260 mil brasileiros sabem que têm HIV e não se tratam, 112 mil estão infectados e não sabem!


"O Ministério da Saúde informou que 260 mil pessoas sabem que estão infectadas pelo HIV no Brasil e não estão se tratando. Outras 112 mil têm o vírus e não sabem por não apresentarem os sintomas".

De acordo com a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Adele Benzaken, essas pessoas que sabem que estão infectadas e não recebem o tratamento estão, em maior parte, em negação com relação ao vírus. Ou seja, não aceitam que podem desenvolver a doença. "O jovem muitas vezes nega sua condição sorológica. Para ele é mais complicado aceitar do que para uma pessoa acima de 50 anos", disse Benzaken.

"Somando as duas estimativas, dos brasileiros que sabem e não sabem que estão com o vírus e não tomam o coquetel contra a Aids, temos 372 mil pessoas sem o tratamento contra o HIV".

No total, o Governo Federal fez uma estimativa que 827 mil pessoas estejam vivendo com a doença no país. Destas, 715 mil já foram diagnosticadas e 455 mil estão em tratamento. Em 2015, foram realizados 8,5 milhões de testes de HIV no Brasil.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário :

Postar um comentário