"DOLUTEGRAVIR: MS ATUALIZA INFORMAÇÕES SOBRE INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES DO DOLUTEGRAVIR NO TRATAMENTO DO HIV/AIDS NO BRASIL"


O Ministério da Saúde, através do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais, emitiu uma nota informativa complementar de nº 019/2017, em 09/03/2017, atualizando e complementando as informações da nota informativa nº 07 de 07/02/2017 sobre os esquemas antirretrovirais que utilizam os medicamentos DOLUTEGRAVIR (DTG) e DARUNAVIR(DRV), "inclusive, incluindo as contra-indicações do antirretroviral DOLUTEGRAVIR". Leia a seguir:

2- Nas pessoas vivendo com HIV/AIDS que usam: "Fenitoína, Fenobarbital e Oxicarbamazepina a utilização do Dolutegravir está contra-indicada".

3- Medicamentos e suplementos que interagem com o Dolutegravir:

a- DOFETILIDA: Utilizada no tratamento de algumas condições cardíacas como fibrilação atrial: "Está contra-indicado o uso do Dolutegravir".

b- METFORMINA: Utilizado no tratamento do diabetes: "Ajustar a dose do metformina e realizar acompanhamento clínico e glicêmico se necessário".

c- ANTIÁCIDOS: Utilizados para o tratamento sintomático da indigestão e azia: "Devem ser ingeridos 6 (seis) horas antes ou 2 (duas) depois da tomada do Dolutegravir".

d- SUPLEMENTOS ALIMENTARES QUE CONTÉM CÁLCIO OU FERRO: "Devem ser ingeridos 2 (duas) horas antes ou 6 (seis) horas depois da tomada do Dolutegravir. Caso o Dolutegravir seja ingerido com alimentos os suplementos também podem ser ingeridos ao mesmo tempo".

4- As pessoas que vivem com HIV/AIDS que usam o Raltegravir (que não sejam gestantes, crianças e co-infectadas pela Tuberculose e HIV (TB-HIV): "Deverão ter este medicamento substituído pelo Dolutegravir 50 mg 1 (uma) vez ao dia), até a data limite de 30/04/2017, mediante prescrição médica com apresentação do formulário de antirretrovirais".

5- Para aquelas pessoas com resistência comprovada ao Raltegravir: "O Dolutegravir está indicado na dose 50 mg VO 2 (duas) vezes ao dia".

6- A combinação Tipranavir/Ritonavir diminui a concentração do Dolutegravir: "A dose indicada é de 50 mg 2(duas) vezes ao dia quando há coadministração de Tipranavir/Ritonavir"

7- A Etravirina diminui a concentração plasmática do Dolutegravir, o que pode causar perda da resposta virológica e possível resistência ao Dolutegravir: "Só é permitido esta combinação se no esquema estiverem presentes o Darunavir/Ritonavir ou Atazanavir/Ritonavir".

8- O Efavirenz diminui a concentração plasmática do Dolutegravir. "A dose recomendada é de 50 mg 2 (duas) vezes ao dia quando há coadministração de Efavirenz".

9- Para aquelas pessoas que estão em uso do Raltegravir devido a co-infecção por Tuberculose: "A dose de Raltegravir deve ser de 400 mg VO 2 (duas) vezes ao dia".

2 comentários :

  1. Consultei ontem e a médica fez a troca do Raltegravir pelo Dolutegravir. Eu não sou resistente ao Raltegravir e ela receitou tomar 2 comprimidos do Dolutegravir ao dia. Pelo que eu li é pra usar 1 ao dia. Alguém pode me orientar? Agradeço! !!

    ResponderExcluir
  2. Somente a sua médica pode lhe dar a orientação correta de como tomar, portanto siga suas orientações.

    ResponderExcluir