"Documentário retrata os desafios e a difícil realidade da resposta à epidemia de HIV/AIDS no Norte do Brasil"


O Plano Integrado da ONU de apoio à resposta à epidemia de AIDS no Amazonas, conhecido como Amazonaids, lançou no dia 17 de novembro de 2016, em Tabatinga (AM), o documentário AmazonAids - Na Fronteira de uma Epidemia. O filme é fruto de uma parceria entre o UNAIDS e a rede de produção de conteúdo Eder Content. O documentário tem o objetivo de retratar a difícil realidade da resposta ao HIV no Norte do Brasil.

Além da parceria entre UNAIDS e Eder Content, a realização do filme contou também com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), bem como do Grupo Gestor do Amazonaids, o que inclui parceiros dos governos federal, estadual e municipais, sociedade civil e populações locais que contribuíram e contribuem para a resposta à epidemia na região.

Filmado em agosto de 2015, o documentário tem como pano de fundo a história de Maria Paula, mulher trans peruana de 31 anos, que cruza a fronteira para buscar atendimento e tratamento antirretroviral no lado brasileiro. Assim como ela, cerca de 10% das pessoas que buscam tratamento em Tabatinga são colombianos ou peruanos, segundo dados da Secretaria de Saúde do município.

Através de sua história de superação, desde o drama vivido no momento do diagnóstico até suas expectativas para o futuro com a adesão ao tratamento, o filme traz o relato de pessoas diretamente envolvidas na resposta à epidemia de AIDS nessa região de fronteira e retrata os desafios e lições aprendidas ao longo de quase uma década.

Nenhum comentário :

Postar um comentário