 26 dias repeti o exame equ tambem deu negativo no laboratorio perguntaram qnt tempo havia acontecido o fato o medico patologista q assina o laudo disse q com esse exame de 26 dias tava safo, ja era suficiente mas o medico urologista disse q p eu ficar mas tranquilo era prudente repetir outro com 3 meses depoisisso me deixa um pouco confuso, um diz uma coisa e o outro diz outra coisa, cara eu sei q vc ñ é médico mas com sua experiencia de vida, e com tantos relatos respondidos gostaria de saber o q vc acha disso, pois confio muita no resultado e em vc tam bém , descupe o tamnho do texto mas e q qeria dizer tudo direitinho, muito obrigado aguardo sua resposta xau

Alexandre disse...

Anônimo, Os MÉDICOS E OS TESTES DE HIV já lhe deram a resposta que você precisava. O 1º médico foi conclusivo e o 2º "cauteloso", portanto não há motivos para você ficar confuso, até porque o 2º apenas "sugeriu" que você repetisse "exatamente para que VOCÊ acredite definitivamente". Pois ao contrário do que você diz, caso realmente você ACREDITASSE, não estaria solicitando mais "palpites" porque OS FATOS REAIS JÁ SÃO DO SEU CONHECIMENTO!

CHARLES disse...

Prezado, Alexandre.
Muito interessante os esclarecimentos acerca do assunto abordado, o qual serve de grande valia para todos que se encontram em dúvida.
Eu nunca tinha feito teste de hiv. Então resolvi fazer após 13anos de vida sexual ativa com diferentes parceiros. Ao fazer um teste rápido(o qual seria o primeiro de um lote) constou positivo.Então, a enfermeira aplicou mais 2(rapidos) de diferentes modelos, os quais constaram negativos. Sendo assim, seria possivel valer o resultado final confirmando o segundo?

Alexandre disse...

Charles, quando o teste de HIV mostra um resultado POSITIVO, É OBRIGATÓRIO QUE SEJA REALIZADO O TESTE (CONVENCIONAL) "CONFIRMATÓRIO". Eu sugiro que você marque uma consulta com um INFECTOLOGISTA, relate o ocorrido sem omitir nada para receber uma resposta ESPECIALIZADA, assim como receber orientações corretas para que não fique dúvida alguma do diagnóstico.

Anônimo disse...

Olá Alexandre quero parabeniza-lo pela iniciativa. Creio que este blog tem ajudado milhares de pessoas. Estava com uma enorme dúvida, então fui atá ao CTA daqui da cidade e fiz o teste. Estou no aguardo do resultado que dura 30 dias. Porém tinha uma consulta marcada com a ginecologista dias depois, ela me pediu para eu fazer o teste de Herpes (IgG e IgM)como sou muito ansiosa resolvi fazer o teste de HIV também. Peguei os resultados nao entendi o resuldado de Herpes, mas o de HIV deu Não-Reagente. Tirei uma enorme peso da consciência até porque tinha 5 meses da relação de risco, mas de qualquer forma vou esperar os resultados do CTA. Posso confiar neste resultado?

Um grande Abraço.
Fica com Deus.

Alexandre disse...

Oi Anônima, é exatamente por isso que eu sempre peço para que as pessoas, "realizem e vejam os resultados dos seus teste e exames juntamente com um(a) médico(a)", pois dessa maneira não ficará nenhuma pergunta sem resposta e nenhuma dúvida a esclarecer. Leve seus exames/testes para a ginecologista e ouça a palavra ESPECIALIZADA, pois é nela que você deve e pode acreditar e confiar.

Abs

Anônimo disse...

Boa tarde, Alexandre.
Fiz um exame ontem, dia 29/01/2013, e deu não reativo. Mas fiquei preocupado porque tinha dado no exame que fiz em junho/2012, um índice de 0,15 e agora deu um índice de 0,28. E o ponto de corte é de 0,90.
Os últimos exames que fiz deram 0,19, 0,18, 0,15 e agora deu 0,28.
Meu namorado é soropositivo e me contou isso essa semana depois de 6 meses de namoro. Será que está aumentando de acordo com o contato que tenho com meu amor? Mas sempre transamos de camisinha.
Obrigado.

Alexandre disse...

Boa tarde. Com toda a certeza TODOS os seus teste de HIV tiveram como resultado...

NÃO REAGENTE!

Portanto é isso que importa!

Índices, pontos de corte, valores de referência são informações que somente são entendidas e para interpretação de ESPECIALISTAS.

Abs

Anônimo disse...

Boa tarde alexandre.
Eu acabei de receber o resultado do exame para HIV que fiz respeitando o tempo da janela imunológica (2 mês após correr o risco). Não me preocupo porque o resultado foi 0.13 não reagente. A minha duvida é: seria importante
Pedir para minha namorada fazer esse exame também? Já que tivemos alguns contatos sem preservativo.. E duas veces sexo anal (com
Preservativo).
Muito obrigado pelo seu trabalho, é de grande ajuda!
Abraços.

Alexandre disse...

Anônimo, esta sua "intenção" somente você pode e deve decidir, pois trata-se de um assunto "pessoal/particular", e eu não dou opiniões na vida pessoal, ok?

Abs