Usar camisinha não é a única forma de prevenir a infecção pelo HIV!

Hoje existem outras formas além do uso da camisinha, que ampliam e complementam as opções para prevenir a infecção pelo vírus HIV, são elas:

• Tratamento como prevenção (TASP, em inglês, ou TcP, em português);
 Profilaxia Pós-exposição (PEP);
 Profilaxia Pré-exposição (PrEP).

"Tratamento como prevenção (TASP - TcP)"

O uso de medicamentos antirretrovirais faz com que as pessoas vivendo com HIV/Aids alcancem a chamada carga viral indetectável. "Cientificamente já está comprovado que essas pessoas, que se tratam corretamente e que possuem carga viral indetectável, além de ganharem uma melhora significativa na qualidade de vida diminuem praticamente a zero a chance transmitir o vírus para oures pessoas".

"Profilaxia Pós-exposição (PEP)"

É um tratamento preventivo que utiliza a medicação antirretroviral que "qualquer pessoa pode realizar após situações em que exista o risco de contato com o vírus HIV'. A medicação age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo, "mas para que o tratamento funcione a pessoa tem de iniciar a profilaxia o mais rápido possível e no máximo em até 72 horas após o contato de risco". O tratamento é mais eficaz "quando iniciado nas duas primeiras horas após a exposição, e deve ser feito sempre sob orientação médica por 28 dias".

"Profilaxia Pré-exposição (PrEP)"

É a utilização da medicação antirretroviral por pessoas que não estão infectadas pelo HIV, mas se encontram em situação de elevado risco de infecção. "Com a medicação já circulante no sangue no momento do contato com o vírus, o HIV não consegue se estabelecer no organismo". A ciência também já comprovou que a PrEP é uma estratégia eficaz, "com mais de 90% de redução da transmissão do vírus". No Brasil, estudos estão sendo realizados mas a PrEP ainda não está disponível.

Onde encontrar os diferentes recursos de prevenção?

Preservativo/Camisinha: Tanto o masculino quanto o feminino são disponibilizados "gratuitamente" em toda rede pública de saúde. No caso em que a pessoa não encontre ou não saiba onde retirar o preservativo/camisinha, ela pode ligar para o Disque Saúde (136).

PEP: A profilaxia pode ser realizada em serviços de atendimento de emergência ou em Serviços de Atendimento Especializados (SAE). Busque e encontre o local onde a PEP está disponível, Clicando aqui.

"Assim como o preservativo/camisinha, todas essas alternativas podem e devem ser vistas, consideradas e utilizadas na prevenção DO HIV. Lembrando também que o preservativo/camisinha ainda é a forma mais fácil de evitar a contaminação/transmissão DO HIV E DAS OUTRAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS".


Fontes: Unaids - Ministério da Saúde

Nenhum comentário :

Postar um comentário